image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje a nossa Galeria?

Menu principal

[Discussão] O que pensas sobre a vulgarização das impressoras 3D...

Iniciado por LBaixinho, 28 de Maio de 2013, 12:43:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

LBaixinho

... e como elas podem mudar o paradigma do hobby LEGO?

Copiando descaradamente o mote deste tópico de discussão do Bonaparte do Eurobricks, podem utilizar este tópico para discutir em português o mesmo tema.

Tito

Acho que isto tem um potencial enorme no sentido em que permite a criação de protótipos e até peças especificas para determinadas situações.

Ainda neste fim-de-semana estive a falar com o Filipe Alves, o Alexis e o Monforte sobre a criação de cabos Power Functions com tamanhos personalizados, sendo que o principal entrave é a falta dos conectores, visto que obriga à destruição de cabos originais. A criação de um conector compatível com a ajuda de uma impressora 3d parece ser uma possível solução.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

NPimenta

Caindo agora de para quedas neste mundo novamente, e pelo que já li, isto é o chamado pau de dois bicos.

Uma coisa é certa, daqui a uns tempos a impressora 3D fica com preços muito praticáveis para qualquer um ter uma em casa e que já tenha uma boa definição. Com isto pode trazer coisas boas e mas (para a LEGO, nesta ultima)
Pra nos, seria um expetaculo chegar a casa, "hoje apetecia-me fazer este set" e toca a imprimir pecas, ou até como disse o Tito, estamos a fazer um MOC pensamos "isto com uma peca xpto ficava a matar" e toca a imprimir.

Por outro lado a LEGO tinha(tem) que se adaptar, pois assim as coisas podem ficar feias...
Era quase como combater a "pirataria" (não falando já nos chineses).

Mas tambem ate pode ser bom para eles pois como já introduziram a 1a peça impressa em 3D podem continuar e massaficar a produção, o que diminuirá os atuais custos, e ate podia levar a baixar os preços...

A ver vamos ....

2Fs

Duas perguntas:

Qual é o custo do produto, utilizado para produzir os objetos em 3D, e consequentemente o preço por peça, quando aplicado à produção de grandes quantidades?

Qual é a resistência do produto, utilizado para produzir os objetos em 3D, comparativamente com o ABS?

Fernando Fernandes

Tito

Não acredito que a "impressão" seja melhor do que a injecção para produção de peças em massa. A injecção, actualmente usada, permite criar muitas peças em poucos segundos e com aquela precisão e qualidade que conhecemos.

Quanto à resistência não conheço mas um dos plásticos que podem ser usados pelas impressoras é precisamente o ABS.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

lfaria

Citação de: 2Fs em 29 de Maio de 2013, 11:27:57
Duas perguntas:

Qual é o custo do produto, utilizado para produzir os objetos em 3D, e consequentemente o preço por peça, quando aplicado à produção de grandes quantidades?

Qual é a resistência do produto, utilizado para produzir os objetos em 3D, comparativamente com o ABS?

Quanto à primeira, não tenho dados para te responder, mas quanto à segunda: o objeto resultante é muito resistente, tanto que o polimento final para "limar as arestas", resultantes da deposição de material por camadas, ainda custa um pouco.
Devido à sequência de deposição do material, às vezes é mais viável "imprimir" o objeto noutra posição que não a vertical. E há que ter atenção que nenhum ponto pode ser impresso "no ar", ou seja: há construções que nós fazemos por encaixe de peças que não são viáveis por impressão, pelo menos num bloco só.

hfpsc27

Na minha opinião as peças impressas em casa ou por terceiros seria como utilizar peças não Lego nas construções, logo para mim não é uma mais valia...

Quanto aos materiais para impressão existem vários, um deles o nosso tão conhecido ABS através da fundição do mesmo. Trata-se de um processo denominado por FDM - Fused Deposition modeling, mas também podem ser utilizados outros materiais ("pó", papel, etc ) até já existem impressoras que conjugam vários tipos materiais.

Como disse o Tito, também não acredito que seja melhor e que compense (para já) a impressão em relação à injeção, mas acredito que a Lego esteja desperta para esta tendência e para o que pode acarretar para a empresa quer pela positiva bem como pela positiva.

0937 superfan

so digo que com esta maquina, fazia bricks 2x4x100000000(altura) para interiores de landscape!

golfman

Embora não esteja muito por dentro do assunto, julgo que nada pode se pode comparar com peças originais LEGO, mas como comentava o 0937 superfan pode ser útil na construção de alguns MOC's visto que permite a economia de peças.

Eu, contudo duvido que alguma vez vá usar as impressoras 3D.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

LBaixinho

Acho que o impacto no hobby será diferente de pessoa para pessoa.
A nível pessoal penso que o impacto será nulo ou perto disso. Acredito que não recorrerei a esta alternativa, visto que isso seria uma "batota" no jogo de construir com peças LEGO.
Sei que a LEGO já usa estas impressoras, mas pelos vistos é em situações pontuais.. duvido que num futuro próximo as utilize sistematicamente.

Comparando com outro hobby que já tive, já existem impressoras a cores há alguns anos, no entanto o pessoal que gosta de jogar Magic: The Gathering não anda a imprimir as cartas a torto e direito.

NPimenta

Citação de: LBaixinho em 30 de Maio de 2013, 10:37:04
A nível pessoal penso que o impacto será nulo ou perto disso. Acredito que não recorrerei a esta alternativa, visto que isso seria uma "batota" no jogo de construir com peças LEGO.
Sei que a LEGO já usa estas impressoras, mas pelos vistos é em situações pontuais.. duvido que num futuro próximo as utilize sistematicamente.

Comparando com outro hobby que já tive, já existem impressoras a cores há alguns anos, no entanto o pessoal que gosta de jogar Magic: The Gathering não anda a imprimir as cartas a torto e direito.

exactamente, cada um vai comportar-se de maneira diferente.

podemos encarar isso como um género de "pirataria", há quem compre jogos originais e cds de audio originais podendo saca-los da net. é´como tudo, no meu caso tambem será nulo o impacto

Nine

Penso que em encara o LEGO como um hobbie, as impressoras 3d não têm grande impacto, seria contra as regras do jogo.

Para quem usa LEGO como uma forma simples te ter uma estrutura mecânica, aí as impressoras podem causar danos.

Por exemplo, assumindo a construção de um robô, entre Mindstorms mais uns sets technic ou umas cartas de processamento e uma impressora 3d, a escolha pode ficar complicada.
Nine

dcanotilho

Citação de: LBaixinho em 30 de Maio de 2013, 10:37:04

Se bem que é certo que tais cartas tinham elementos que as tornavam quase impossiveis de as "falsificar", enquanto que aqui é possivel uma "falsificação perfeita". Não sei se recorrerei a isto, especialmente porque continuará a ser caro produzir peças... mas pode dar jeito para landscaping
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche

golfman

Citação de: dcanotilho em 31 de Maio de 2013, 01:11:16
Se bem que é certo que tais cartas tinham elementos que as tornavam quase impossiveis de as "falsificar", enquanto que aqui é possivel uma "falsificação perfeita". Não sei se recorrerei a isto, especialmente porque continuará a ser caro produzir peças... mas pode dar jeito para landscaping

Dizes que seria uma falsificação perfeita por se puder usar o ABS como material nas impressoras 3D?
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937