image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Tabuleiro de Xadrez  (Lida 1658 vezes)

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
[MOC] Tabuleiro de Xadrez
« em: 16 de Fevereiro de 2015, 12:27:19 »
Vamos jogar xadrez? :D

Tabuleiro de Xadrez


Este tabuleiro só agora revelado a toda a 0937 já era do conhecimento de alguns AFOL's da zona de Lisboa; dei a conhecê-lo em WIP por volta do Verão passado, salvo erro, num dos últimos encontros de Junho. Entretanto como se encontrava na minha pasta de WIP's foi deixado um bocadinho ao "abandono" e nunca mais me lembrei dele, até que, quando estava a fazer a actualização dos meus outros WIP's, dei com ele e resolvi acabá-lo de vez :)
Comecei a estrutura-lo quando foi falado num tópico aqui na 0937 de actividades para o AeP (ou título parecido) e lá falei de tabuleiros de xadrez e foi a partir daí que surgiu o concept. Depois passei uma semana a pesquisar outro tipo de jogos que tinham sido lançados pela LEGO como creationary (que foi oferecido ao meu irmão), o labirinto do minotauro, os mini-jogos do Star Wars, entre outros para encontrar um padrão de como iria ser feito: com ou sem minifigs, muitas ou poucas peças, muitos ou poucos detalhes :) (cuidado que o MOC tem um Easter Egg incluido ;))

Outros factores que também ajudaram à concepção foi o facto de eu gostar de xadrez (apesar de não ser assim grande expert a jogar) e o MOC do Reekardoo, nosso colega aqui na 0937, ter lançado um "Space Chess" (http://comunidade0937.com/forum/index.php/topic,13145.0.html); totalmente diferente do meu, verdade, mas na mesma inspirador pela história que tem por detrás e por ter sido feito com minifigs :D




Fotos dos figurinos:



Respectivamente nas duas equipas, da esquerda para a direita temos: Peão, Cavalo, Bispo, Torre, Rainha e Rei

Espero que tenham gostado :)
André Pedroso

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2015, 12:35:32 »
Olha que original que estão as peças de xadrez :-)d Nas peças apenas trocaria na equipa preta os capacetes do peão com o do cavaleiro (não me parece muito lógico aquele tipo de capacete num cavaleiro). Relativamente ao tabuleiro, não gosto muito das torres, penso que em termos de jogabilidade iriam interferir e dificultar o acesso às figuras...

Então mas conta lá essa do Easter Egg ???

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro de 2015, 12:58:22 »
Citar
Olha que original que estão as peças de xadrez :-)d Nas peças apenas trocaria na equipa preta os capacetes do peão com o do cavaleiro (não me parece muito lógico aquele tipo de capacete num cavaleiro). Relativamente ao tabuleiro, não gosto muito das torres, penso que em termos de jogabilidade iriam interferir e dificultar o acesso às figuras...

Então mas conta lá essa do Easter Egg ???

@Seraph: Obrigado! Não foi fácil fazê-las, tive que ver muito bem todos os apetrechos que tinha :D Sim poderei ver se existem alguns capacetes que se adeqúem melhor à personagens mas atenção que a figura do cavalo apenas é representativa ;)
Quanto ao Easter Egg olha bem para a foto e vê-la se não encontras algo que se relacione com a 0937? ;) (e já falei demais ;D)
André Pedroso

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2015, 13:14:46 »
Acho que trocaria apenas o capacete do peão metia no cavaleiro(cavalo), o capacete do cavaleiro(cavalo) metia no peão ;)
Ahhhhhhhh! Easter Egg apanhado ;D

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro de 2015, 14:39:56 »
Acho que está uma ideia engraçada, no entanto em termos práticos para jogar as torres não devem dar muito jeito.
This is Comunidade 0937!!!

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro de 2015, 17:20:26 »
Esta realmente interessante mas concordo com o resto do pessoal aquelas torres iam atrapalhar bastante.

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro de 2015, 17:23:09 »
Citar
Acho que está uma ideia engraçada, no entanto em termos práticos para jogar as torres não devem dar muito jeito.
Citar
Esta realmente interessante mas concordo com o resto do pessoal aquelas torres iam atrapalhar bastante.

@hugosantos e @alexis: Se as puser mais para as pontas pode ser que não dê tanto essa noção e na mesma possa tornar a jogabilidade mais facil. Concordam? :)
Eu fiz as torres para uma mera questão de enfeitar o cenário e não ser um simples tabuleiro de xadrez e se a opção acima não der jeito nenhum sou todo ouvidos para sugestões. Sim que eu quero rifar alguém para fazer uma coisinha destas para o AeP ;D
André Pedroso

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2015, 17:43:41 »
Basta pensares que ao jogar as nossas mãos dirigem-se exactamente para o canto do tabuleiro até a peça que vamos jogar e as torres estarão mesmo no caminho desse movimento, se calhar algo mais baixo e sem elementos sensiveis (as bandeiras) resolve esse problema.

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2015, 18:11:25 »
Citar
Basta pensares que ao jogar as nossas mãos dirigem-se exactamente para o canto do tabuleiro até a peça que vamos jogar e as torres estarão mesmo no caminho desse movimento, se calhar algo mais baixo e sem elementos sensiveis (as bandeiras) resolve esse problema.
@alexis: Sim é verdade, iriam saltar muitas vezes do telhado! Eu já alterei um bocadinho o display e gostava de saber a opinião sobre esta disposição (eu pessoalmente gosto mais mas falta-lhe um bocadinho de cor, tipo vermelho como tinha no anterior ;)) e como falaste em algo mais baixo porque não usar as torres "por baixo" :)

André Pedroso

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro de 2015, 01:54:17 »
Como o Mies van der Rohe diria: "less is more"  ;)

Esse elevar do tabuleiro é completamente o oposto da ergonomia, vai obrigar os jogadores a andarem mais tempo de braços no ar, será mais cansativo... Porque não colocas apenas duas torres a ladearem o tabuleiro, talvez a meio já não sejam obstáculos para a jogabilidade.

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 960
  • ...
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2015, 14:11:07 »
Citar
Como o Mies van der Rohe diria: "less is more"  ;)

Esse elevar do tabuleiro é completamente o oposto da ergonomia, vai obrigar os jogadores a andarem mais tempo de braços no ar, será mais cansativo... Porque não colocas apenas duas torres a ladearem o tabuleiro, talvez a meio já não sejam obstáculos para a jogabilidade.
@Seraph: Tens razão! Se fosse para meter numa mesa iria cansar muito os braços, não pensei nisso. Quando fiz, pensei numa perspectiva de estar sentado no chão a jogar. :)
Só duas torres a meio? Tenho que experimentar a ver como fica :)
André Pedroso

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2015, 14:49:50 »
As torres ficam mais porreiras, sem dúvida mas se fosse eu estava sempre às cotoveladas às peças  ::)

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] Tabuleiro de Xadrez
« Responder #12 em: 17 de Fevereiro de 2015, 22:04:53 »
Gosto da opção do seraph, acho que será o equilíbrio certo entre função e estética.