image/svg+xml

Autor Tópico: [Grande Jogo 0937] - Reflexões  (Lida 2484 vezes)

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [Grande Jogo 0937] - Reflexões
« Responder #30 em: 29 de Dezembro de 2016, 09:16:38 »
Poderia ser o grande jogo praticamente nos mesmo moldes destas edição, nas construções existiriam sempre tamanho máximo e mínimo.
E depois um novo concurso com 4 ou 6 provas sem máximo ou com desafios técnicos.

ambos os concursos teriam a mesma duração e cada pessoa só poderia participar num deles.
Penso que cada um ira escolher correctamente o seu concurso.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #31 em: 29 de Dezembro de 2016, 10:16:12 »
Pera aí, percebi bem? Querem fazer divisões? 1ª Liga e Liga de Honra?
Hummm, percebo, somos tantos participantes que é uma confusão total e o melhor é dividir. Já agora, como dividimos? Conforme a coleção de peças de cada um? A sua capacidade de construção? A pontuação que teve no Grande Jogo anterior? Se for a coleção de peças, como fazemos? Vamos à casa de cada um medir? Bem, neste momento tenho 3 conjuntos no local onde estou mais tempo durante a semana. Porreiro, vou parar à segunda :)
A capacidade de construção? Humm, muito subjectivo. Pela pontuação nos últimos concursos também vou parar à segunda divisão.
Pela pontuação no último Grande Jogo.. ena, definitivamente tenho que ir para a segunda divisão ;D

Dividir apenas terá lógica se forem muitos concorrentes (e mesmo aí, coloco as minhas dúvidas). Agora com uma dúzia? Por favor, KISS.

0937 superfan

• ......
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • Flickr
« Responder #32 em: 29 de Dezembro de 2016, 10:30:24 »
... KISS.

Apesar de estar a acompanhar de fora esta situação, acho que esta sigla do baixinho devia ser aplicada.  :D

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #33 em: 29 de Dezembro de 2016, 10:41:48 »
Yeahh

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #34 em: 29 de Dezembro de 2016, 10:43:49 »
É verdade que até não somos muitos, mas a divisão não seria por esse motivo, seria sim para redireccionar tanto os prémios como o tempo de forma mais inteligente para cada um como para a comunidade.

Acho mal dar prémios grandes a pessoas que já tem uma colecção enorme, em detrimento de não dar prémios nenhuns a quem está a começar porque simplesmente existe uma impossibilidade de rivalizar com concorrentes que tem mais experiência e meios. Na verdade parece o espelho da vida, em que os ricos ficam mais ricos e os pobres lutam para a sobrevivência,estou a brincar  ;D

Por outro lado temos construtores que poderiam criar bons displays mas que perdem o tempo com varias pequenas construções sem ligações que acabam por ser expostas individualmente ou até desmontadas rapidamente devido a pouca importância que lhe damos . O que não favorece a comunidade ao meu ver. 

Pelo menos penso que isto aplica-se a varias pessoas, mas não deixa de ser a minha opinião e pode não ser igual a de outros.

A questão de dividir os concursos e quem iria para qual é simples cada um decide por si próprio. Revelamos logo a primeira prova por exemplo no grande jogo seria fazer uma vigneta e no grande jogo "ultimato" teria como primeira prova fazer um display com no min 9 bp  a ser apresentado obrigatoriamente no aep logo ai separa-se as aguas.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #35 em: 29 de Dezembro de 2016, 10:47:37 »
(...)
Acho mal dar prémios grandes a pessoas que já tem uma colecção enorme, em detrimento de não dar prémios nenhuns a quem está a começar porque simplesmente existe uma impossibilidade de rivalizar com concorrentes que tem mais experiência e meios. Na verdade parece o espelho da vida, em que os ricos ficam mais ricos e os pobres lutam para a sobrevivência,estou a brincar  ;D
(...)
Bem, pessoalmente não vejo os prémios como algo que vá aumentar a coleção.. mas sim um prémio. Algo que me recompensa de forma diferente pelo trajeto na competição. Mas se o problema está aí, a solução é simples. Retiram-se os prémios e dá-se um troféu (algo simples como os troféus 0937).
Confesso que gosto de dar/receber prémios.. mas por favor, acho que estão a complicar demais. É um concurso, participa quem quer e sujeita-se às regras existentes. Quando vou jogar futebol com amigos, não questiono porque é que raios que o guarda-redes pode tocar a bola com a mão quando mais ninguém pode.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 10:49:27 por LBaixinho »

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #36 em: 29 de Dezembro de 2016, 10:55:45 »
Bem, pessoalmente não vejo os prémios como algo que vá aumentar a coleção.. mas sim um prémio. Algo que me recompensa de forma diferente pelo trajeto na competição. Mas se o problema está aí, a solução é simples. Retiram-se os prémios e dá-se um troféu (algo simples como os troféus 0937).

De que forma é que essa solução consegue favorecer quem tem menos peças e que está a iniciar este hobby?
E como é que isso resolva o tempo desperdiçado na construção de pequenos mocs.

Confesso que gosto de dar/receber prémios.. mas por favor, acho que estão a complicar demais. É um concurso, participa quem quer e sujeita-se às regras existentes. Quando vou jogar futebol com amigos, não questiono porque é que raios que o guarda-redes pode tocar a bola com a mão quando mais ninguém pode.

Não questiono as regras simplesmente gostaria que existisse uma 1ª Liga e uma 2ª Liga para favorecer todos.
De certeza que se fosses jogar futebol contra  o Ronaldo para ganhar um prémio de  1M € não acharias as tuas hipóteses justas.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #37 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:02:02 »
Aí está a grande diferença. Eu jogaria com o Ronaldo pela honra e prazer de trocar um pontapés na bola com ele e não por um suposto prémio.
E definitivamente os concursos não podem ser visto como uma forma de ganhar peças e equilibrar as injustiças do mundo.

0937 superfan

• ......
    • Flickr
« Responder #38 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:11:13 »
Aí está a grande diferença. Eu jogaria com o Ronaldo pela honra e prazer de trocar um pontapés na bola com ele e não por um suposto prémio.
E definitivamente os concursos não podem ser visto como uma forma de ganhar peças e equilibrar as injustiças do mundo.

Exacto. Alias e por experiência própria aqui no forum ja vi pessoal a fazer muitas omeletas com poucos ovos!   :-)d
E até acho que os concursos são sempre boas oportunidades para aprendermos coisas novas uns com os outros e meter o pessoal a mexer-se mais no que toca a construir  :)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 11:13:06 por 0937 superfan »

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
« Responder #39 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:19:58 »
Por outro lado temos construtores que poderiam criar bons displays mas que perdem o tempo com varias pequenas construções sem ligações que acabam por ser expostas individualmente ou até desmontadas rapidamente devido a pouca importância que lhe damos . O que não favorece a comunidade ao meu ver. 

Uma maneira de aproveitar construções para displays seriam provas consecutivas (ou intercaladas) com o fito de povoar zonas específicas de um display (existente ou novo):

Exemplos:

Display de verão: Praia - minifig scale
Prova 1: Fazer um edifício de suporte à praia (vulgo café de praia), edificado na areia. Com limite de área... meia BP?
Prova 2: Fazer uma vinheta representando uma cena familiar na areia. Com limite de área... quarto de BP?
Prova 3: Fazer um equipamento de diversão (pode ser fixo ou móvel)
...

Display exoPlanetário 1: Draugr (um pequeno planeta quente, composto apenas por florestas pantanosas) - minifig scale
Prova 1: Fazer uma árvore habitável (casa NA árvore ou árvore-casa)
Prova 2: Fazer um veículo de transporte (passageiros e / ou carga)
Prova 3: Fazer um equipamento de extração ou transformação de materiais (pode ser fixo ou móvel)
...

Display exoPlanetário 2: Ophiuchi (um enorme planeta gasoso e frio, sem superfície) - minifig scale
Prova 1: Fazer uma residência (flutuante)
Prova 3: Fazer um equipamento de extração ou transformação de materiais (flutuante)
...

Display Banda Desenhada: qualquer escala (anexar a refrência que escolheram)
Prova 1: Reproduzir um herói (biologico ou não / bom ou vilão) de BD que não tenha super poderes
Prova 2: Reproduzir um veículo de BD (qualquer meio de locomoção)
Prova 3: Reproduzir uma fachada de um edifício que surja numa vinheta de BD
...

gads

• ...
  • **
    • HistoryBricks
« Responder #40 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:27:27 »

Uma maneira de aproveitar construções para displays seriam provas consecutivas (ou intercaladas) com o fito de povoar zonas específicas de um display (existente ou novo):

Exemplos:

Display de verão: Praia - minifig scale
Prova 1: Fazer um edifício de suporte à praia (vulgo café de praia), edificado na areia. Com limite de área... meia BP?
Prova 2: Fazer uma vinheta representando uma cena familiar na areia. Com limite de área... quarto de BP?
Prova 3: Fazer um equipamento de diversão (pode ser fixo ou móvel)
...

Display exoPlanetário 1: Draugr (um pequeno planeta quente, composto apenas por florestas pantanosas) - minifig scale
Prova 1: Fazer uma árvore habitável (casa NA árvore ou árvore-casa)
Prova 3: Fazer um equipamento de extração ou transformação de materiais (pode ser fixo ou móvel)
...

Display exoPlanetário 2: Ophiuchi (um enorme planeta gasoso e frio, sem superfície) - minifig scale
Prova 1: Fazer uma residência (flutuante)
Prova 3: Fazer um equipamento de extração ou transformação de materiais (flutuante)
...

Display Banda Desenhada: qualquer escala (anexar a refrência que escolheram)
Prova 1: Reproduzir um herói (biologico ou não / bom ou vilão) de BD que não tenha super poderes
Prova 2: Reproduzir um veículo de BD (qualquer meio de locomoção)
Prova 3: Reproduzir uma fachada de um edifício que surja numa vinheta de BD
...

Gosto disto!

0937 superfan

• ......
    • Flickr
« Responder #41 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:27:49 »
Gosto da ideia do Lfaria  :)

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #42 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:29:49 »

Não está em questão somente os prémios, a honra até que sim, mas não existe honra em algo que já sabes que vais perder ou no caso do Ronaldo ganhar.

...

E pergunto eu: Porque não, já que é possível fazê-lo?

Exacto. Alias e por experiência própria aqui no forum ja vi pessoal a fazer muitas omeletas com poucos ovos!   :-)d

O problema é quando uns já conseguem fazer bolos de casamentos com os ovos e outros só conseguem mesmo fazer uma boa omelete.
tipo:
UCS South Europe Christmas Village Sagh e Winter Cabin Rick.

E até acho que os concursos são sempre boas oportunidades para aprendermos coisas novas uns com os outros e meter o pessoal a mexer-se mais no que toca a construir  :)

Isto nunca foi posto em causa, existir vários concursos não mudaria isso.

Mas como já disse são opiniões, e penso que fico por aqui não quero opinar mais, acho que já ficou bem definido o meu ponto de vista.

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #43 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:40:04 »
A ideia do faria é boa mas só resolva o problema dos displays, ira existir na mesma uma discrepância enorme nos meios que cada um tem.

por exemplo : "Fazer um equipamento de diversão (pode ser fixo ou móvel)" sem limite de peças causa logo um fosse entre as duas categorias de pessoas tendo em conta a capacidades e sobretudo os meios que possuem.

E agora calo-me pois parece-me que a minha opinião está em minoria.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2016, 11:41:45 por alexis »

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #44 em: 29 de Dezembro de 2016, 11:55:15 »
Continuo a achar que o ponto de vista do Alexis é o mais justo, até acho que é o mais sociável.

(...) Dividir apenas terá lógica se forem muitos concorrentes (e mesmo aí, coloco as minhas dúvidas). Agora com uma dúzia? Por favor, KISS.

Não é só uma dúzia... ou melhor, acabou quase em uma dúzia. Mas, se virmos a tabela classificativa podemos contar 22 participantes, podemos reduzir para metade os que participaram em mais de metade dos desafios e dessa metade que "desistiu" acredito que a maioria terá sido por desmotivação.

Não podemos ver os prémios por essa perspectiva de pena e de injustiça, mas, sim como um meio motivador e impulsionador de novos AFOLs e mesmo de TFOLs (existe o termo? T para teenager...), uma forma da Comunidade crescer em membros activos. Que interessa a C0937 ter 7390 membros, se os que participam com construções são sempre a mesma dúzia, aparece um ou outro que apresenta uma construção, duas construções e depois nunca mais mete cá os pés?

A ideia do LFaria pode ser boa, mas, qual a probabilidade de um novo membro (com poucos recursos), participar e expor o seu MOC no display??? Claro que poderá haver alguém a fazer uma bela omelete com poucos ovos, como é que os MOCs vão ser expostos? Haverá uma selecção? Toda a participação vai para o display? Isso vai resultar num display com falta de homogenia...

Porque não fazer uma sondagem sobre este modelo do Alexis?

Alexis, também não somos assim uma minoria tão menor ;D