image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 60002 - Fire Truck  (Lida 574 vezes)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
[Review] 60002 - Fire Truck
« em: 04 de Abril de 2015, 20:28:43 »
Review do set 60002 – Fire Truck

Referência: 60002
Nome: Fire Truck
Tema: CITY
Ano de Edição: 2013
Número de Peças: 209
Preço LEGO®: €19,99
Preço por peça: € 0,095
Instruções: Sim, 1 livro
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 2
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final das instruções


60002_00_box by seraph_pt, on Flickr

As peças
8/10


60002_01 by seraph_pt, on Flickr

As peças vêm divididas em duas saquetas numeradas e são 209. O preço por peça é convidativo, no entanto, não encontramos peças exclusivas. As peças que destaco por não serem muito comuns são: a Box 3x4 em bright yellow, o windshield 4546691 em trans light blue, as duas peças de escada e as duas portas 4262006. As restantes peças na sua maioria são comuns, algumas são bastante úteis noutro tipo de construções, como por exemplo os profile brick 1x2, os brick with bow 1x4, entre outras.


60002_02 by seraph_pt, on Flickr

As duas minifigs que acompanham este conjunto não são exclusivas, mas, de grande qualidade e utilidade, com torso impresso de ambos os lados e com impressões tipo "reflectoras".
Os bombeiros de 2013, na minha opinião, foram os sets mais bem conseguidos e com melhores minifigs nesta temática.

De referir ainda, que não existem peças impressas neste conjunto, mas sim 7 stickers para colar. Penso que o brick 1x3 em LBG podia vir impresso, assim como a peça de tejadilho.


60002_07 by seraph_pt, on Flickr

Nas sobras temos o habitual neste tipo de sets, com destaque para a plate round 1X1 with throughg hole.

A construção
7/10

A construção realiza-se ao longo de 73 páginas.


60002_03 by seraph_pt, on Flickr

As instruções começam pelas minifigs e pela boca-de-incêndio.


60002_04 by seraph_pt, on Flickr

A primeira fase de construção do camião é feita ao longo de 28 passos e serve para construir basicamente o “chassis” e as portas para o arrumo da caixa.
Duas curiosidades nesta fase da construção: o uso de inverted roof tiles 1x2 por trás dos pára-lamas fez-me lembrar a construção do antigo 6593 (e tantos outros da mesma época), depois num registo menos nostálgico, o uso de 4 radiator grille 1x2 em locais que não ficam visíveis.


60002_05 by seraph_pt, on Flickr

A construção é simples e o único SNOT é o habitual neste tipo de construção, para os faróis dianteiros e traseiros do veículo.

A segunda fase decorre ao longo de outros 22 passos, onde se constrói o habitáculo, todo o corpo do camião e o mecanismo da escada magirus.
O que achei estranho nesta construção é a existência de vários vazios entre peças (um deles é visível dentro do habitáculo), existindo várias peças que apesar de serem compridas apenas assentam nos dois studs dos seus extremos.


60002_06 by seraph_pt, on Flickr

O desenho
8/10

Como referi anteriormente, na minha opinião, 2013 foi o melhor ano desta temática e o desenho deste camião agrada-me bastante. Gosto do desenho do camião, porque dá a sensação de camião possante e com todos os apetrechos que os bombeiros necessitam para socorrer nos mais diversos cenários. Um ponto que achei muito bem conseguido é o habitáculo com capacidade para as duas minifigs e a forma como se consegue facilmente aceder ao mesmo com a retirada do tejadilho (que apesar de serem poucos os studs de conexão, são suficientes para o tejadilho não voar). O único ponto negativo do desenho é a falta de um espaço ou de holders para albergar a mangueira de conexão do camião à boca-de-incêndio.

Jogabilidade
9/10

Para um conjunto da temática Bombeiros, dois minifigs, vários acessórios (em que destaco a serra rotativa) e um camião com escada, a brincadeira é garantida. O que poderia enriquecer o conjunto era a existência de algo que justificasse um cenário de salvamento, mas, também iria encarecer o set.


60002_08 by seraph_pt, on Flickr

Conclusão
8/10

Em conclusão, é um belo conjunto da temática Bombeiros, 2013 foi um ano de aposta forte no tema e a meu ver uma boa evolução em relação a anos anteriores. Cumpre os objectivos do que teria que ser o conjunto. Achei alguns pormenores construtivos um pouco estranhos ou mesmo de recurso a soluções económicas no uso de peças.
Em suma, é um conjunto que enriquece qualquer cidade.

Ricky Silva

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2950
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
Re: [Review] 60002 - Fire Truck
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2015, 20:49:12 »
Bom review! Falando por mim :P é um set bom para peças...
Mas sem duvidas, enriquece qualquer cidade.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 60002 - Fire Truck
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2015, 22:17:27 »
Review bastante interessante e esclarecedora.
Ainda no outro dia vi este conjunto nas prateleiras de uma loja. Será que vai estar disponível durante vários anos como aconteceu com o 7239 (que segundo o brickset esteve disponível de 2005 até dezembro de 2011!)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [Review] 60002 - Fire Truck
« Responder #3 em: 05 de Abril de 2015, 00:20:54 »
Obrigado :-)d

Na minha opinião este tem rodas para estar disponível durante tantos ou mais anos do que o 7239 ;D Na minha opinião, a escala e o desenho deste é muito mais bem conseguido do que os camiões de bombeiros de anos anteriores.

Depois da review encontrei um defeito no desenho do camião... Como é que a minifig chega à escada magiru ??? Falta ali uma escada para subir à parte de cima do camião ::)

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [Review] 60002 - Fire Truck
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2015, 17:30:35 »
Por acaso comprei este set mas não o montei. Está fechado na cave.  :(

Seja como for boa review.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!