image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 21004 - Solomon Guggenheim Museum  (Lida 492 vezes)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
[Review] 21004 - Solomon Guggenheim Museum
« em: 11 de Junho de 2015, 11:26:06 »
Review do set 21004 – Solomon Guggenheim Museum

Referência: 21004
Nome: Solomon Guggenheim Museum
Tema: Architecture
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 208
Preço LEGO®: €39,99
Preço por peça: € 0,192
Instruções: Sim, 1 livro
Autocolantes: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final das instruções

Tal como havia prometido há uns valentes tempos atrás, aqui deixo o review do set do Museu do Guggenheim de NYC. Apesar de ser um set com alguns anos, à semelhança dos demais sets do tema Architecture, é merecedor de estar exposto numa vitrina.


21004-00 by Seraph, no Flickr

O primeiro museu da Fundação Solomon R. Guggenheim, foi edificado em Nova Iorque, Estados Unidos, e projectado por Frank Lloyd Wright, um dos mais importantes arquitectos do século XX. Solomon R. Guggenheim impôs como condição que este deveria ser um museu não comparável a qualquer outro já existente e a solução de Frank L. Wright criou efectivamente um novo paradigma na arquitectura de museus. Wright faleceu seis meses antes de a obra estar concluída, hoje é possível ver no museu um apontamento que marca esse acontecimento – o pavimento que é marcado, desde o exterior até ao percurso em espiral, com aros metálicos embutidos, deixa de os ter a meio da galeria em espiral assinalando a morte de FLW.

Outra curiosidade está no facto do volume por trás (elemento em tan), que é maior parte das vezes negligenciado, fazer também parte do museu, apesar de ter sido construído posteriormente e com base em esquissos deixados por FLW.



As peças
6/10


21004-02 by Seraph, no Flickr

No total são 208 peças, todas fáceis de se encontrar noutros conjuntos, na sua maioria peças básicas e dividem-se em três cores - tan, branco e preto. O ponto positivo neste conjunto, no que respeita a peças, é o facto de algumas virem em quantidades simpáticas, nomeadamente o brick 1x2 em tan. Penso que além das três tiles pretas com o nome impresso, não há raridades, ou que pelo menos sejam assim tão interessantes. Talvez de mencionar o brick 2x8 em tan, que surge em apenas 12 sets, os inverted dishes 6x6 – 4514791, e os bows 4215470 e 4567449.

A construção
8/10

A construção é simples e pouco demorada. De notar o uso de knobs para desfasar o volume paralelepipédico em tan do resto do museu, e o uso de um cross axle para inverter os inverted dishes que definem o corpo da galeria em espiral.


21004-04 by Seraph, no Flickr


21004-05 by Seraph, no Flickr


21004-06 by Seraph, no Flickr

 O desenho
8/10

Em termos de desenho do set, enquadra-se com o que penso relativamente à maioria dos conjuntos desta temática – é um belo exercício de abstracção, simplificação e escalonamento realizado pela parte da equipa de design deste set. Temos que perceber que dada a escala reduzida da construção, são criadas demasiadas condicionantes a nível de métrica e de detalhe que são impossíveis de dar a volta. A contribuir para a dificuldade, estamos perante um edifício com muitas superfícies curvas, o que é sempre um desafio em LEGO.
Mesmo não respeitando a métrica dos vários elementos do edifício, o conjunto é facilmente reconhecido.


21004-07 by Seraph, no Flickr

Outros
10/10

Como é norma no tema, a caixa apresenta um design muito “à arquitecto” e com boa qualidade de cartão, impressão e montagem, o booklet que acompanha, respeita o mesmo design da caixa e além das respectivas instruções de construção do conjunto, vem também com alguma informação e imagens sobre o museu e o seu autor. Pena que o booklet venha apenas em inglês (não sei se estou errado, porque o meu set foi mesmo adquirido no "Guga", mas, penso que não haverá edições diferentes nos outros países).


21004-03 by Seraph, no Flickr

Conclusão
8/10

Penso que pertencendo a um tema, por excelência, de coleccionador, que é para ser exposto, é obrigatório para todos os amantes do tema e de arquitectura.

O set apresenta algum ruído visual – muitos studs à vista, anti-studs à vista, nichos entre peças por preencher, que é tudo fruto de uma arquitectura desafiadora, pessoalmente, gostaria de ver menos studs, penso que dava um ar mais limpo ao edifício e sublinhava a simplificação existente neste tema.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 21004 - Solomon Guggenheim Museum
« Responder #1 em: 11 de Junho de 2015, 11:46:52 »
Este é daqueles sets Architecture que acho que se podia fazer melhor, um pouco como acontece com o Sidney Opera.
Como dizes os studs causam muito ruído e as proporções estão bem distorcidas. Seria um bom desafio fazer uma nova versão.

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [Review] 21004 - Solomon Guggenheim Museum
« Responder #2 em: 11 de Junho de 2015, 11:53:14 »
Concordo que se podia fazer melhor, mas, talvez só alterando a escala...