image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje o nosso Portal?

Menu principal

Remover gravações nas peças LEGO

Iniciado por King Andy, 18 de Dezembro de 2013, 13:07:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

King Andy

Algumas peças LEGO, em vez de autocolantes, têm aquelas gravações por cima delas, principalmente no caso das tiles 1x1.

Eu para uma construção que estou a melhorar preciso de uma tile 1x1 cinzenta, mas já não tenho mais nenhuma, a não ser as com uma gravação de um ponteiro que dessas tenho algumas. Visto que não lhes dou utilidade, gostava de saber se é possível remover as gravações dessas peças. Já tentei com álcool a 98% e não aconteceu nada.

Ryckyloko

Experimenta com Acetona! Mas não a acetona perfumada para remover verniz de unhas para mulheres...

Embebeda acetona num pano branco e liso, pousa numa superfície lisa...  depois pega firme na peça de lego e fricciona muito rápido sobre o pano. De maneira a que a acetona não se agarre ao pano.

Tens que fazer isso de uma maneira firme, com alguma força e friccionar a peça constantemente com paciência.

Treina numa peça que não te diga nada, para compreenderes e entenderes a reacção da acetona.

Nine

Acho que o mais simples é trocar essa peça com alguém pela que tu queres, normalmente essas são mais caras do que as que não têm impressão e escusas de andar a danificar as peças.
Nine

Tito

"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Ryckyloko

Citação de: Tito em 18 de Dezembro de 2013, 19:38:11
Acrilonitrila butadieno estireno, solúvel em acetona:?

Definitivamente vai remover as impressões e todo o resto da peça...

Ninguém lhe disse para mergulhar ou deixar de molho, de um dia para o outro...

Vês? Isso só demonstra que nunca experimentaste... ou fias-te só no que lês...
A tua tese baseia-se em quê? No Wikipédia? lol...
Criticar é tão fácil... difícil é dar ideias construtivas!

Experimenta Acido sulfurico, Soda Cáustica (NaOH - Hidróxido de Sódio) ou Diluente acrílico ou celuloso... esquece o sintético que demora muito a "comer" as peças.

Acredita em mim "King Andy"!
Já o fiz muitas vezes em tempos das "vacas magras"... e se fores muito rápido a friccionar até consegues dar brilho às peças...

King Andy

Olá Ryckyloko, obrigado pela sugestão. Eu já tinha conhecimento que a acetona corroi vários tipos de plástico, mas acho que a ideia é mesmo essa. Aproveitei para fazer uma pequena experiência e embebi 3 folhas de papel higiénico em acetona e passei rapidamente numa peça velha, daquelas que já nem encaixam, e elanão ficou danificada. Corroer o plástico requer uma exposição superior.

Portanto, decidi pôr em prática a sugestão do Rickyloko na peça, de qualquer forma, mesmo que se estragasse, é uma peça relativamente fácil de arranjar (com a gravação), e qualquer set que inclua uma vem sempre com outra suplente, e ainda por cima devo ter umas 4 ou 5 soltas. Passei umas 4 ou 5 vezes rapidamente a peça no papel embebido e entre as passagens secando noutra folha seca. A gravação saiu rapidamente e a peça não ficou deformada nem deixou de encaixar, mas a superfície ficou riscada, mas com riscos pouco profundos na parte que tinha a gravação. Para completar, passei a peça por água e depis por álcool (que como já tinha comprovado na minha experiência anterior não provoca quaisquer danos nas peças de ABS) para tirar resíduos da acetona. O resultado não ficou perfeito, mas serve para o que eu precisava e talvez também esteja relacionado por eu não ter realizado os procedimentos tal e qual o Rickyloko disse (usei papel higiénico e não um pano).

Tito

Ryckyloko

Citação de: Tito em 19 de Dezembro de 2013, 16:24:02
Falta aqui o homem dos polímeros...  :D

Como "moderador", dás cá um exemplo...

Já que gostas muito da wik: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moderador

King Andy

Será mesmo necessário começar uma discussão por um assunto com tão pouca importância?  :-\

alexis

Ao meu ver estragar peças é completamente desnecessário e não há nada a louvar na partilha de conhecimentos que incentivam essa mesma prática, sobretudo quando fazemos parte de uma comunidade que certamente poderia e ainda pode ajudar nesses casos, como o Nine referiu anteriormente.

De resto cada um tem a sua opinião e eu também tenho a minha mas por favor tenham cuidado com o tom usado em certas discussões, qualquer opinião tem todo o direito a ser apresentada mas de forma calma e sem contradizer uma opinião atacando a pessoa que a apresentou, mas sim justificando ou alertando para possíveis mal-entendido ou erros. Só assim podemos manter um bem estar entre todos aqui no fórum.

Tito

Temos claramente aqui um mal entendido!

Eu citei uma fonte que vale o que vale para alertar para possíveis danos nas peças de uma pessoa que eu nem conheço.
E não, nunca experimentei a limpar peças com acetona mas se vejo em vários locais que tal produto pode danificar o plástico, na dúvida eu desconfio!

Vamos acabar com este tom que não leva a lado nenhum.

Ao senhor dos polímeros  :), se veres isto dá a tua explicação de profissional se fazes favor.

Monforte

Sem entrar em muitos detalhes porque de momento não tenho muito tempo mas o uso de cetonas é prejudicial para o ABS.
Não danifica a peça imediatamente mas fá-lo ao longo do tempo.
Logo quando chegar a casa explico melhor.

Pedro Pinto

Citação de: King Andy em 19 de Dezembro de 2013, 16:34:39
Será mesmo necessário começar uma discussão por um assunto com tão pouca importância?  :-\

Não, não há necessidade nenhuma destas discussões, temos é por aqui vários pontos de vista. Toda a gente sabe que a acetona prejudica o abs, seja lá a maneira como se usa nele, agora se um deu uma opinião de uma maneira que outro não gostou de ler não vamos andar aqui com bitaites ou com outras coisas parecidas, OK pessoal...., já chega de maus estares, por estas e por outras coisas que não são para aqui chamadas, isto é um forum para se ajudarem uns aos outros e para passarmos bons bocados e não para arranjar conflitos de qualquer espécie.

Abraço a todos e portem-se bem.

brunorafael

"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.

ePombo

@Ryckyloko, peço que tenhas mais calma com as palavras. O Tito não te ofendeu, apenas alertou para um facto, tem atenção à perda de razão.

Podemos ter aqui uma discussão serena sobre o tema da acetona ou mesmo da remoção de impressões como a indicada pelo King Andy, basta querermos zelar pelo bom funcionamento do fórum.
Se achares que alguém não foi muito feliz num comentário ou algo semelhante, em vez de agires assim reporta à moderação, pois existem várias pessoas nessa função para avaliar as situações ;)
Nuno Ferreira

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937