Review do set 21021 Marina Bay Sands
Referência: 21021Nome: Marina Bay Sands
Tema: Architecture
Ano de Edição: 2014
Número de Peças: 602
Preço LEGO®: N/A
Preço por peça: N/A
Dados de compra: N/A
Instruções: Sim, um livro com 112 páginas
Autocolantes: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do livro de instruções.

Embora pertença ao tema LEGO Architecture este conjunto não foi vendido a nível mundial nem sequer através da loja online da LEGO (S@H), ou seja, foi apenas vendido localmente em Singapura, nomeadamente na própria loja do Hotel e outras nos arredores (note-se a representação na caixa "Limited Edition"). Por este motivo, desconheço o preço do mesmo. Trata-se portanto de um conjunto exclusivo por estranho que pareça e há a salientar que foram ainda lançadas versões ainda mais exclusivas com uma caixa a envolver a caixa do set dotada ainda de um CD, cujo conteúdo se pensa ter a ver com o edifício em destaque.
Esta review existe porque gostando eu deste tema dada a minha profissão e pela vontade em completar a colecção me vi obrigado a procurar e juntar todas as peças deste conjunto para o poder construir.
Peças
Este é um conjunto dominado por peças na cor White e Trans-Light Blue. Destaco a quantidade de plates nas cores predominantes e as white grilles (90 unidades!).
Este conjunto contém algumas peças menos habituais e que pelo menos à data da sua saída eram praticamente exclusivas deste set, nomeadamente as duas unidades da
99780 White Bracket 1 x 2 - 1 x 2 Inverted. Além destas aparecem também na sua nova versão os
15574 White Jumpers e as
14769 White Tiles Round 2x2 com anti-stud na base.
No final do livro de instruções aparece a listagem exaustiva de peças deste set e que pode ser consultado e descarregado
AQUI. Aproveito para indicar que me debati com a dificuldade em ter uma ideia correcta da listagem de peças visto que tanto o Brickset como o Bricklink têm listas de peças incorrectas/incompletas (portanto se o quiserem construir limitem-se às instruções oficiais).
Construção
É sem dúvida uma construção interessante, não só pela aplicação de
SNOTwiki em praticamente todo o edifício, mas também pela inteligente ligação dos vários elementos e do edifício à sua base e topo através de peças technic de uma forma muito simples e que aparentemente .
Em algumas fases da construção ficamos um pouco aborrecidos pela monotonia de ter de realizar a mesma construção parcial repetida por três vezes, uma por cada torre, além de termos de colocar as imensas tiles trans-light blue e white grilles.

Para mim, a técnica mais interessante usada na construção foi a ligação entre fachadas de cada torre com recurso a uma construção secundária colocada no miolo interior de cada torre, como podemos ver na imagem seguinte:
Para completar o SNOT foram usadas as plates 1x1 e 1x2 ligadas pelas
4081b White Plate, Modified 1 x 1 with Clip Light - Thick Ring. Após este pormenor passou-se ao preenchimento da fachada envidraçada com a repetição da construção com as peças apresentadas (um exemplo já terminado, um intermédio e à direita as peças separadas prontas a serem usadas na terceira torre):
A construção culmina com a montagem da cobertura que une as três torres com a sua famosa piscina, a "Infinity Pool", usando mais SNOT e slopes para se conseguir o efeito arredondado e em formato de barco no oceano (ilusão criada pelo arquitecto através das fachadas das torres envidraçadas imitando a água para quem visualizar o edifício de terra).
Desenho
Este é sem dúvida um conjunto com um design atractivo, tal como a sua representação real, acredito que terá sido um desafio conseguir recriar as suas linhas pouco lineares na métrica LEGO e para isso foi necessário recorrer a técnicas pouco habituais, mas que resultaram perfeitamente. O único ponto negativo que tenho a apontar é a simplicidade da base apenas em tiles 2x4 DBG, podiam ter tentado incorporar mais algum elemento já que o complexo do Marina Bay Sands não se resume a este edifício.
Conclusão
Diria que este é um set a não perder, não fosse a sua inexplicável exclusividade. Não só proporciona, apesar de alguma monotonia, uma construção interessante, mas também é um belo conjunto para ter exposto em casa. Aproveitei para reportar à LEGO Customer Service a minha insatisfação pela não possibilidade de o adquirir e pelos preços exorbitantes do mesmo no mercado paralelo, que não era a melhor forma de servir este nicho de mercado adulto com este tipo de posicionamento. A resposta foi no mínimo caricata e fiquei desiludido, coisa rara, com a indicação da LEGO que poderia adquirir em Singapura o conjunto ou talvez contactar com um amigo que mo pudesse enviar... (o conjunto esgotou em poucas semanas localmente) fruto da especulação que se criou, até a tile impressa exclusiva é vendida a preços absurdos...
Por ser uma desilusão em termos de disseminação da sua venda e falha grave no marketing da linha Architecture este conjunto não leva melhor nota da minha parte, porque aparte desta infeliz situação é um excelente set e bastante bonito representativo das maravilhas da Engenharia com aquele topo em consola com dezenas de metros de comprimento em suspenso.
Ver informações acerca deste set no
Bricklink e
BricksetFotos da restante construção
Flickr