image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] ROBÔ Ricky  (Lida 933 vezes)

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
[MOC] ROBÔ Ricky
« em: 26 de Março de 2014, 02:56:27 »
Boas!

Apresento o que ultimamente me tem dado momentos de diversão e dores de cabeça  :P

No passado dia 19, o Instituto Politécnico de Tomar IPT realizou uma competição de robótica, na qual não participei como competidor.
Essa competição foi uma iniciativa do IPT com parceria com a Ciência Viva, com o nome Escolher Robótica, escolher Ciência.
É um projecto com a tentativa de estimular os jovens para área das ciências da engenharia. 

A competição teve a participação de três escolas secundarias (Tomar, Ourém e Torres Novas). Para o ano pretende-se alargar para mais escolas em arredores, quem sabe ate nível nacional (um dia).
A minha participação foi de uma certa forma promover a MINDSTORMS, uma ideia do IPT sabendo da minha paixão e alguns projectos feitos com LEGO.
Não foi grande coisa, também foi feito um bocado em cima do joelho. Mas para o ano quem sabe uma coisa maior.

ROBÔ Ricky

O Robô foi baseado num modelo que já tinha visto, com algumas alterações simples, mas com um acréscimo muito importante para o funcionalmente base para a competição.
Dois sensores de luz, para seguir a linha, um sensor ultra-sónico para detectar os obstáculos e um sensor de toque para detectar os obstáculos mais baixos.
A programação é totalmente original, o que deu grande dor de cabeça :P também já andava um bocado enferrujado da linguagem gráfica do NXT. :facepalm:

A competição era composta por duas provas, com duas rondas. Havia penalizações por cada intervenção do aluno, 5 eram logo desclassificados. As provas, uma era só seguir a linha e a outra era seguir a linha e desviar dos obstáculos encontrados a maio da linha. E vencia aquele que fizesse o menor tempo.
O meu, comportou-se lindamente mesmo usando apenas dois sensores e estando em desvantagens com os outros, que usavam três. Mas também não estava a competir.
E a forma como coloquei os sensores, também, não foi a mais correcta. Penso que seria melhor os sensores ficarem dentro da linha branca, mas também como só tinha dois, acabava por ser um bocado indiferente.

O nome! Como sempre nunca consigo dar um nome de jeito, resolveram chama-lo Robô Ricky por causa do meu badge e assim ficou o nome.

Espero que gostem.
Mais fotos no meu Flickr

brunorafael

• .....
  • In a world made of glass I feel like abs
Re: [MOC] ROBÔ Ricky
« Responder #1 em: 26 de Março de 2014, 19:09:53 »
ainda hoje estive com um robô do mindstorm a frente na FIL por causa da futuralia.

a escola que estava a apresentar também esta a promover um concurso de programação e quem participar tem a possibilidade de ganhar um ano de propinas pagas. talvez saiam de algum jovem que consiga participar.  :-)d
"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.