image/svg+xml

Autor Tópico: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?  (Lida 861 vezes)

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9365
  • My avatar is back!
Se já deram uma vista de olhos a algum (nos quadros temáticos) verão que a opção até agora tem sido a 5, que é a que dá menos trabalho.  ;)
Mas dependendo da preferência da maioria, pode passar a ser de outra forma.

É isso mesmo, queremos saber o que preferem ver nos índices das review publicadas no fórum.

- A imagem da caixa
- A imagem do set construido
- Ambas, mesmo sabendo que ocupa o dobro do espaço.
- Não acho útil ter qualquer imagem (porque já há uma no tooltip)
- É-me indiferente

Um voto por pessoa. 5 dias.

Opiniões por extenso também são bem-vindas!  ;D

Edit: Será feito na medida do possível, já que a imagem em causa pode não estar disponível.
As fontes que usamos normalmente são o Brickset ou o Bricklink. Mas em casos especiais (conjuntos muito antigos ou muito raros) teve que se recorrer a recursos alternativos.
« Última modificação: 20 de Março de 2015, 14:37:16 por lfaria »

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [Sondagem]
« Responder #1 em: 20 de Março de 2015, 14:34:35 »
Imagem da caixa creio que é sempre a mais directa para identificação do set e consequente review.
This is Comunidade 0937!!!

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9365
  • My avatar is back!
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #2 em: 20 de Março de 2015, 14:38:22 »
Só como curiosidade, não temos nenhuma review dos seguintes temas:







« Última modificação: 20 de Março de 2015, 14:40:09 por lfaria »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #3 em: 20 de Março de 2015, 14:46:18 »
Também vou pela caixa, mas não me queixo de aparecer a do set construído.

A ver se faço uma review do Galaxy Squad, tenho alguns sets (já abertos).

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #4 em: 20 de Março de 2015, 15:05:20 »
Gosto de ver a caixa também, mas muitas vezes quando quero ver alguns pormenores vou à pesquisa de imagens com o set já montado.

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1640
  • Where am I going now?
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #5 em: 20 de Março de 2015, 15:05:57 »
O meu voto vai para a imagem da caixa e do set construido. Se a imagem da cixa nos chama a atenção (ou não!...) a do set construído ajuda na perceção do que está dentro da mesma, suas dimensões, como fica após a sua construção... apenas uma opinião pessoal.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #6 em: 20 de Março de 2015, 15:11:52 »
Atenção que o faria está a perguntar apenas quanto à imagem que aparece no índice. Ninguém vai ver o set em si, para isso segue o link que está no índice para ver a review inteira.
« Última modificação: 20 de Março de 2015, 15:59:31 por LBaixinho »

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #7 em: 20 de Março de 2015, 15:14:18 »
Desde que tenha uma imagem com o set construído não me causa grande transtorno ser capa do caixa ou seja lá o que for.

Talvez ajude é se for várias pessoas a fazer o índice para manter alguma consistência.
Nine

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9365
  • My avatar is back!
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #8 em: 20 de Março de 2015, 15:26:59 »
Talvez ajude é se for várias pessoas a fazer o índice para manter alguma consistência.

Várias reviews do mesmo set não provocam mais entradas nos índices, apenas várias "pontuações" associadas ao set em causa.

Para exemplo vê o índice do tema Creator (no quadro Outros), que tem vários sets (4956, 5893, 6754) com reviews "duplicadas".
Nestes casos é interessante comparar as pontuações.  ;)
« Última modificação: 20 de Março de 2015, 15:31:06 por lfaria »

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1640
  • Where am I going now?
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #9 em: 20 de Março de 2015, 15:36:40 »
Atenção que o faria está a perguntar apenas quanto à imagem que aparece no índice. Ninguém vai ver o set é si, para isso segue o link que está no índice para ver a review inteira.
Sorry!.. My fault! É o que dá estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo... Para o Review, opto então pela caixa, pois é a melhor forma de identificar o mesmo.

NPimenta

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1119
    • NP Collection
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #10 em: 20 de Março de 2015, 17:42:43 »
Também voto pela caixa,

geralmente é a "primeira" coisa que um dono do set vê

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #11 em: 20 de Março de 2015, 17:45:27 »
Talvez ajude é se for várias pessoas a fazer o índice para manter alguma consistência.

Várias reviews do mesmo set não provocam mais entradas nos índices, apenas várias "pontuações" associadas ao set em causa.

Para exemplo vê o índice do tema Creator (no quadro Outros), que tem vários sets (4956, 5893, 6754) com reviews "duplicadas".
Nestes casos é interessante comparar as pontuações.  ;)

Acho que me expliquei mal ...

O facto de decidir por um formato (caixa, set, ...) pode facilitar para existir uma uniformidade pelos vários índices de reviews.
Nine

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #12 em: 20 de Março de 2015, 17:46:17 »
Voto pela caixa também! Porque associa-se logo ao produto que está disponível para venda e a consulta de uma review tem muitas vezes esse objectivo, saber a opinião de quem comprou para ajudar-nos a decidir se compramos ou não. A imagem da caixa sempre que é retirada do Brickset garante uma homogenia do aspecto do índice.

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9365
  • My avatar is back!
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #13 em: 20 de Março de 2015, 18:04:59 »
Acho que me expliquei mal ...

O facto de decidir por um formato (caixa, set, ...) pode facilitar para existir uma uniformidade pelos vários índices de reviews.

 :facepalm: sorry, eu é que percebi muito mal.

Tens razão e concordo contigo, é essa a ideia. ;D

Se a ideia de ter reviews é dar aos potenciais compradores informação mais detalhada sobre um dado set,
a ideia de ter índices de reviews é dar um método mais fácil de determinar se um dado set já foi reviewed e, em caso afirmativo, providenciar um link directo para o dito artigo.
Para isso convém que os índices sejam fácilmente navegáveis (sem excesso de informação, já que são um resumo) e que a sua informação seja suficiente para identificar o set em causa (neste momento é usado o set ID, nome, imagem, autor da review e avaliação final).
Uma das coisas que ainda não me soa bem é a dualidade de nomes de set usados: Uns em Inglês e uns quantos em Português. Mas isso é outra conversa.

Infelizmente, mesmo que os índices fiquem harmonizados, as reviews em si não o estão a 100%, mesmo com a existência de um guia para reviews.
De qualquer modo, o maior problema é a perda de imagens, cujos links se vão quebrando com o tempo.

Entretanto também se andam a "pescar" reviews não indexadas... se alguém encontrar uma, avise no quadro temático próprio!  ;)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Sondagem] No índice de reviews, que imagem preferes associada a um set?
« Responder #14 em: 20 de Março de 2015, 18:13:53 »
(...)
Infelizmente, mesmo que os índices fiquem harmonizados, as reviews em si não o estão a 100%, mesmo com a existência de um guia para reviews.
(...)

Pessoalmente não vejo o guia como algo obrigatório, mas aconselhável.
De qualquer maneira, e como sugeri noutro tópico, acho que o guia merecia uma atualização.