image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape  (Lida 794 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« em: 10 de Maio de 2014, 15:32:31 »
Review do set 76009 - Superman: Black Zero Escape

Referência: 76009
Nome: Superman: Black Zero Escape
Tema: Super Heroes
Ano de Edição: 2013
Número de Peças: 168
Preço LEGO®: €26,99
Preço por peça: 16 cêntimos
Instruções: sim, livro quase A5 com 68 páginas
Autocolantes: <sim|não>
Minifigs: 3
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças
5/10
Um PPPwiki de 16 cêntimos assusta qualquer um e revela um pouco o propósito deste conjunto. Ter num mesmo set o super-homem, a Lois Lane (namorada ou o quer que seja) e o vilão do filme, o General Zod. Sendo esta Lois Lane exclusiva deste conjunto.
Quanto às peças, a maior parte delas é vulgar e é de notar apenas duas incomuns. A 87615 em DBG e a 30350b em Smoke, ambas peças aparecem apenas noutro conjunto.


76009 Superman Black Zero Escape (17)
by lbaixinho, on Flickr

A construção
8/10
A construção é dividida em duas fases. A primeira é dedicada a construir uma parte da Black Zero, nave invasora do General Zod A construção é linear e com um ou outro pormenor interessante. A segunda fase revela-se muito mais interessante com a construção do escape pod. A parte central do veículo é simples, mas é envolvida por secções em SNOTwiki. A cadeira e o vidro frontal tem algum grau de liberdade, bem como os escapes na parte traseira do veículo.
Um ponto estranho é que são colocados alguns greeblies nas laterais do veículos que depois são tapados por outra peça. A peça em questão até é simples de sair, mas não sei se passa essa ideia, principalmente para quem não se recorda desta cena no filme (que dura apenas uns segundos). Não existe qualquer referência tanto no livro de instruções como na caixa.

O desenho
7/10
A secção da Black Zero tem alguns detalhes interessantes, como ter uma estrutura assimétrica e utilizar a grade como passadiço. No entanto a ideia geral não cativa, talvez por não ser de todo reconhecível como parte de uma nave maior..
O escape pod é sem dúvida alguma um veículo com um design interessante, principalmente pelo seu aspeto não usual. No entanto apesar de lhe terem adicionado vários detalhes, não deixa de ser uma (pequena) cápsula.
Quanto aos minifigs, se os dois kriptonianos são representandos de maneira excelente, acho que a Lois Lane está mal caracterizada e o cabelo poderia ser outro (nesta cena ela utiliza o cabelo apanhado atrás).


76009 Superman Black Zero Escape (5)
by lbaixinho, on Flickr

Jogabilidade
8/10
Apesar de não estar muito satisfeito com a presença da secção da Black Zero, a verdade é que apesar de pequena, tem alguma jogabilidade e acrescenta mais possibilidades de ação à capsula de escape.
A presença destes três personagens é mais que suficiente para alguma jogabilidade. Tanto que a LEGO utiliza do Super-Homem e o General Zod em mais dois outros conjuntos.

Outros
5/10
Este conjunto contém uma pequena banda desenhada (12 páginas) integrando os três conjuntos da série. Creio que igual à do conjunto 76003.
No entanto a banda desenhada é relativamente pobre (muito por não ter qualquer diálogo) e funciona apenas como curiosidade não acrescentando qualquer valor ao conjunto.


76009 Superman Black Zero Escape (16)
by lbaixinho, on Flickr

Conclusão
6/10
Apesar de alguns detalhes interessantes este é um conjunto que, principalmente devido ao alto PPP, funciona apenas para adquirir minifigs. Se a Lois Lane não fosse exclusiva, este conjunto provavelmente até seria ignorado pelos fãs deste tema.

Mais imagens no Flickr
« Última modificação: 11 de Maio de 2014, 21:54:28 por LBaixinho »

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« Responder #1 em: 11 de Maio de 2014, 16:39:15 »
Muito provavelmente o set de que menos gosto de todos aqueles em que trabalhei até agora.  :P

Fui "forçado" a fazê-lo, apesar de não ter concordado com a ideia ou interesse da mesma.

Obrigado pelo review, Baixinho. Até acho que foste demasiado simpático!  :?

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« Responder #2 em: 11 de Maio de 2014, 21:56:23 »
Até reconheço que há um esforço no desenho do set para o tornar interessante. Acho que o problema está na ideia geral. Se calhar mais valia ter apenas o escape pod com a Lois Lane e o super-homem (como acontece na cena do filme). Aquela secção da nave principal simplesmente não "encaixa".

brunorafael

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1215
  • In a world made of glass I feel like abs
Re: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2014, 23:57:37 »
Pelo menos ficava mais barato. :)
"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2014, 07:20:39 »
As coisas não funcionam bem assim. Tipo, o designer constrói e depois define-se o preço. É mais ao contrário.

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2014, 11:11:21 »
A namorada trouxe este de fora por menos de metade do preço oficial o que o torna automaticamente num set muito mais interessante.

E ao ver o set depois de montado (foi ela que o montou  :D) reparei também nesses greeblies escondidos e não percebi a ideia.

Achei o topo do escape pod um bocado "mal acabado". Talvez pelo uso daquelas peças grandes em DBG que o Baixo referiu (que by the way são bem porreiras!).
Surpreendeu-me que nas peças extra houvesse um dish 2x2 dark tan e achei piada ao sistema dos mísseis.

No entanto, sem que eu antes tivesse explicado à rapariga como aquilo funcionava, para ela, aquilo eram apenas peças que estavam sempre a cair! Estava desatenta, tem um desenho nas traseiras da caixa a explicar a função. Ainda assim achei piada como não é natural para alguém que não mexa em LEGO regularmente não perceba um sistema do género quando se veêm uns cones em trans qualquer coisa num technic axle enfiados num technic brick  :D

No geral estou bastante de acordo com tudo o que o Baixo disse e de notar que se ele não tivesse referido isso, nem tinha percebido que a estrutura fazia parte de algo maior. Não gosto muito das cores pechisbeque presentes em algumas peças do set (flat silver e pearl dark gray de acordo com o bricklink) mas gostei do uso das pistolas como "armas" na escape pod. A armadura e o capacete do General Zod parecem de fraca qualidade e as impressões não são muito boas.
Ainda assim tendo em conta o preço pelo qual adquiri o set dar-lhe-ia uma pontuação bastante mais alta nas peças do que aquela que o Baixo deu. 8/9

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 76009 Superman: Black Zero Escape
« Responder #6 em: 12 de Maio de 2014, 11:28:48 »
(...)
Ainda assim tendo em conta o preço pelo qual adquiri o set dar-lhe-ia uma pontuação bastante mais alta nas peças do que aquela que o Baixo deu. 8/9
Quanto dou a pontuação tento dar de acordo com o PVP recomendado. É que montei este set e ele nem é meu :)