A LEGO, como é hábito nesta altura do ano, disponibilizou o relatório anual na sua página de Internet:
https://www.lego.com/en-us/aboutus/news-room/2019/february/annual-results-2018/No ano de 2018 voltou o aumento das vendas, desta vez com apenas um dígito: 3%
As vendas nos mercados tradicionais (Europa e América do Norte) cresceram, mas no mercado chinês (onde planeia abrir dezenas de lojas em 2019) cresceram a 2 dígitos (A região Asia + Pacífico representa ~15% das vendas globais)! Para 2019 esperam o mesmo tipo de resultado.
Os temas mais vendidos foram City, Technic, Star Wars, Friends e NINJAGO.
Harry Potter, Jurassic World e Creator também "performed strongly".
Os novos produtos representam 60% das vendas aos consumidores.
Por mercados, embora todos tenham subido, as Americas perderam 0.7% (para 38.4%), a Europa + Médio Oriente + Africa ganharam 0.2% (para 46.4%) e a Asia + Pacífico ganharam os restantes 0.5% (para 15.2%).
E lembram-se da história "parece que não vendemos tanto porque estivémos a consumir o inventário"? Pois, este ano subiu tudo no inventário: a matéria prima em armazém, os WIP e os produtos terminados...
Curiosidades do relatório:
Continuam a gastar mais em pessoal do que em "matéria prima".
As fábricas do México e da Hungria tiveram expansões nos armazéns.
Nova descida no número de empregados (ainda acima dos números de 2015, com o máximo em 2016).
As despeas de R&D subiram de 550 mDKK para 822 mDKK!
Parece que a colaboração com a KABOOKI acabou.
Revenue de licenças: 509mDKK (desceu) vs. Despesas de licencas: 2689mDKK (subiu)
A Merlin paga 29 mDKK para usar a marca LEGO.
Distribuição de dividendos para os acionistas (continuam existir apenas 205 ações, de 3 tipos diferentes) subiu: após os 34.1 mDKK do ano passado, passaram para 39 mDKK este ano. Este valor é por ação, façam as contas...
