image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição  (Lida 1914 vezes)

Micael Sousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 32
  • Fan de LEGO
[MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« em: 16 de Novembro de 2012, 13:00:45 »
Olá a todas e a todos.

Partilho aqui o meu primeiro MOC verdadeiramente pensado e, minimamente, planeado. Gostava no futuro, cheguem-se as peças, de continuar a fazer construções históricas semelhantes.










LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2012, 13:06:41 »
Está interessante apesar de não ser nenhuma S. Macário.
Nota-se que tens alguma limitação de peças, mas que conseguiste alguns pormenores interessantes com o que tens, tipo a fachada.
Parte das paredes estão demasiado monótonas, apesar da variação das cores. Acho que a porta que se encontra atrás deveria estar "dentro" e não "fora" e acho que poderias ter feito a parte de trás na diagonal e não quebrada como está.

O trabalho é grande e acho que um bom ponto de partida para melhoramentos.

Micael Sousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 32
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #2 em: 16 de Novembro de 2012, 13:26:06 »
Pois, tive mesmo muito dificuldade com as peças. Esgotei praticamente todo o stock de cinzentas, dai ter sido uma luta final para finalizar isto. Para além disso, foi feita num período de tempo muito apertado, para ver se consegui ter algo pronto para a exposição de Leiria. Sim, as portas de trás ficavam melhor um pouco recuadas, mas já não tinha tempo para refazer. Na parte de trás, a construção está em diagonal. Não ficou a diagonal lisa porque não tinha peças para isso, e porque queria por umas janelas com simulação de vitrais - eles estão lá, embora possam não se ver muito bem na fotografia. Depois tenho de tentar tirar umas a esses pormenores.

Micael Sousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 32
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #3 em: 16 de Novembro de 2012, 13:29:12 »
Ah, outro pormenor. Optei por catedral de românico de transição, ou seja, sem grandes contra-fortes e pináculos, característicos do gótico e do gótico flamejante. Mesmo se quisesse nunca conseguiria fazer uma catedral verdadeiramente gótica: não tinha peças para isso...

Mas obrigado pelas críticas construtivas, a ideia era mesmo essa desta divulgação. ;)

Jotabe

  • Visitante
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #4 em: 16 de Novembro de 2012, 13:55:11 »
Concordo com o que disse o Baixinho! Tens aí uma base muito boa! Agora pega no martelo e escopro!  :-)d

BTW, quais as dimensões do edifício? Pretende ser à escala minifig? (parece-me demasiadamente pequena para catedral)

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #5 em: 16 de Novembro de 2012, 16:06:07 »
Concordo com o que disse o Baixinho! Tens aí uma base muito boa! Agora pega no martelo e escopro!  :-)d

BTW, quais as dimensões do edifício? Pretende ser à escala minifig? (parece-me demasiadamente pequena para catedral)
Concordo. Mesmo assim gostei muito do "ar de pedra". O que eu fazia era o seguinte:


- Mudava o nome de catedral para Igreja.


- Mudava o estilo para Românico.


...e ficava com o trabalho muito facilitado para um belo MOC que ficaria a matar na cidade 0937

Micael Sousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 32
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #6 em: 17 de Novembro de 2012, 14:57:34 »
Pois, em altura é catedral, mas em área de planta é Igreja....
Em tudo é românica, menos na dimensão da janela frontal....
É a grande misturada....

Vou ver como correm os próximos MOC, este foi mesmo o meu primeiro teste a serio, feito em tempo record. Para o ano tento fazer uma coisa ainda maior e mais pormenorizada, tendencialmente histórica.

Tinha pensado coloca-la na cidade medieval, mas acharem melhor colocar na cidade atual, também se pode colocar como monumento.

Obrigado pelos comentários.


hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2012, 15:50:55 »
Está aí uma bela representação agora com umas minifigs e uma feira medieval em volta disso por exemplo e ficará com certeza mais encorpado e com a base que merece.

Quando puderes era de investir no vitral da fachada colocando do lado de dentro da catedral.

Bom trabalho  ;D
This is Comunidade 0937!!!

Reekardoo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 477
  • Eu é mais LEGO(s)!
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2012, 16:15:14 »
gostei! Simples e concreto. Não é o a MOC mais bonita do século mas seria um set que compraria!

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7035
    • my brickshelf
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #9 em: 18 de Novembro de 2012, 14:34:30 »
Como já disseram está uma boa base de trabalho, para agora passares à parte dos pormenores e ficares com um grande MOC.
Também acho que é o estilo Românico, não tem nada de gótico.

Micael Sousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 32
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #10 em: 20 de Novembro de 2012, 12:22:58 »
Já fiz uma alteração. Coloquei os vitrais por dentro, o que dá o efeito mais original e real.



A ideia era fazer um mercado em volta, dai o espaço livre á frente, pois na época medieval os mercados organizam-se quase sempre nas praças que se formavam em frente às catedrais. Mas deixei limpo para não condicionar a exposição o plano da exposição do tema medieval para a exposição de Leiria.

Bem, este foi mesmo o primeiro MOC, e é o género de MOC que gostaria de continuar a fazer. Em 2013 ensaio outros. ;)

Obrigado pelas dicas e apoio.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 13:32:46 por Tito »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #11 em: 23 de Novembro de 2012, 09:22:04 »
Ideia interessante a utilização de beams num contexto medieval.

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #12 em: 23 de Novembro de 2012, 09:39:15 »
Por acaso não fica nada mal. Se forem em trans-clear deve dar um efeito muito engraçado.
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Catedral Românica Gótica de Transição
« Responder #13 em: 23 de Novembro de 2012, 10:10:50 »
Que me recorde é a primeira vez que vejo este efeito com as beams neste tipo de ocnstruções.  ;)
This is Comunidade 0937!!!