image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 21018 United Nations Headquarters  (Lida 538 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 21018 United Nations Headquarters
« em: 24 de Fevereiro de 2014, 22:07:25 »
Review do set 21018 - United Nations Headquarters


Referência: 21018
Nome: United Nations Headquarters
Tema: Architecture
Ano de Edição: 2013
Número de Peças: 597
Preço LEGO®: €49.99
Preço por peça: 8,4 cêntimos
Instruções: Sim, livro com brochura em inglês e instruções
Autocolantes: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças
9/10
Se no princípio do tema Architecture o PPPwiki era extremamente alto, actualmente isso já não acontece tanto. Aliás, alguns dos últimos conjuntos já começam a ser chamados de pack da peça x, principalmente pela grande quantidade de um ou dois tipos de peças (incomuns). Este cai nesta classificação ao ter 155 unidades da 3023 em Trans-Light, peça que só sai em mais dois conjuntos, sendo um deles de difícil aquisição.
As restantes peças podem ser básicas, mas são extremamente úteis em vários tipos de construção. Há que destacar também a quantidade e variedade de peças para SNOTwiki, como 22 unidades da 87087, 8 unidades da recente 99207 e 6 unidade da 44728.


21018 United Nations Headquarters (9) by lbaixinho, on Flickr

A construção
10/10
Este conjunto passou logo para a minha Wanted List mal saiu. O significado do edíficio e a forma como foi feito em LEGO previa uma boa experiência de construção.
Não me enganei.
A utilização de SNOT para conseguir algumas das formas dos edifícios tornam a construção muito interessante. Como o complexo é composto por vários edifícios, a construção está sempre a “saltar” de uma área para a outra.
Talvez o ponto mais cansativo é a construção da torre, onde temos que criar vários conjuntos de peças iguais. No entanto mesmo nessa secção temos direito a uma pequena surpresa ao termos que colocar peças “ao contrário”.


21018 United Nations Headquarters (11) by lbaixinho, on Flickr

O desenho
10/10
O desenho (e significado) do complexo original já o torna um marco emblemático e a tarefa do Designer não deve ter sido nada fácil, principalmente por causa das paredes curvas. As peças LEGO não ajudam muito neste tipo de situações e as soluções apresentadas cumprem na perfeição o objectivo. O modelo em LEGO apresenta-se com superfícies facetadas em SNOT onde os desníveis são mínimos, criando assim o efeito pretendido.
Há também que destacar a utilização de SNOT para criar “paredes finas” torneando o problema da “medida” mínima de um stud.
Existem algumas diferenças, mas todas desculpadas pela escala utilizada e limitação das peças LEGO.

Outros
10/10
O livro de instruções/brochura e a caixa dos conjuntos Architecture continuam muito bem realizados, com informação interessante e um arranjo gráfico excelente.


21018 United Nations Headquarters (16) by lbaixinho, on Flickr

Conclusão
10/10
Se as Nações Unidas resultaram ou não, pode ser contestável. No entanto este complexo é sem dúvida alguma o símbolo da vontade da humanidade de fazer algo diferente. A transposição para o LEGO perfeitamente o formato original, mesmo tendo em conta as limitações das peças. A beleza do conjunto, aliado à forma inteligente como foram conseguidas algumas das soluções, fazem deste set uma peça obrigatória para quem gosta de LEGO, para quem gosta de arquitectura e para quem quer algo representativo da política mundial do século XX.

Mais imagens no Flickr