image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 79111 - Constitution Train Chase  (Lida 1960 vezes)

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9377
  • My avatar is back!
[Review] 79111 - Constitution Train Chase
« em: 26 de Abril de 2013, 16:19:45 »
Review do set 79111 - Constitution Train Chase


Referência: 79111
Nome: Constitution Train Chase
Tema: Lone Ranger
Ano de Edição: 2013
Número de Peças: 699
Preço LEGO®: Ainda não disponível, provávelmente €99,99
Preço por peça: Se o preço fôr o previsto, €0,14
Dados de compra: via Amazon.de / Toys-Woerld, 89,26€
Instruções: sim, 2 livros A4 (60 e 56 páginas, respetivamente)
Autocolantes: sim (5, numa folha de cerca de 5cm x 5cm)
Minifigs: sim, 7 (Lone Ranger, Tonto, Danny Reid, Rebecca Reid, Butch Cavendish, Latham Cole e Captain J.Fuller)
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim, no final do segundo livro de instruções



As peças
8/10

Um conjunto de peças apropriado para o fim em causa. Inclui também um brick / axle separator 96874 laranja.

Para além das componentes das minifigs / cavalo, apenas duas peças impressas:
um relógio de bolso (tile 1x1 LBG ID 6042512) 3070bpb75, exclusiva do tema.
uma fisga (tile 1x2 Tan ID 6038680), exclusiva do set e ainda não catalogada no bricklink.

As restantes "personalizações" que o set necessita, foram feitas a poder de autocolantes:
2 "Constitution", para aplicar nas laterais do tender
2 T.C.R.R., para aplicar nas laterais da cabine de condução
1 superfície rabiscada, incluindo o número de dias em cativeiro (28, pelas minhas contas), para a parede "amovível" do vagão prisão.

Várias peças extra, de pequenas dimensões, incluindo um relógio de bolso 3070bpb75, dois revólvers (um Metallic DBG 6035045, outro Metallic LBG 6034689), um sabre e a sua bainha.

As minifigs são:
Lone Ranger (John Reid) (igual a todos os outros sets do tema)
Tonto, com o seu escalpe de borracha pintada embalado individualmente e dupla face (satisfeito / assustado)
Danny Reid (exclusivo deste set), com dupla face (sereno / assustado)
Rebecca Reid (exclusiva deste set), com dupla face (aborrecida / assustada)
Butch Cavendish (exclusivo deste set), com dupla face (satisfeito / furioso), com o cabelo incluído no chapéu.
Latham Cole (exclusivo deste set)
Captain J.Fuller (exclusivo deste set), com dupla face (aborrecido / furioso), com o cabelo incluído no chapéu.
e, claro, o cavalo branco Silver!



Todos os torsos estão impressos na frente e nas costas, quase todas as pernas impressas na frente, tal como a saia da senhora Reid.
As minifigs estão fantásticas, fruto de, claro, boas impressões, cheias de detalhe. Tanto o Lone Ranger como o Tonto (com o seu pássaro preto na cabeça) são os mesmos de todos os outros do tema. O que raio vou eu fazer com 6 Lone Rangers  ???

A construção
6/10

As peças estão divididas por 6 sacos (mais um de peças ferroviárias: imanes de acoplamento de vagões e rodas grandes para "vapores")
e um anel de via férrea em vários "pacotes" de 4 linhas em ABS (1x retas e 4x curvas)
Os dois livros podem ser utilizados em paralelo, com o primeiro cobrindo:
Saco 1 (Lone Ranger, Butch, Silver e "chassis" da locomotiva)
Saco 2 (Tonto e restante da locomotiva)
Saco 3 (Danny e tender)
e o segundo completando a constução:
Saco 4 (Latham e vagão da Gatling Gun)
Saco 5 (Rebecca e vagão prisão)
Saco 6 (J.Fuller, penedo explosivo e torre de água)

Porque estão as minifigs nestes sacos específicos? Presumo que tenha sido aleatório, apenas para ficarem o mais "espalhadas" possível.

As instruções são fáceis de seguir, sem técnicas complicadas e com cada passo a adicionar poucas peças.
Sendo a idade mínima recomendada para este set 8 anos, talvez pudessem ter sido um pouco mais aceleradas.
O ângulo apresentado nas instruções não permite é ver bem a posição onde o teto da cabine de condução deve ser encaixado (tive o mesmo problema numa parte do telhado do edificio do Sheriff do 79109).

Todos os rebocáveis do comboio são feitos da mesma maneira: uma grande plate forma a base, leva com umas rodas por baixo e a carroceria por cima.
A máquina é uma grande sanduiche de peças, com várias de cores e formatos desnecessários para o local escondido onde ficam, claramente aproveitando os tipos de peças já incluídos para outras funções.
A exceção são as Plate Modified 2 x 6 x 2/3 with 4 Studs on Side 87609 em branco para as bases dos vagões. Porquê branco, se nenhuma é usada em nenhum local visivel?
Será que era o que havia em stock, ou branco é a côr mais barata para uma dada peça?

Após um par de horas, a coisa fica pronta para começar aos tiros e às explosões.

O desenho
6/10

Não vi o filme, que ainda não estreou (está previsto, por cá, para 11 de Julho), mas vi os trailers, onde o Constitution é perseguido por cavaleiros armados, aterrorizando os passageiros dentro dos vagões.
Aqui não há cavalos para os vilões perseguidores, nem vagões para os passageiros que viajam no comboio.
Na frente da caldeira, em vez do número 29, está um dish LBG 4x4 com nervuras (ID 6035732) que parece ser novidade (mas estas, ao contrário do que aparentam no manual, são incolores).
Infelizmente, ao andar, falta um elemento essencial dos comboios a vapor: o veio que liga as 3 rodas tratoras, que vai fazendo aqule movimento de vai-vem característico, tão bem representado no também verde Emeral Night 10194.
Convém alinhar as 3 rodas (de cada lado) manualmente para não ficar esquisito a andar.
Não percebi porque é que a chaminé alarga no topo, no filme não vejo nada disso.
O vagão prisão (cerca de metade do comprimento do real) e o vagão onde viaja a Gatling gun de defesa (completamente funcional, quase se pode ouvir o barulho: clac, clac, clac...) completam um comboio de passageiros...sem espaço para eles. É um convite à construção, claramente.
Para além do comboio, há um penedo com mecanismo de explosão (certamente presente no filme)

a torre de água também armadilhada num pé (idem)

e um (???) arbusto.

Tem um desenho razoavelmente fiel, mas peca, muito, por defeito nos pormenores incluídos. Se a ideia era os jovens construtores reproduzirem as cenas do filme onde este comboio aparece...então é um falhanço.

Resta a caixa: muito bonita, ilustrando nas costas várias situações recriáveis com este set. Num dos topos (fechados com fita cola) tem algumas traduções dos nomes de alguns personagens, o Tonto será Toro em algumas linguas. ;)

Jogabilidade
9/10

Aqui, é o ponto mais forte. O comboio pode ser puxado ou empurrado à mão (a mecanização sem profundas alterações é uma tarefa complexa),
enquanto os blocos de TNT exlodem um pouco por todo o lado, fazendo "saltar" blocos de peças.
Para além do penedo e da torre da água, a parede traseira do vagão prisão também "salta". Pum!

Como não há assalto ao comboio, pode-se simular o descarrilamento final mantendo o anel de linhas fornecido aberto num ponto.
Pôr música de western spaghetti em pano de fundo para adicionar swoosh à cena, sim?



Conclusão
6/10

A comprar, se tiverem dinheiro e quiserem completar a coleção, ou talvez pelas minifigs. Senão, comprar o Emerald Night! ;)

Boas coboiadas!
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 16:37:26 por lfaria »

nuno2500

  • Visitante
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2013, 17:53:01 »
Bom review Faria. Dá para ficar com uma ideia do que podemos encontrar dentro da caixa. Não posso concordar com a tua apreciação: Se a ideia era os jovens construtores reproduzirem as cenas do filme onde este comboio aparece...então é um falhanço. Mas pronto como não tenho o comboio na mão não posso acrescentar muito mas por vezes o AFOL parecem esquecer que se trata de um brinquedo e não de Modelismo. Mas é como as cerejas, imagina que alguém já escreveu no Eurobricks (penso eu, foi logo quando saiu) que a caixa estava muito mal concebida porque o comboio tapava os acessórios (a torre). Claro que não é  Emerald, nem acho que pretenda ser, são coisas diferentes (e os preços então). Em relação ao veio do vapor, não podia concordar mais contigo. Tal como no comboio do Toy Story, o qual adoro, essa parte ficou de forma. Não sei se por questões técnicas se de orçamento. Talvez o  Marcos possa dar uma luz sobre isso. Para mim é a única falha que ouso apontar e que acho que faria real diferença no resultado final mesmo na perspectiva de que é um brinquedo.

Sobre as instruções repara que há miúdos de oito anos com uma dificuldade muito grande em interpretar desenhos e em visualizar no espaço o seu significado. Esta crítica às instruções é muito frequente, mas passos nunca são demais (é uma forma de dizer). Assim as instruções podem abranger miúdos com aptidões diferentes.

Pensas motorizar o set?

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9377
  • My avatar is back!
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #2 em: 26 de Abril de 2013, 21:10:40 »
Bom review Faria. Dá para ficar com uma ideia do que podemos encontrar dentro da caixa. Não posso concordar com a tua apreciação: Se a ideia era os jovens construtores reproduzirem as cenas do filme onde este comboio aparece...então é um falhanço. Mas pronto como não tenho o comboio na mão não posso acrescentar muito mas por vezes o AFOL parecem esquecer que se trata de um brinquedo e não de Modelismo.

Talvez me tenha explicado mal: Como brinquedo está muito bom! Como meio de reproduzir as cenas do filme é que falha, pelas ausências de elementos-chave.
Aquela eterna questão: porque tem que vir um <herói> em cada set da mesma série, levando a que, quem tem tem a série toda, fique com montes de duplicados? A resposta é, claro, que é para que quem compra apenas um tenha o <herói> garantidamente. Mas os cavalos e os bandidos em falta, onde estão? E as (ou pelo menos uma) carruagens de passageiros?

Mas é como as cerejas, imagina que alguém já escreveu no Eurobricks (penso eu, foi logo quando saiu) que a caixa estava muito mal concebida porque o comboio tapava os acessórios (a torre). Claro que não é  Emerald, nem acho que pretenda ser, são coisas diferentes (e os preços então). Em relação ao veio do vapor, não podia concordar mais contigo. Tal como no comboio do Toy Story, o qual adoro, essa parte ficou de fora. Não sei se por questões técnicas se de orçamento. Talvez o  Marcos possa dar uma luz sobre isso. Para mim é a única falha que ouso apontar e que acho que faria real diferença no resultado final mesmo na perspectiva de que é um brinquedo.

Estás a ver? Agora és tú a realçares (tal como eu o fiz) um pormenor ao qual os jovens construtores são totalmente alheios!  ;)

Sobre as instruções repara que há miúdos de oito anos com uma dificuldade muito grande em interpretar desenhos e em visualizar no espaço o seu significado. Esta crítica às instruções é muito frequente, mas passos nunca são demais (é uma forma de dizer). Assim as instruções podem abranger miúdos com aptidões diferentes.

Limitei-me a dar a minha opinião. Claro que há putos mais limitados e que passos nunca são demais, mas eu estava a ficar farto de virar páginas e mais páginas e a coisa nunca mais rolava na via!  :?

Pensas motorizar o set?

Antes de o construir era essa a minha intenção, até já tinha os elementos PFs necessários. Mas agora... requer demasiadas alterações, deixa de ser um MOD e torna-se uma construção nova. Não gosto do princípio de meter tudo no tender (mesmo tendo que o alargar) embora reconheça que é a maneira mais simples de o fazer. Preferia motorizar do mesmo modo da Emerald, claro.

nuno2500

  • Visitante
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2013, 23:38:12 »
Quando eu era puto, se um comboio a vapor não tivesse o êmbolo ia logo para a segunda divisão. Na mesma categorias jogam:


Helicópteros em que o rotor traseiro não gira.
Barcos com rodinhas tipo carro e que não flutuam.
Carrinhos com o condutor embutido e fixo ao volante.
Motas sem descanso.







LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #4 em: 27 de Abril de 2013, 09:00:14 »
Boa review lfaria, mas claro que não dispenso uma olhadelha com as mãos ;D
Fico mesmo curioso com a arma e mais tarde a ver se dou uma vista de olhos no inventário para saber se o Marcos deixou algumas prendinhas para os AFOLs.

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2013, 17:15:20 »
Para os mais interessados em detalhes sobre o desenvolvimento deste set e até uma vista de olhos em alguns protótipos, aqui fica o link para um artigo da última edicão do Brickjournal:

http://issuu.com/twomorrows/docs/brickjournal24preview/11?e=2241656/2703991

Já agora, de notar a coincidência: o artigo está na página 28! :)

King Andy

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 875
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2013, 17:37:42 »
Acho que o set está bom, apesar da falta do êmbolo (um dos elementos mais importantes numa locomotiva a vapor, como já foi referido) e alguns detalhes menos parecidos com os visíveis no filme (pelo menos no trailer).

O review está muito bom, capta os vários prós e contras do set  :-)d

Já agora, para quem estiver interessado em motorizar o set ou queira saber como fazê-lo, segui o link que o Marcos Bessa deixou e na página seguinte está a ensinar como fazê-lo: http://issuu.com/twomorrows/docs/brickjournal24preview/11?e=2241656/2703991

Se bem que para mim era suposto o comboio já vir motorizado, eu cá se algum dia decidir comprar um comboio da LEGO opto sempre por um que ande mesmo.

dcanotilho

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1014
  • O Carrasco de Dead Gulch
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2013, 01:33:43 »
Hoje montei este comboio que foi o meu primeiro comboio moderno Lego. Neste momento tenho mixed feelings pois ADORO o comboio, mas ele não anda sem motor o que me vai obrigar a motorizar e pelo menos a colocar uma carruagem de passageiros.

Em termos de Construção e concepção:
Discordo do Faria no ponto das peças da locomotiva. Aliás o facto de a locomotiva ser tão brick built em snot está muito interessante, e a escolha de peças permite que se a quisermos desmontar termos uma escolha interessante para utilizar noutros locais. A gatling está tip top, e o vagão de prisioneiros apesar de bom precisava de ter o mecanismo mais discreto na minha opinião, mas como está permite uma boa jogabilidade.
 
Concordo que a chaminé é assim um bocado inestética e faltam os veios claro, que serão posteriormente adicionados faltando ainda tiles para o tecto da última carruagem. A water tower também não está muito feliz, mas dá para brincar bem (e foi para isso que foi desenhada).

Outro ponto positivo é a utilização de um sistema que não assenta em placas específicas de comboios, pelo que se o quisermos alargar não teremos problemas. Adiciono ainda que as minifigs são fantásticas especialmente o coronel.
Jogabilidade no maximo!!!  :-)d (mal posso esperar para o motorizar).
Assim all and all acho-o um grande set, que trás uma boa jogabilidade e uma boa tela para expandir para um comboio mais detalhado.
Parabens marcus.

PS: Faria, lembro-me de já ter visto em algum lado que as peças mais baratas eram as amarelas, mas já não me lembro onde....
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9377
  • My avatar is back!
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2013, 10:33:01 »
PS: Faria, lembro-me de já ter visto em algum lado que as peças mais baratas eram as amarelas, mas já não me lembro onde....

Antes de visitar  fábrica eu pensava que eram as vermelhas, mas sabendo como é o processo de mistura de granulados, acho que todas as cores "normais" saem ao mesmo preço.

Entretanto, o filme estreia por cá hoje (após muitos adiamentos), estou lá caído!  ;D

dcanotilho

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1014
  • O Carrasco de Dead Gulch
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #9 em: 08 de Agosto de 2013, 11:12:54 »

Antes de visitar  fábrica eu pensava que eram as vermelhas, mas sabendo como é o processo de mistura de granulados, acho que todas as cores "normais" saem ao mesmo preço.

Entretanto, o filme estreia por cá hoje (após muitos adiamentos), estou lá caído!  ;D

Era uma viagem que gostaria de fazer também :)

Hoje não irei ao filme mas vou amanha de certeza  ;D Estou curioso para ver o comboio no grande ecran, dados os vários esboços do Marcos  :)
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: [Review] 79111 - Constitution Train Chase
« Responder #10 em: 08 de Agosto de 2013, 14:19:02 »
...eu é que ainda não vi o filme!  :facepalm: