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Estrutura de um ficheiro Ldraw

Iniciado por El_gordo, 01 de Outubro de 2006, 03:28:37

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El_gordo

Já acho que vai sendo da maior conveniência dar início a um pequeno tutorial de Ldraw. Como não tenho grandes pretensões de conseguir dominar o programa, vamos começar pelo simples. Neste caso, analisar o conteudo dum ficheiro:

0 Untitled
0 Name: abc.ldr
0 Author: MLCad
0 Unofficial Model
0 ROTATION CENTER 0 0 0 1 "Custom"
0 ROTATION CONFIG 0 0
1 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 -1 0 0 3707.DAT
1 0 0 50.605 116.588 0 0 -1 0.92388 0.382683 0 0.382683 -0.92388 0 3705.DAT
1 4 0 0 75 -1 0 0 0 1 0 0 0 -1 4273.DAT
1 2 22 0 75 -1 0 0 0 1 0 0 0 -1 44.DAT
1 4 0 18.5 103 1 0 0 0 0.382683 0.92388 0 -0.92388 0.382683 4273.DAT
1 2 22 18.5 102.497 1 0 0 0 0.382683 0.92388 0 -0.92388 0.382683 44.DAT
0


Cabeçalho, por linha:

  • Texto (notar o zero inicial); Título do projecto; é editável. Não confundir com o nome do ficheiro!
  • Texto; Nome do ficheiro (aquilo que vai aparecer na pasta depois de ser guardado)
  • Texto; Autor (para quem se quer certificar que o seu nome não cai no esquecimento - eu nem perco tempo, há maneiras melhores de perpetuar o nome ;))
  • Texto; acho que não é preciso explicar
  • Rotation center: o eixo para as rotações, normalmente definido por defeito como o centro da área de trabalho inicial. Se construírem muito para um lado apenas, vai notar-se isto ao rodar as peças, mas só significa que as têm de arrastar duma posição mais afastada para o sítio certo. Não vale a pena mexer aqui em projectos pequenos.
  • Rotation config: um mistério, para mim.

Inicia-se então a parte de projecto propriamente dita, ou seja, as linhas que começam com o 1. Em cada linha, e separados por espaços, temos:

  • 1 - para definir como programação e não comentário
  • Cor (cada cor tem um valor atribuído)
  • 6 valores posicionais (eixos x, y e z; e 3 valores para a distorção nestes eixos, úteis para peças flexíveis, hilariantes para peças rígidas)
  • 6 valores rotacionais, definidos em x, y e z, em pares de senos e co-senos
  • Referência da peça (a terminação .dat significa "data", e reporta a um dado na biblioteca de peças do programa)

Finalmente, o ficheiro termina sempre numa linha com um zero.

Pronto, já está. Nem é muito complicado - apesar de os valores a introduzir em cada campo poderem em si requerer muito cálculo, quando os processos tradicionais de clicar nos botõezinhos não dão resposta ao problema.

Obrigado ao BionicDroid, que me deu o pretexto para esta explicação (e o ficheiro :P)


Pedro

LBaixinho

No mês passado houve algumas alterações no header dos ficheiros ldraw, não sei se tiveste isso em conta.
De qualquer forma fica aqui o link para a explicação do novo header.

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 01 de Outubro de 2006, 09:17:14
No mês passado houve algumas alterações no header dos ficheiros ldraw, não sei se tiveste isso em conta.
De qualquer forma fica aqui o link para a explicação do novo header.

Este header de que falas refere-se aos ficheiros .dat, das peças. Não tem influência nos ficheiros .ldr.


Pedro

LBaixinho

Citação de: El_gordo em 01 de Outubro de 2006, 15:26:33
Citação de: LBaixinho em 01 de Outubro de 2006, 09:17:14
No mês passado houve algumas alterações no header dos ficheiros ldraw, não sei se tiveste isso em conta.
De qualquer forma fica aqui o link para a explicação do novo header.
Este header de que falas refere-se aos ficheiros .dat, das peças. Não tem influência nos ficheiros .ldr.

Realmente tens razão!!! como o formato dos ficheiros é parecido... :)

El_gordo

Fui confirmar, e os ficheiros Ldraw mais antigos tinham também a extensão .dat; isso mudou numa das actualizações do programa, para evitar confusões. Portanto pelo menos já sei o que te induziu em erro ;)


Pedro

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