image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] A Busca Perdida  (Lida 811 vezes)

Abibecas

  • ..
  • *
  • Mensagens: 99
  • Fan de LEGO
[MOC] A Busca Perdida
« em: 19 de Abril de 2016, 00:42:46 »
Olá,

Como tem estado de chuva, tive mais tempo para me dedicar ao Lego e acabei a tentar fazer um mosaico, que por sinal é bem mais difícil do que eu imaginei :D

Umas pedras aqui, umas dunas ali e a imagem foi tomando algum relevo, transformando-se no local onde o deserto encontra a montanha. Fronteira mística que guarda os cristais dourados que os mais ousados se aventuram a procurar.


Espero que cumpra os requisitos do desafio.

Para ser sincera, quando terminei comecei a duvidar que isto cumpra algum dos objectivos do desafio dos mosaicos, mas eu diverti-me  ;D ::) ^:)^ :'( :-)d

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] A Busca Perdida
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2016, 20:35:25 »
A história até está digna de fazer parte do Lusitanis :)
Quanto se encaixa no conceito de mosaico ou não.. já há tantas variações que nem sei :D

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: [MOC] A Busca Perdida
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2016, 23:44:03 »
Pois, neste caso caso exacto não me parecer ser um mosaico...pois não está a representar nada, nenhuma imagem, logotipo, foto, desenho... etc.
É "apenas" landscape.  :-\
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9376
  • My avatar is back!
Re: [MOC] A Busca Perdida
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2016, 11:37:59 »
No fundo, toda e qualquer construção, pode ser fotografada de cima e "ser um mosaico" ?
Talvez não... e quais são os limites?  ;)

Seraph

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1424
  • ...
Re: [MOC] A Busca Perdida
« Responder #4 em: 23 de Abril de 2016, 18:18:11 »
Para mim não considero esta construção um mosaico, como já foi dito, não representa uma imagem, é um landscape fotografado de cima...

Aliás, já tinha comentado na apresentação do mosaico do Alexis que parece que a intenção do 3D está a subverter o conceito de mosaico.

Se formos à origem da definição de mosaico, podemos perceber que é uma técnica que se traduz no embutido de diversas pequenas peças que no seu conjunto formam um desenho. Um mosaico é um revestimento de um plano, e como plano que é e que se quer, não faz sentido a meu ver quando esse suposto mosaico tem uma terceira dimensão.

Se a construção apresenta apenas relevo, para mim, é um mosaico, pois já os tradicionais e/ou antigos mosaicos podiam apresentar relevo devido a determinadas peças que o constituíam, como por exemplo o uso de conchas e seixos rolados que conferiam textura e relevo ao mosaico, sem nunca dar uma terceira dimensão.

Em conclusão, na minha opinião, este "mosaico" e o The city is the city do alexis (e que eu gosto muito), não posso considerá-los mosaico.