No ano passado acabei por não ter oportunidade de comentar este tópico. Mas seria sobretudo para comentar 2 pontos que, na minha opinião, melhoraram bastante no Grande Jogo deste ano.
São eles:
- método de votação: 1 voto por pessoa e "oculto". Considero este método o melhor, pois obriga as pessoas a escolher a melhor construção na sua opinião e não a distribuir pontos por 3, que obviamente nunca estarão no mesmo patamar entre si, e impossibilita jogar com os votos (públicos) das outras pessoas.
- pontos extra por expor mocs em eventos. É uma atribuição de pontos que não tem em conta a capacidade/qualidade de construção de cada um, mas sim a quantidade de peças (para deixar tudo montado ao longo de 1 ano) e a disponibilidade pessoal para ir a eventos. Acho que isso traduziu-se numa pontuação final injusta no ano passado (não falo de mim, obviamente).
O equilibrio entre os participantes este ano deve-se muito ao ponto acima. Acredito que se excluirmos os pontos extra de eventos no ano passado, todos os participantes estariam mais próximos, como agora.
Não sei quem proibiu o Alexis e o Sagh de participarem este ano, mas acho que fez muito bem! Em 2018, voto na exclusão do Ricky e do Hugo.
Tirando isso, é com pena que vejo uma adesão mais baixa este ano, principalmente de pessoal que até começou em força nos primeiros meses e que acabou por não continuar, como é o caso do Moyalmas e do Seraph.
O formato anual é de facto muito custoso, falo por mim. De momento, a vida pessoal não me permite ter rotinas ou tempos livres, o que complica bastante ter tempo todos os meses para os desafios. Ou sacrifico trabalho ou horas de sono

Não consigo sugerir um formato melhor do que este.. só se fosse semestral, ou com provas mais ligeiras ao longo do ano. Não sei.
Fui espreitar o LusOlympics, e pelo pouco que vi, parece ser mais curto mas mais intensivo. E com eliminatórias. Com tão pouca gente já, talvez não fosse a melhor ideia eliminar uns quantos a meio da prova

a menos que fosse possível fazer vários no mesmo ano, de forma a quem for eliminado não ficar 'fora' muito tempo.
Este ano teve provas muito boas, e uma ou duas que não gostei tanto. Neste caso, os desafios de Agosto e Setembro.
- Agosto, não querendo menosprezar o acontecimento, porque é difícil arranjar algo novo para construir sobre a Comunidade todos os anos, principalmente para quem está cá há pouco tempo.
- E Setembro, pela dimensão da prova/impossibilidade de realizar em peças.
Pessoalmente, gosto mais dos desafios mais pequenos, que requerem mais criatividade do que peças.
Se participo para o ano? Em algumas provas, de certeza. Na totalidade, muito provavelmente não. Gosto, porque me obriga a ter tempo para o LEGO, mas por vezes também é um pouco stressante e desgastante

devia haver a possibilidade de saltar uma prova por ano

edit: Sem o Alex a organizar, recuso-me a participar!