image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC][Lusitanis] Byblios  (Lida 2536 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[MOC][Lusitanis] Byblios
« em: 04 de Abril de 2016, 21:57:45 »

Byblios (02)
by Luis Baixinho, on Flickr

Byblios, a casa do conhecimento.

Byblios é um grande edifício situado no centro do deserto Áhridus em Elgarvel. Neste edifício funciona a mítica biblioteca com o mesmo nome onde estudiosos de toda a Lusitanis pesquisam sobre vários assuntos e escrevem livros. Devido às suas funções, Byblios foi sempre um porto de paz e nunca foi levantada uma arma dentro das suas paredes.

As suas origens perdem-se no tempo, no entanto já foram realizadas algumas pesquisas sobre o aparecimento deste estranho edifício.. mas com poucos frutos. Sabe-se que o edifício foi construído com recurso a pedras oriundas de estranhas ruínas nas redondezas; que a primeira estrutura foi uma grande torre de base quadrada e que mais tarde é que foram adicionadas outras estruturas tornando o edifício uma amálgama de estilos; que a escolha desta localização deve-se a uma pequena fonte de água que se encontra no centro da torre; desconfia-se que a construção do edifício foi pensada já para a sua atual função já que o clima do deserto ajuda na conservação dos livros e papiros.



Byblios (01)
by Luis Baixinho, on Flickr

Esta era originalmente a construção que estava a fazer para o quarto desafio do Lusitanis.. mas quando me apercebi que havia limites na dimensão, tive que arranjar outra construção.
A ideia era fazer algo grande, monumental. No início pensei em fazer apenas a fachada e integrá-la numa cidade. No entanto como queria colocar vários estilos e provocar uma aparência de manta de retalhos, decidi fazer inteiro e colocá-lo no meio de um deserto.


Byblios (03)
by Luis Baixinho, on Flickr

Estou satisfeito quanto ao resultado e posso dizer que me deu bastante prazer em construir este pequeno monstro. No entanto já estava a ficar um pouco cansado de não ter espaço para mais nada na minha LegOficina :). Quinta-feira já vai ser despachado para Paredes de Coura ;D


Byblios (04)
by Luis Baixinho, on Flickr

A construção foi mais ou menos orgânica. Ia construindo e se achasse que alguma coisa não estava a ficar bem como eu queria, deitava abaixo e fazia de novo. Talvez a minha maior indecisão foi se colocaria ou não dark-tan na superfície do deserto, o que acabei por não fazer.

Mais uma construção para o display Lusitanis no Paredes de Coura Fan Weekend!

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2016, 22:05:54 »

Já faz algum tempo que mostras algo tão grande, especialmente do estilo de um edifício, certo?

Acho que a combinação das cores está muito boa, e a conjugação de todos os remendos :)

Acho que as paredes da base está muito quadradona, não equacionas-te colocar algum tipo  de ruínas com continuação para algo que desapareceu com o tempo? Do estilo das colunas que tens "no terceiro pisso"
Nine

Moyalmas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 613
  • Fan de LEGO
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2016, 22:09:50 »
Bem... tendo a minifig como referência, é um monstro mesmo  :o

Está MUIIIIIIITO fixe  :-)d
As cores... as telhas...
Muito fixe mesmo!

"Apenas" 3 reparos (que valem o que valem  ::) )
1 - Mais umas janelas na torre central e um "topo" mais trabalhado...
2 - As colunas do piso superior parecem um pouco "perdidas": destoam um pouco do resto da arquitectura (apesar das da entrada estarem 5 estrelas)...
3 - Merecia um interior a condizer. Talvez a fachada traseira (onde estão as 3 janelas) pudesse abrir, e via-se uns móveis... uns escribas... ou ainda estás a "mobilar a casa"?

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2016, 22:42:43 »
Obrigado pelos comentários.

Já faz algum tempo que mostras algo tão grande, especialmente do estilo de um edifício, certo?
é pá.. não me lembro :)

Acho que a combinação das cores está muito boa, e a conjugação de todos os remendos :)
Por acaso foi uma das primeiras coisas que defini, cores quentes que representa-se bem Elgarvel.

Acho que as paredes da base está muito quadradona, não equacionas-te colocar algum tipo  de ruínas com continuação para algo que desapareceu com o tempo? Do estilo das colunas que tens "no terceiro piso"
Por acaso não.
Houve uma altura que achei que me faltavam paredes na diagonal.. mas não cheguei a aplicar.

(...)
1 - Mais umas janelas na torre central e um "topo" mais trabalhado...
Chegou-se a falar nisso cá em casa.. mas eu queria algo assim, que se destacasse do resto.

2 - As colunas do piso superior parecem um pouco "perdidas": destoam um pouco do resto da arquitectura (apesar das da entrada estarem 5 estrelas)...

Por acaso aquelas colunas estão mesmo onde queria.. o objetivo era mesmo destoar do resto. Aliás, acho que o que destoa mais é mesmo o telhado frontal, já que tem uma inclinação para neve :)

3 - Merecia um interior a condizer. Talvez a fachada traseira (onde estão as 3 janelas) pudesse abrir, e via-se uns móveis... uns escribas... ou ainda estás a "mobilar a casa"?
Merecia, mas desde o início que o planeado era não perder tempo com interiores :)

Moyalmas

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 613
  • Fan de LEGO
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2016, 22:49:01 »
Tudo explicadinho como deve de ser eheheheheh
Realmente, cada um vê as coisas de maneira diferente, e ainda bem :)

Seja como for, está brutal! Parabéns!!

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2016, 22:51:48 »
Tinha visto em WIP, mas agora  :-DP

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #6 em: 05 de Abril de 2016, 00:27:54 »
 :-DP É um colosso :-DP :-)d Muito fixe :-)d

Dá mesmo a sensação que foi uma construção que foi crescendo ao longo do tempo, consoante as possibilidades e vontades. Gosto muito desse aspecto de amálgama de estilos, mas, não diria que a sua função seja indissociável da forma apresentada, aliás penso que se o edifício for apresentado a alguém e se pergunte o que é, quase ninguém dirá que é uma biblioteca, mas, pronto é uma picuinhice minha ::)

Acho que fizeste bem em optar por ter um único tom no deserto, tem textura dada pelos studs e pelas plates, mas não tem ruído, o que é obrigatório num edifício que por si só tem muito ruído da textura. Não percebi a opção do dark green nos telhados. Associo o verde no telhado a musgo nas telhas, o que não faz sentido em Áhridus  :P ;)

Parabéns :-)d

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #7 em: 05 de Abril de 2016, 09:35:05 »
Massivamente magnifico, que trabalheira, gosto muito da  entrada e dos vários arcos dissimulados nas fundações. Gosto do topo acho que funciona bem assim tendo em conta o local e o tipo de arquitetura usado, no entanto eu adicionava uma varanda com telhado ou um sino mas isso já é gostos pessoais e não um defeito.

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #8 em: 05 de Abril de 2016, 09:54:01 »
Está excelente! Gosto bastante ! Os meus parabéns!

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1644
  • Where am I going now?
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #9 em: 05 de Abril de 2016, 10:03:44 »
Monstruoso e magnifico! Tal como o Seraph, estranhei o uso das telhas em dark green, mas depois de analisar bem, acho que se entranha na boa. Dá um ar diferente e acaba por "cortar" as cores "áridas" do resto. Tenho de o ver ao vivo!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #10 em: 05 de Abril de 2016, 10:23:33 »
Obrigado pelos comentários.

Quanto ao verde escuro no telhado, é mesmo pintado. Tirei a ideia de uma banda desenhada que li no início de março (e que serviu de base a algumas ideias que utilizei nesta construção).

Destacado no Bricknerd: http://bricknerd.com/home/desert-architexture-5-2016

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #11 em: 05 de Abril de 2016, 10:26:28 »
Procurando..



Tirei daqui a ideia para as cores do telhado, para a existência de um telhado muito inclinado na frente, para uma varanda "recuada" e para uma fiada de janelas junto ao telhado.

MReizinho

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 2398
  • Isso não é comigo... Isso também não é comigo.
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #12 em: 05 de Abril de 2016, 10:40:57 »
wow

 :o

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #13 em: 05 de Abril de 2016, 13:59:02 »
A um MOC fantástico juntas essa primeira foto que é mesmo impressionante. :D
Acho que nunca vi nenhum que transmitisse tão bem a passagem do tempo como este.
Parece mesmo que o edifício foi ali construído e depois os ventos e as tempestades de areia trataram do resto.
As texturas das paredes estão mesmo a roçar a perfeição, há ali muitos pormenores interessantes para descobrir (a varanda, por exemplo).  :)

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: [MOC][Lusitanis] Byblios
« Responder #14 em: 05 de Abril de 2016, 14:16:25 »
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D