image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 75059 - Sandcrawler  (Lida 646 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 75059 - Sandcrawler
« em: 02 de Março de 2016, 15:14:27 »
Review do set 75059 - Sandcrawler


Referência: 75059
Nome: Sandcrawler
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2014
Número de Peças: 3296
Preço LEGO®: €309,99
Preço por peça: 9,4 cêntimos
Dados de compra: N/A
Instruções: Sim, um livro A4 com 310 páginas
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 14. Sendo vários deles robôs.
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do livro de instruções


 
As peças
10/10
Mesmo sabendo que nos conjuntos mais caros o PPP costuma ser mais interessante (mesmo em conjuntos licenciados), as peças deste conjunto tornam-se ainda mais interessantes se tivermos em conta a sua possível utilização em outros contextos. A variedade e quantidade de peças castanhas, nomeadamente plates e wedges plates, é enorme. Não são apenas extremamente úteis nas técnicas recentes de landscape, mas também para a construção de outras estruturas. É mesmo nas peças castanhas que surgem as principais peças incomuns (e por norma logo em grande quantidade) como as tiles modified with studs on wedges e wedge plates.
Peças exclusivas existem apenas nos minifigs, principalmente na que compõem o tio do Luke, Owen Lars e alguns dos robôs. De realçar a beleza das impressões nos minifigs onde destaco uma nova versão do C-3PO.


75059 Sandcrawler (8)
by Luis Baixinho, on Flickr

A construção
9/10
A construção prolonga-se por dezasseis longas fases. Algumas fases são apenas a repetição em espelho de anteriores, o que causa alguma monotonia na construção. No entanto há que realçar algumas técnicas invulgares como, por exemplo, uma solução onde uma parte da estrutura é apenas pousada e onde mais tarde ficará entalada entre outras partes do veículo.
Inevitavelmente parte da construção utiliza peças technic, essenciais para a robustez do veículo, para alguns dos ângulos das superfícies e para alguns dos gadgets.
No fim a construção revela-se agradável, com algumas boas surpresas a meio mas também com alguma (inevitável) monotonia.


75059 Sandcrawler (10)
by Luis Baixinho, on Flickr

O desenho
9/10
Penso que a principal característica é a imponência do veículo. Claro que se poderá contra-argumentar que está desenhado numa escala bem mais pequena, no entanto mesmo tendo isso em conta o resultado final é… grande.
O aspeto geral do veículo é muito próximo do original e até considero que as adaptações devido às diferentes escalas utilizadas foram bem disfarçadas.
Existem algumas falhas, nomeadamente buracos visíveis na estrutura.

Jogabilidade
7/10
Apesar de achar que a jogabilidade não é um ponto importante num conjunto deste tamanho, penso que a que existe neste set está um pouco mal explicada. Se a direção e a porta frontal são simples de descobrir e utilizar, algumas das funcionalidades internas apenas aparecem vagamente explicadas nas últimas imagens do livro de instruções e na parte de trás da caixa. Considero que o acesso facilitado ao interior do veículo uma grande mais valia mas penso que esse mesmo espaço está um pouco mal explorado.
Provavelmente gostaria que a LEGO decidisse que este tipo de conjuntos são apenas para expor, apostando mais no aspeto e detalhes do que numa fraca jogabilidade.


75059 Sandcrawler (16)
by Luis Baixinho, on Flickr

Conclusão
8/10
Não é um conjunto perfeito e muito disso deve-se à tentativa de agradar tanto as crianças com alguma jogabilidade como os coleccionadores adultos pelo seu tamanho e detalhe. No entanto há que admitir que tendo em conta essas características o trabalho está relativamente bem conseguido. Falta talvez mais e melhores detalhes no interior e o refinar de alguns pormenores.
Obrigatório para os coleccionadores mas não a melhor aposta para uma criança brincar (também duvido que alguém com mais de 14 anos brinque..).


« Última modificação: 02 de Março de 2016, 15:19:30 por LBaixinho »

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: [Review] 75059 - Sandcrawler
« Responder #1 em: 06 de Março de 2016, 20:48:01 »
Bom review! Não tenho um único set da Saga Star Wars, mas sou sincero dos que ainda existem este atrai-me bastante! Não sei o porquê!

Parabéns.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 75059 - Sandcrawler
« Responder #2 em: 07 de Março de 2016, 08:19:16 »
A começares no tema aconselho por um mais pequeno, este é bem disp€ndioso :)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [Review] 75059 - Sandcrawler
« Responder #3 em: 09 de Março de 2016, 15:00:55 »
Bom review, ficou a faltar (e desculpa a picuinhice) foto das minifigs em grande plano e já agora a indicação das sobras :P

Também não tenho nenhum set SW, são vários os que gostava de ter e este sem dúvida é o mais d€s€jado ;D Mas, acho que vou seguir o conselho que o LBaixinho deu ao nunosantos ::)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 75059 - Sandcrawler
« Responder #4 em: 09 de Março de 2016, 17:37:20 »
Por acaso ultimamente não tenho tirado fotografias às minifigs, antigamente fazia-o sempre. Talvez seja porque a minifigs agora vão aparecendo em várias saquetas e não todas no início como antigamente.
Das sobras às vezes tiro.. mas não as considero importantes para um review. Ou seja, acho que o "valor" de um conjunto não é afetado pelas suas sobras.