Olá! Eu costumo utilizar com relativa frequência peças não LEGO nos meus MOCs. Uma vez que muitos têm dado a sua opinião sobre a minha decisão nos meus tópicos, pensei que esse assunto até é interessante para uma discussão.
Para começar,
o que são peças não LEGO? São peças clone que não são fabricadas pela LEGO, no entanto são compatíveis com as verdadeiras.
Eu usei peças não LEGO em muitos dos meus MOCs. Dois exemplos:
-> No meu Dodge Charger "Abelha", as luzes traseiras são peças não LEGO

-> A plate 2x4 studless do meu micro-ondas é também uma peça não LEGO

Como comprovo nas fotos acima, as peças clone são compatíveis com as LEGO verdadeiras, e quase que passam despercebidas (se bem me lembro, se não fosse eu a dizer agora que as luzes do "Abelha" são não LEGO, ninguém teria descoberto

)
Na minha opinião, estes são os aspetos positivos e negativos das peças não LEGO:
Aspetos positivos:
- A maioria das peças clone são compatíveis com as peças LEGO verdadeiras;
- O preço médio por peça das peças clone costuma ser muito mais reduzido que as da LEGO orginal, desta forma é possível arranjar peças a um preço inferior;
- Por vezes existem peças clone com cores e/ou formas que a LEGO nunca produziu (eu tinha a plate 2x4 studless branca muito tempo antes de a LEGO a fabricar), permitindo assim desenvolver novas técnicas de construção.
Aspetos negativos:
- As peças não LEGO têm uma qualidade muito inferior ao LEGO original (as peças soltam-se com mais facilidade, é frequente serem defeituosas, etc.)
- Estas marcas clone frequentemente imitam os sets LEGO originais, ao comprar LEGO clone estamos a "incentivar" que mais falsificações sejam vendidas.
No meu caso, só compro LEGO clone se gostar muito do modelo/ o set tiver peças que me agradem muito, e se o preço não for superior a 3 euros.
[Edit] Adicionei sondagem, podem usar-se dois votos por utilizador para responder às opções que entenderem mais adaptadas a cada um.