image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 21020 - The Trevi Fountain  (Lida 1573 vezes)

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9369
  • My avatar is back!
[Review] 21020 - The Trevi Fountain
« em: 01 de Junho de 2014, 10:59:40 »
Review do set 21020 - The Trevi Fountain

Referência: 21020
Nome: The Trevi Fountain
Tema: Architecture
Ano de Edição: 2014
Número de Peças: 731
Preço LEGO®: ainda desconhecido (previsivelmente £39,99)
Preço por peça: (assumindo o preço previsto acima, seriam cerca de 7 cêntimos)
Dados de compra: Oferta da LCD&E para o AeP2014
Instruções: sim, 1 livro
Autocolantes: não
Minifigs: não
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim, no final do livro de instruções


 
As peças
8/10

As mais de 700 peças vêm distibuidas por 6 sacos não numerados:

Todas são pequenas com exceção das plates onde a construção vai assentar, cujas maiores, mesmo assim, apenas têm 4 studs de largura.
inclui muitas plates 1x2 trans-blue para representar a água, vários tipos de slopes cinza para as estruturas de pedra que se erguem da bacia de água e muitas peças em branco para a estrutura da fonte.
Para representar as figuras esculpidas foram escolhidas microfigs totalmente brancas.
A única peça impressa é, como habitual nos conjuntos achitecture, a tile que identifica a construção.

Inclui ainda um brick separator 96874 laranja, ao qual não dei uso.

A construção
9/10

Ao abrir a caixa depara-se-nos esta imagem:



A construção é simples mas demorada, com inúmeras pequenas peças para empilhar, sempre em studs-up, mas com muito recurso ao offset de meio-stud no topo da estrutura (mediante o uso de jumpers 1x2 e 2x2).
Imagens aos passos 16, 29, 39 e 46:

Depois vêm as 3 estátuas, representanto o deus Oceanus sobre a concha, ao centro, flanqueado pela "Abundância" espalhando água e pela "Salubridade", que segura um cálice de onde uma cobra bebe.
Ao passo 63:
E finalizada, no passo 102:

os dois passos finais colocam os dois cavalos marinhos (tendo o autor, Rok Zgalin Kobe, optado por não representar os tritões, devido à pequena escala) e a estátua e escudo que encimam o pano de fundo.

Sobra 1 exemplar das peças habituais (num total de 10): as mais pequenas, tais como tiles e plates 1x1 e slopes 1x1x1/2.

O detalhado manual destaca em cada passo os tipos e quantidade de peças que nele são adicionadas ao conjunto, mas em alguns (onde se poderia levantar a dúvida sobre quais já lá estavam e quais são novas) destaca igualmente (com um contorno vermelho) o local onde elas são colocadas.

O desenho
9/10

Começo pela muito bonita (e inesperadamente pesada, para um objeto tão pequeno) caixa:

Frente, costas e os 4 lados:



Para além das peças já referidas atrás, inclui um manual de intruções bilingue (em Inglês e Italiano) com 144 páginas e ilustrado com bonitas fotos da fonte real (de dia e com as iluminações noturnas), de alguns pormenores das esculturas, e do aqueduto (o Acqua Vergine, literalmente "águas virgens") com cerca de 22Km de comprimento que a alimentava originalmente (presentemente a água é bombeada em circuito fechado). O manual dedica várias páginas à história da fonte, algumas palavras do autor deste conjunto, as séries Architecture / Landmark e alguns dos modelos anteriores desta linha, finalizado com a lista de peças incluídas.

A fonte está localizada no centro de Roma e as suas dimensões são cerca de 49 metros de largura e 26 de altura. O modelo fica com as dimensões aproximadas de 20 cm de largura e 14cm de altura (resultando, portanto, numa escala não homogénea, com uma média de cerca de 1:200).

O pano de fundo é a fachada do Palazzo Poli e o conjunto escultórico pretende representar tritões domando os hipocampos (cavalos marinhos) que puxam o carro (charrete em forma de concha) do deus Oceanus.

O "blurb" oficial é:
Citar
Constrói um modelo detalhado em peças LEGO da mundialmente famosa Fonte de Trevi, a maior fonte de Roma.
Desenhada por Nicola Salvi, a 'Fontana di Trevi' demorou 30 anos a construir e foi concluída pelo seu amigo - o escultor Pietro Bracci - em 1762, 11 anos após a morte de Salvi.
Este estonteante monumento barroco esculpido em pedra Travertina foi cenário de vários filmes clássicos, incluindo La Dolce Vita de Federico Fellini.
E hoje, mais de 250 anos depois, a fonte de 49 metros de largura ainda atrai milhares de visitantes à pequena praça de trevi.
na sua maior parte adaptado a partir do texto presente na wikipédia.

Jogabilidade
0/10

Bem, não é bem o tipo de construção que se preste a jogos, principalmente devido à sua pequena escala.
Mas é o ideal para expôr. Este, por exemplo, vai ficar em exposição no Arte em Peças 2014 LEGO fan event, a ter lugar de 7 a 10 de Junho de 2014 no Centro Cultural de Paredes de Coura, junto dos outros conjuntos da linha Architecture.

Conclusão
10/10

Imagem final, enquadrada:


A comprar, sem dúvida! Para oferta ou para exposição. É um conjunto fantástico!  :)
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 21:45:12 por LBaixinho »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 21020 - The Trevi Fountain
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2014, 08:08:32 »
Já o tive na mão e posso confirmar que é bem pesado, se o compararmos com outros conjuntos Architecture.
Pessoalmente gosto do nível de detalhe alcançado pelo conjunto.

brunorafael

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1215
  • In a world made of glass I feel like abs
Re: [Review] 21020 - The Trevi Fountain
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2014, 23:51:14 »
Pessoalmente, os cavalos são a minha parte preferida.
De resto, muito bom set.
"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [Review] 21020 - The Trevi Fountain
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2014, 15:54:58 »
Pessoalmente não sou grande fã do tema Architecture.

Seja como for gostei da review do lfaria.

Sobre o set em si, acho que para um "monumento" como este para mim seria difícil abdicar dos detalhes.

Acho que esta linha funciona melhor com edifícios em que a estrutura em si é bela e como tal na redução da escala os detalhes que se perdem não são tão importantes.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

CesBrick

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 766
  • Olha que isso é uma técnica ilegal!!
Re: [Review] 21020 - The Trevi Fountain
« Responder #4 em: 05 de Junho de 2014, 17:14:54 »
Boa review, obrigado!!

Provavelmente não teria o mesmo impacto, mas acho que em "tan" em vez de branco era mais fiel à real..

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9369
  • My avatar is back!
Re: [Review] 21020 - The Trevi Fountain
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2014, 09:28:37 »
Eu presumo que a pedra era originalmente branca... mas foi ficando Tan com o tempo.  ;D

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: [Review] 21020 - The Trevi Fountain
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2014, 12:27:27 »
Eu presumo que a pedra era originalmente branca... mas foi ficando Tan com o tempo.  ;D
Acho que eles estão a contar com o amarelecimento do ABS branco. Isso meus senhores... é olhar para o futuro.  eh eh