image/svg+xml

Autor Tópico: Brick-a-pic: Turn any picture into a LEGO mosaic  (Lida 551 vezes)

King Andy

• ....
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
Brick-a-pic: Turn any picture into a LEGO mosaic
« em: 25 de Abril de 2015, 23:53:08 »
Não sei se alguém por aqui já reparou mas o meu novo avatar é um mosaico de uma foto minha que na minha opinião ficou muito porreiro. Foi feito usando o site www.brickapic.com, que permite a criação automática e online de fotografias em mosaicos LEGO de 16x16, 32x32 e 48x48 studs.

A utilização é bastante simples, basta fazer o upload de uma qualquer fotografia e automaticamente esta é transformada num mosaico. O utilizador tem ainda as opções de selecionar a dimensão desejada do mosaico e preferir por usar apenas cores atualmente em produção pela LEGO para reduzir os custos da possível montagem em ABS. No fim é possível comprar uma imagem de página inteira para usar como instruções, mas quem quiser usar o mosaico como avatar ou assim dá para fazer printscreen e conseguir um mosaico feito automaticamente.

Infelizmente o site não permite dimensões maiores dos mosaicos, que seria interessante para possibilitar a criação daqueles gigantescos que por vezes aparecem na internet.

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
Re: Brick-a-pic: Turn any picture into a LEGO mosaic
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2015, 11:32:46 »
... seria interessante para possibilitar a criação daqueles gigantescos que por vezes aparecem na internet.

...e nos eventos quase todos de vários  LUGs, incluindo a Comunidade0937.  ;D

É sempre bom ter mais possibilidades.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #2 em: 26 de Abril de 2015, 12:16:06 »
Sim, nós utilizamos o pictobrick (http://www.pictobrick.de/en/pictobrick.shtml). Serve perfeitamente para o que queremos, apesar de ter um interface nada amigável.

King Andy

• ....
  • Don't be just another brick in the wall.
    • MOCpages
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2015, 12:38:00 »
Eu já sabia da existência de um software para a criação de mosaicos de grandes dimensões e também que este não era muito fácil de usar, agora já sei o nome.

O brickapic não é tão funcional mas ganha pela simplicidade e serve para fazer coisas simples como o que eu fiz.

hugo.tx

• .....
  • SGT Teixeira
« Responder #4 em: 26 de Abril de 2015, 15:02:42 »
Há formas mais fáceis de fazer isso. Peguei no teu avatar LBaixinho e demorei uns segundos:

Tudo depende de quantas cores queres, neste caso usei 20, 15 e 10 se não me engano

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #5 em: 26 de Abril de 2015, 15:29:52 »
O problema da solução que utilizaste é que não são cores que existam em LEGO.
Ou seja, pegar no photoshop e pixelizar não chega para fazer um mosaico com peças LEGO. É mais simples utilizar programas que vão aparecendo por aí.

Aliás, a própria LEGO teve um há mais de 10 anos atrás, mas apenas trabalhava com 5 tons (white, very light grey, light grey, dark grey e black). Depois vendia as peças necessárias para se fazer o mosaico.

hugo.tx

• .....
  • SGT Teixeira
« Responder #6 em: 26 de Abril de 2015, 16:13:45 »
Aqui não foi bem aplicar um filtro para pixelizar. Há também a opção de escolher uma imagem x cores, mas isso dá mais trabalho e novamente é quase impossível seleccionar as cores precisas da Lego.

NPimenta

• .....
    • NP Collection
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2015, 16:38:48 »
Eu já conhecia esse site, experimentei-o ainda na fase inicial, estava interessante mas um bocado limitado, agora não sei, tenho que ir espreitar.

Neste momento estou a trabalhar num mosaico de 96x96 e usei o pictobrick que o baixinho fala, é preciso explorar um bocado e perceber a mecânica do programa, principalmente quando queremos um mosaico com 4/5 cores