image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje o nosso Portal?

Menu principal

[MOC] São João del-Rei Train Station

Iniciado por Adolfo, 01 de Julho de 2014, 13:24:11

Tópico anterior - Tópico seguinte

Adolfo

Olá, queridos irmãos portugueses!

É com muita satisfação que apresento meu primeiro MOC no fórum da Comunidade 0937.

Este projeto foi desenvolvido com muitos objetivos e apresentado inicialmente no fórum do LUG Brasil, grupo do qual faço parte. A construção é uma reprodução de uma estação de trem, que faz parte de um complexo ferroviário maior, localizada na cidade brasileira de São João Del-Rei, no Estado de Minas Gerais, uma das mais importantes cidades históricas e turísticas do estado. Ano passado o município celebrou seus 300 anos de fundação (1713-2013), o que representa muito para a realidade nacional, visto que o Brasil enquanto nação possui apenas pouco mais de 500 anos de existência e esse MOC foi uma forma que encontrei de homenagear o lugar, que teve um papel muito importante na minha vida.

Nascido e criado no Estado de Minas Gerais eu tive o prazer de conhecer as grandes cidades históricas dessa região do país ao longo de toda a minha vida. Ainda na infância, criei uma forte conexão com um dos maiores símbolos dos mineiros: o trem.

Seja como for, o trem está presente de diversas formas na vida do mineiro, nome dado para quem é natural desse estado. Desde o transporte de matérias-primas até mesmo no nosso jeito de falar o trem assumi formas inusitadas. É muito comum ouvir um mineiro se expressar fazendo perguntas do tipo "Uai, que trem é esse?", querendo dizer o que significa algo que ele não conhece, ou mesmo afirmando que "O trem tá feio!", quando quer dizer que a situação está complicada. São diversas as formas como o trem se faz presente em nossas vidas, mas sem dúvida alguma nada nos encanta mais do que um passeio de trem na Maria Fumaça!

O transporte de passageiros por trem a vapor possui uma rica história em Minas Gerais e em outras partes do país, mas o passeio entre duas das mais belas cidades históricas do Brasil, São João del-Rei a Tiradentes, tem lugar reservado no roteiro de qualquer turista.

Na minha vida, a Maria Fumaça me motivou a praticar meu antigo hobby, o ferromodelismo, substituído aos poucos pelos nossos queridos bloquinhos de montar. Por causa da minha formação profissional (Bacharel em Turismo) adquiri um olhar crítico com relação ao patrimônio histórico e encontrei uma boa oportunidade para contribuir com a preservação e conservação de nossa história.

Tenho discutido através do hobby que muitos caminhos levam a identidade de um povo e talvez a história que existe por trás do seu patrimônio histórico reflita de forma mais clara as memórias do passado e dos fatos ocorridos. Somente preservando o passado poderemos construir um equilíbrio com o futuro. As obras criadas visando o fortalecimento desse elo podem ser feitas de diversas maneiras e o LEGO é uma forma inteligente de incentivar a preservação do patrimônio histórico e despertar a consciência coletiva para a cultura, a história e a arte.

Sendo assim, seguem as fotos do MOC da Estação Ferroviária de São João del-Rei, uma das estações mais simbólicas de Minas Gerais e um pedaço vivo e pulsante da história de todos os brasileiros, localizada na cidade de mesmo nome e que se reencontra com sua própria história

Dados técnicos da obra:

Comprimento: 7 baseplates de 32x32
Largura: 5 baseplates de 32x32
Altura: 50 cm
Quantidade de peças: pouco mais de 20.000
Peso: aproximadamente 17kg
Tempo de planejamento e construção: 1,5 ano

São João del-Rei Train Station 1 por Adolfo LUG Brasil, no Flickr

São João del-Rei Train Station 5 por Adolfo LUG Brasil, no Flickr

São João del-Rei Train Station 8 por Adolfo LUG Brasil, no Flickr

(edit: acerto da tag no título - lbaixinho)
LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

Eínon

Está uma obra fantástica e imponente!  ;D

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

golfman

LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

CesBrick

Parabéns Adolfo, está muito bom!

Gosto particularmente das janelas e das portas. E o comboio também está muito bom! Parabéns.

LBaixinho

Ena, parabéns Adolfo! É, sem dúvida alguma, uma construção imponente.

Fui fazer uma pesquisa na net e realmente cumpres todos os traços característicos da estação.
Gostei particularmente dos dois arcos em cima das janelas do primeira andar.

Francisco Sousa

Muito bom este teu primeiro MOC.
Gosto especialmente do telhado da estação.
Espero que continues com o bom trabalho e estou ansioso para ver mais MOC's teus :-)d
"only the best is good enough"

Adolfo

Obrigado pelos elogios, pessoal! Cada parte desse MOC foi desafiador, mas os telhados me deram muito trabalho. Valeu como experiência para os próximos.

A. Pedroso

André Pedroso

rupi

Está um MOC muito bom e com um tamanho impressionante, sim senhor :-)d
Agora só precisava de mais um pouco de trabalho na área envolvente, com mais minifigs e pormenores no cenário.

D10G0

Adolfo

Citação de: rupi em 09 de Julho de 2014, 00:01:00
Agora só precisava de mais um pouco de trabalho na área envolvente, com mais minifigs e pormenores no cenário.

Só agora vi seu comentário, mas já respondo.

Concordo com você, mas o meu problema é que eu não tenho muitas minifiguras, por incrível que pareça. Utilizei quase todas que eu tenho para poder povoar a estação e tirar as fotos. Se você reparar bem, misturei os minifigs da linha pirata com os colecionáveis em cenas que eu pudesse disfarça-los, mas que cumprisse com o objetivo do povoamento. Somente quando participo da nossa exposição anual aqui no Brasil é que posso contar com muitas minifiguras, já que com a ajuda dos colegas AFOLs essa tarefa se torna mais fácil.

Espero poder melhorar para os próximos MOCs porque no ano passado meu castelo sofreu do mesmo problema e tive que recorrer a mesma solução. Sigamos trabalhando!

hugo.tx

Uau fantástica. Também concordo mais mini figuras mais movimento começa a investir mais nas mini figuras acho eu  ;)

douronet

Adoro os telhados dos edifícios e a cobertura central que está fantástica. As cores então, nem se fala 5* :-)d

Adolfo

Olá, pessoal!

No início deste mês de novembro ocorreu a 4ª Expo LUG Brasil em São Paulo, que em breve teremos um artigo no nosso portal/Facebook para todos poderem ficar a par do que o correu e eu participei com minha estação de trem. Coloco apenas uma foto abaixo, tirada por Kevin Hinkle, que esteve em nosso evento, para vocês terem uma noção mais geral. Outros detalhes e fotos da obra podem ser conferidos no meu perfil no Flickr. Divirtam-se!

São João del-Rei Train Station - Expo LUG Brasil 2014
by Adolfo LUG Brasil, on Flickr

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937