image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Heavy Terror  (Lida 2303 vezes)

LBaixinho

• Moderador Local
    • Oficina dos Baixinhos
[MOC] Heavy Terror
« em: 04 de Novembro de 2013, 10:45:20 »

Heavy Terror by lbaixinho, on Flickr

Este é um MOC que construí no passado dia 19 de Outubro mas apenas apresento hoje porque foi feito para participar no concurso Wacky Race durante o BrickSur. Apesar de ter demorado um pouco mais de uma hora a construí-lo e mais outra a testá-lo e fazer ligeiras modificações, a forma geral já estava pensada à anos visto que sempre tive vontade em participar num concurso do género.

Não tendo muitos conhecimentos nestas áreas, baseie-me essencialmente no senso comum para fazer o Heavy Terror de forma a ter boas participações. Portanto defini algumas características no planeamento: o peso, o menor atrito possível, resistência e por fim, estabilidade na direção. Características que estavam bem limitadas pelo stock de peças que possuo :)

Para o peso utilizei 4 73090b. Cada uma pesa mais de 50 gramas, o que dá um peso extra interessante e de uma forma bem compacta o que é interessante para outras das características que procurava.

Para o menor atrito possível a opção foi a colocação de rodas com o maior diâmetro possível e na diminuição dentro do possível do contato dos eixos com o chassi do veículo. Isso foi conseguido com umas rodas que herdei do meu RCX.

A resistência do veículo era primordial para a rampa que aparecia nos vídeos do concurso. A passagem da rampa para o solo causava um pequeno embate que poderia desfazer o veículo (como se vê em alguns vídeos) e isso iria provocar também desvios na direção e até uma possível desclassificação. Torneei este problema com a aplicação de peças Technic de forma a fixar as peças todas e principalmente os pesos. O próprio minifig está bem firme!
Apesar de ter conseguido uma construção bem firme de forma a aguentar quedas de mais de 30 cms, no concurso não se revelou tão essencial porque a rampa tinha uma inclinação bem suave no fim da mesma.

Por fim a estabilidade na direção era outra característica que procurava e que no fim revelou-se fulcral para a vitória no concurso. O espaço lateral nestes concursos nunca é muito grande, por isso por mais pequeno que seja o desvio, pode-se revelar fatal no fim do trajeto. Para evitar desvios em primeiro lugar tinha que obrigar que as rodas de um mesmo eixo andassem à mesma velocidade. Isso facilmente é conseguido com a não aplicação de diferenciais (eles são tão lindos, mas ineficazes neste concurso) e em que o eixo fosse comum às duas rodas. Por fim a aplicação das rodas em triciclo tinha como objectivo de que no embate no solo evitar que no caso de haver duas rodas traseiras uma levantasse e outra não. Se isso acontecesse a probabilidade de desvio é muito grande. Assim decidi colocar apenas uma roda atrás visto que se ela levantasse um pouco no embate com o chão, o risco de desvio era menor. Para também aumentar o atrito em movimentos laterais, escolhi uma roda um pouco mais grossa. O desenho do veículo também deveria ter um centro de gravidade baixo e um tamanho o mais compacto possível, para assim diminuir a instabilidade causada pela descida e impacto no chão.

O conjunto destas características levaram a que o Heavy Terror vencesse o concurso. Basicamente apenas um veículo estava ao nível do meu (o do Parda) que o eliminei na meia-final. O veículo dele tinha rodas maiores, um maior peso (conseguido com uma bateria LEGO) e amortecedores (para diminuir o impacto da passagem da rampa para o chão). No entanto era instável na direção acabando sempre por embater nas paredes laterais depois de um longo trajeto. O meu passou sempre esse ponto de embate do veículo do Parda terminado sempre com um desvio mínimo em relação ao ponto de partida.

Por fim tenho que dizer que a experiência de construir o MOC bem como participar no concurso foi excelente. Ver todo o pessoal com os braços no ar, a vibrar e a gritar durante o concurso foi demais :)

Filipe Alves

• .....
  • Ainda és muito novo
    • Flickr
Re: [MOC] Heavy Terror
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2013, 11:33:50 »
Sem duvida, justo vencedor!

O conjunto destas características levaram a que o Heavy Terror vencesse o concurso. Basicamente apenas um veículo estava ao nível do meu (o do Parda) que o eliminei na meia-final. O veículo dele tinha rodas maiores, um maior peso (conseguido com uma bateria LEGO) e amortecedores (para diminuir o impacto da passagem da rampa para o chão). No entanto era instável na direção acabando sempre por embater nas paredes laterais depois de um longo trajeto. O meu passou sempre esse ponto de embate do veículo do Parda terminado sempre com um desvio mínimo em relação ao ponto de partida.

Como júri da actividade, fiquei após o concurso a testar o dele, estava realmente bem concebido!
E as rodas dele estando encostadas na guia da rampa, consegui resultados brutais, chegou ao final do corredor, o problema é que na rampa eles teriam que ser lançados de forma centrada, e ai ele ganhava alguma direcção negativa, e chegando ao final da rampa já indo mal, com o impacto aliado ao sistema de amortecedor lá se ia a eficiência.

Ainda assim foi renhida a disputa :D

Embora não tenha ganho, o prémio de "mais bonito" foi lhe bem atribuído e merecido

Boa Construção
Parabéns

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #2 em: 04 de Novembro de 2013, 11:44:32 »
Foi uma vitoria perfeitamente merecida :-)d .

O concurso em si é muito engraçado pois por vezes vemos resultados completamente inesperados sendo que por vezes pela positiva quando o carro chega mais longe que o imaginado e pela negativa no entanto hilariante quando mal chega ao chão e desfaz-se em pedaços.

LBaixinho

• Moderador Local
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #3 em: 04 de Novembro de 2013, 11:47:40 »
Obrigado pelos comentários :)
Já agora Alves, confirma-me duas coisas da construção do Parda. As rodas frontais estavam num mesmo eixo? Ou seja, rodavam ao mesmo tempo?
Outro ponto, fiquei com a impressão que ele tinha amortecedores independentes para cada roda, estou correto?
« Última modificação: 04 de Novembro de 2013, 11:50:47 por LBaixinho »

Pedro Pinto

• .....
  • Pedro ... ESQUECE ...
« Responder #4 em: 04 de Novembro de 2013, 13:01:31 »
Sim o veiculo do Parda estava com suspensões independentes.

Filipe Alves

• .....
  • Ainda és muito novo
    • Flickr
« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2013, 14:39:12 »
Julgo que estavam no mesmo eixo, e a nível de suspensão era central dividindo-o em dois blocos!

Acho que era assim

Americo Verde

• ......
  • Old School. Gang member.
« Responder #6 em: 04 de Novembro de 2013, 15:45:18 »
Um dos momento altos do evento :D

Foi uma barrigada de riso!
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Filipe Alves

• .....
  • Ainda és muito novo
    • Flickr
« Responder #7 em: 04 de Novembro de 2013, 15:58:00 »
Um dos momento altos do evento :D

Foi uma barrigada de riso!

Não foi só esse... VENGA VENGA, diz-te alguma coisa?

LBaixinho

• Moderador Local
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #8 em: 04 de Novembro de 2013, 16:53:35 »
Sim o veiculo do Parda estava com suspensões independentes.

Julgo que estavam no mesmo eixo, e a nível de suspensão era central dividindo-o em dois blocos!

Acho que era assim

Lembro-me que tinha suspensão para as rodas das frentes independente das rodas de trás. No entanto também fiquei com a impressão que utilizava dois amortecedores para a frente e dois para as de trás. Isso faz-me supor que e não seja bom para a direção. Basta um dos amortecedor ceder mais para que seja dada uma diferença na direção.

King Andy

• ....
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
« Responder #9 em: 04 de Novembro de 2013, 18:24:05 »
Muito bom, e parece bastante funcional para o concurso, pelo que está descrito no post de apresentação. Já agora, parece que apenas eu até agora não estou a perceber que concurso é, existe algum video e/ ou fotos que possam partilhar para o pessoal que (como eu) não conhecem o dito concurso?

brunorafael

• .....
  • In a world made of glass I feel like abs
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2013, 19:18:20 »
Muito bom, e parece bastante funcional para o concurso, pelo que está descrito no post de apresentação. Já agora, parece que apenas eu até agora não estou a perceber que concurso é, existe algum video e/ ou fotos que possam partilhar para o pessoal que (como eu) não conhecem o dito concurso?
por acaso como disse o nosso caro amigo Andy, tambem eu nao conheço tal concurso. :-)d
"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.

LBaixinho

• Moderador Local
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2013, 20:28:48 »
É questão de estarem atentos ao que se passa no fórum :)
http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,13152.msg241933.html#msg241933

Se seguirem o link para o tópico espanhol, mostra alguns vídeos como este:

Filipe Alves

• .....
  • Ainda és muito novo
    • Flickr
« Responder #12 em: 05 de Novembro de 2013, 10:16:47 »
Este concurso é bastante lúdico. Uma ideia a ter em conta no próximo AeP  :-)d

LBaixinho

• Moderador Local
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #13 em: 05 de Novembro de 2013, 10:25:09 »
Em princípio é para haver já no evento de Leiria :)

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #14 em: 05 de Novembro de 2013, 10:35:11 »
Por falar nisso, quais são as dimensões da rampa que foi usada neste? Mais ou menos?
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D