image/svg+xml

Autor Tópico: [Sondagem] Peças não LEGO: A favor ou contra?  (Lida 5043 vezes)

King Andy

• ....
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
[Sondagem] Peças não LEGO: A favor ou contra?
« em: 16 de Novembro de 2012, 12:06:25 »
Olá! Eu costumo utilizar com relativa frequência peças não LEGO nos meus MOCs. Uma vez que muitos têm dado a sua opinião sobre a minha decisão nos meus tópicos, pensei que esse assunto até é interessante para uma discussão.

Para começar, o que são peças não LEGO? São peças clone que não são fabricadas pela LEGO, no entanto são compatíveis com as verdadeiras.

Eu usei peças não LEGO em muitos dos meus MOCs. Dois exemplos:

-> No meu Dodge Charger "Abelha", as luzes traseiras são peças não LEGO

-> A plate 2x4 studless do meu micro-ondas é também uma peça não LEGO

Como comprovo nas fotos acima, as peças clone são compatíveis com as LEGO verdadeiras, e quase que passam despercebidas (se bem me lembro, se não fosse eu a dizer agora que as luzes do "Abelha" são não LEGO, ninguém teria descoberto  :))

Na minha opinião, estes são os aspetos positivos e negativos das peças não LEGO:

Aspetos positivos:

• A maioria das peças clone são compatíveis com as peças LEGO verdadeiras;
  • O preço médio por peça das peças clone costuma ser muito mais reduzido que as da LEGO orginal, desta forma é possível arranjar peças a um preço inferior;
  • Por vezes existem peças clone com cores e/ou formas que a LEGO nunca produziu (eu tinha a plate 2x4 studless branca muito tempo antes de a LEGO a fabricar), permitindo assim desenvolver novas técnicas de construção.

Aspetos negativos:

• As peças não LEGO têm uma qualidade muito inferior ao LEGO original (as peças soltam-se com mais facilidade, é frequente serem defeituosas, etc.)
  • Estas marcas clone frequentemente imitam os sets LEGO originais, ao comprar LEGO clone estamos a "incentivar" que mais falsificações sejam vendidas.

No meu caso, só compro LEGO clone se gostar muito do modelo/ o set tiver peças que me agradem muito, e se o preço não for superior a 3 euros.

[Edit] Adicionei sondagem, podem usar-se dois votos por utilizador para responder às opções que entenderem mais adaptadas a cada um.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2012, 12:35:47 por hugosantos »

Miguel Oliveira

• ....
Re: [Sondagem] Peças não LEGO: A favor ou contra?
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2012, 13:08:48 »
respondi com a ultima hipótese, porque realmente o que compro é LEGO e não me estou a ver a comprar outra marca...daí não usar, mas como apontaste que no teu carro usaste e senão tivesses dito ninguém topava. Acho que varia mesmo muito de pessoa para pessoa, uns vão achar sacrilégio, outros não se importam nada é como tudo na vida ;)

O que importa a meu ver é que continues a construir ;)

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #2 em: 16 de Novembro de 2012, 13:48:52 »
Malta, dois votos por pessoa  :D
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #3 em: 16 de Novembro de 2012, 13:57:06 »
Também votei no "Não tenciono comprar LEGO clone" (deveria ser brinquedo de construção compatível com as peças LEGO).
Comprei um conjunto Pino no ano passado, mais por nostalgia do que outra coisa qualquer. No entanto não é compatível com a LEGO visto terem as peças ligeiramente maiores. Quando era mais novo tive dois ou três conjuntos da marca espanhola Tente.

Quanto ao a favor e contra, acho que nem sou uma coisa nem outra. Pessoalmente não uso, visto achar que é uma batotice no "jogo" de construir com peças LEGO. No entanto não me choca que outros o façam, podendo apreciar mais ou menos conforme as situações.

Jotabe

• Visitante
« Responder #4 em: 16 de Novembro de 2012, 14:01:51 »
Nunca comprei nem tenho nada contra quem compre!
Não tenho intenção de comprar mas não digo desta água não beberei... talvez um dia compre para dar altura a landscape (afinal ficam escondidos).

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #5 em: 16 de Novembro de 2012, 14:09:52 »
Não tenho intenção de comprar mas não digo desta água não beberei... talvez um dia compre para dar altura a landscape (afinal ficam escondidos).

LOL :P

Usa duplo  ;)
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

King Andy

• ....
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
« Responder #6 em: 16 de Novembro de 2012, 14:15:13 »

Usa duplo  ;)

Eu ainda tenho algumas peças DUPLO de quando era mais novo, mas já não as uso porque é muito complicado fazer MOCs com elas  :P
Essas peças são melhores para introduzir as crianças pequenas no LEGO.

Jotabe

• Visitante
« Responder #7 em: 16 de Novembro de 2012, 14:19:51 »

Usa duplo  ;)

Nunca usei duplo! Quando era puto acho que ainda não havia...

Bem, com a minha resposta nenhuma das 4 opções de voto me serve!
Provavelmente, devido à minha indiferença, sou contra embora nunca tenha sequer pensado no assunto  ???

A. Pedroso

• ....
  • ...
« Responder #8 em: 16 de Novembro de 2012, 14:22:34 »
Quanto ao a favor e contra, acho que nem sou uma coisa nem outra. Pessoalmente não uso, visto achar que é uma batotice no "jogo" de construir com peças Lego. No entanto não me choca que outros o façam, podendo apreciar mais ou menos conforme as situações.
Também tenho a mesma opinião  ;)

Eu por acaso tenho um set da MegaBloks que é este abaixo mas só porque me ofereceram:

Eu não condeno quem usa peças não-Lego mas não sou capaz de misturar as peças deste com as verdadeiras de Lego :P já tou como o Miguel Oliveira disse, desde de que se construa o resto é conversa
André Pedroso

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #9 em: 16 de Novembro de 2012, 14:23:54 »
Já comprei uma vez um set Technic clonado, para ver que tipo de qualidade e compatibilidade as peças teria em relação as originais , e relativamente a peças Technic verifiquei que a qualidade do plastico é muito inferior e nota-se também que ao serem encaixadas são muito soltas ou muito peras o que numa contrução Technic é impraticável . Resumindo foi parar ao lixo  ^:)^ e jurei para nunca mais.

No entanto não condena quem compra, até porque muitas vezes pode ser um meio barato para divulgar a jogabilidade do tipo de brinquedo que a lego é, e até posteriormente levar novas pessoas/crianças/pais a quererem investir na qualidade ou seja em legos reais.

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
« Responder #10 em: 16 de Novembro de 2012, 15:06:43 »

nuno2500

• Visitante
« Responder #11 em: 16 de Novembro de 2012, 15:07:23 »
Eh pá, esta questão levantada pelo king andy já me está a irritar. Já percebemos que tu (King Andy) usas aquilo que bem entendes nas construções que depois apresentas num forum de LEGO. Também entendo que cada um é livre de fazer o que entender mas acho que isto já é um bocado de insistência. Não me passou desapercebido o tópico que foi ressuscitado do Smart, agora isto. Não vou votar sequer. Irra!

PS: Isso da compatibilidade tem muito que se lhe diga. Duas coisas que encaixam não quer dizer que sejam compatíveis. Claro que se o nível de construção é básico, a compatibilidade fica facilitada. Se houver exigências de robustez, tamanho e funcionalidades, a coisa muda de figura.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2012, 15:10:26 por nuno2500 »

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
« Responder #12 em: 16 de Novembro de 2012, 15:26:07 »
Eu nunca comprei Lego clone e nem tenciono comprar. E mas também não julgo quem compra.
E há uns tempos ofereceram-me umas peças e no meio vinha peças não lego, por acaso nem pensei duas vezes (lixo :facepalm:) e as peças lego uso nas partes escondidas porque vieram como as peças da tua irmã.

Já tive com qualquer coisa género de lego, quando era puto, mas não sei de que marca era. (Pino talvez)

dcanotilho

• .....
  • O Carrasco de Dead Gulch
« Responder #13 em: 16 de Novembro de 2012, 15:33:37 »
é me indiferente. Nunca comprei lego clone e não tenciono comprar.

O meu irmao chegou a receber uns megabooolocks e um lego bionicle clone, e muito honestamente a qualidade é miseravel nos 2.

Quem quer que compre, mas acho que no final perde-se dinheiro... MAs se a malta quer gastar dinheiro nisso por mim tudo bem. :)
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #14 em: 16 de Novembro de 2012, 15:48:39 »
@King Andy: Já percebemos a tua ideia, quem não tem cão caça com gato, mas este é um fórum e uma Comunidade (LUGwiki)que tem como interesse comum o hobbie em torno da marca LEGO® e como tal a ideia é discutir, falar, construir... etc acerca de LEGO®.

Esperamos que a mensagem passe e que não transborde este tópico. Quem gosta de LEGO® muito bem, quem quer comentar e construir com outras coisas este não será o local ideal, haverá com certeza outros grupos e fóruns para esses fins.

Estamos abertos a essa discussão como é óbvio e por isso é que não foi apagado este tópico, mas não gostaria de ver este quadro cheio de coisas de outras marcas e afins.
This is Comunidade 0937!!!