image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 9468 Vampyre Castle  (Lida 706 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 9468 Vampyre Castle
« em: 18 de Abril de 2014, 10:00:29 »
Review do set 9468 - Vampyre Castle


Referência: 9468
Nome: Vampyre Castle
Tema: Monster Fighters
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 949
Preço LEGO®: €99,99
Preço por peça: 10,5 cêntimos
Instruções: Sim, dois livros A4
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 7
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças
8/10
10 cêntimos e meio de PPPwiki não é propriamente o melhor preço para um tema não licenciado, mas até nem é tão negativo tendo em conta a presença de minifigs com peças exclusivas do tema e em que a maior parte das peças são bastante úteis. De notar também a quantidade generosa de algumas peças bem úteis, como por exemplo as 62 unidades da 30136 Brick 1x2 Log, as 25 unidades da 98283 Brick 1x2 Masonry Profile e das 17 30044 Windows 1x2x2 ⅔ with Rounded Top. De notar a presença de dois Bat Monsters, exclusivos deste conjunto. O casal vampiro apesar de não ser exclusivo, não são propriamente figuras fáceis de encontrar.


9468 Vampyre Castle (3)
by lbaixinho, on Flickr

A construção
8/10
A construção deste set foi em conjunto com a minha filha, portanto pode ter-me escapado algum detalhe interessante. A construção é dividida em 7 fases (4+3 nos livros) sendo as primeiras 4 completamente independentes (minifiguras mais carro, portão, torreão pequeno e torreão médio) e as últimas três compõem a parte principal do castelo. A construção é bastante agradável e com alguns pontos muito interessantes. Destaco a construção das janelas em diagonal no torreão médio e do gadget da torre mais alta.


9468 Vampyre Castle (14)
by lbaixinho, on Flickr

O desenho
9/10
Se esquecermos o gadget mágico na torre principal e se o carro tivesse um estilo não tão aerodinâmico, diria que este castelo roça a perfeição. Capta perfeitamente o ambiente dos filmes sortunos de época com imensos detalhes que o tornam interessante visto de qualquer perspectiva.
Claro que foi feito para ser também um playset, portanto temos os inevitáveis gadgets e as traseiras abertas. Destaco positivamente a utilização de plates octogonais que possibilitam várias configurações ao castelo; o desenho assimétrico realista; o esquema de cores e por fim a qualidade de todas as minifigs.

Jogabilidade
9/10
A avaliação excelente deve-se às horas que a Leila brincou com este conjunto (apenas com a inclusão de mais 2 minifiguras) e, principalmente, com a utilização regular dos vários gadgets presentes. Destacam-se a porta que se transforma numa escadas, o habitual alçapão armadilha e o original canhão no carro que lança uma rede.


9468 Vampyre Castle (28)
by lbaixinho, on Flickr

Conclusão
9/10
Este é um conjunto com um design bem conseguido e que surpreende por algumas técnicas de construção interessantes (bem mais que o colega 10228 Haunted House). A jogabilidade por norma é um fator que não me interessa, mas foi comprovadamente alcançada. O preço aconselhado pode não ser o melhor (atiraria para uns 89,99) mas é impecável para servir de base para construções deste género. Quem acha o 10228 obrigatório, deveria olhar com mais atenção para este.

Mais imagens no final desta pasta Flickr
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 10:04:22 por LBaixinho »

hfpsc27

  • ...
  • **
  • Mensagens: 194
  • Lego - que bela invenção
Re: [Review] 9468 Vampyre Castle
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2014, 21:00:33 »
Boa Review.
Este foi um set que me escapou... o meu filho é um grande fã deste tema.

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [Review] 9468 Vampyre Castle
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2014, 16:39:41 »
Parabéns pela review.

Gostei do detalhe da escada em caracol. Poderá ser uma ideia interessante para um MOC...  :-)||
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 9468 Vampyre Castle
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2014, 10:01:42 »
Tenho peças dessas desde os primeiros sets Harry Potter e nunca consegui fazer nada de jeito com aquilo. Prefiro fazer com plates wedge :)

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re: [Review] 9468 Vampyre Castle
« Responder #4 em: 28 de Abril de 2014, 13:37:57 »
Que tal uma escadinha para fazer descer bolas num módulo GBC?
Ou parafuso de arquimedes para as fazer subir? (Não conheço as peças, não sei se é possível)  :)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 9468 Vampyre Castle
« Responder #5 em: 28 de Abril de 2014, 15:29:24 »
Que tal uma escadinha para fazer descer bolas num módulo GBC?
Ou parafuso de arquimedes para as fazer subir? (Não conheço as peças, não sei se é possível)  :)

Não, ficam demasiado soltas para serem utilizadas como mecanismo.