image/svg+xml

Autor Tópico: [Grande Jogo 0937] - Reflexões  (Lida 2477 vezes)

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
Re: [Grande Jogo 0937] - Reflexões
« Responder #75 em: 30 de Dezembro de 2016, 14:34:59 »
Acho que vocês estão todos com saudades de mexer em peças... isso remedeia-se já :P
Concurso relâmpago. Construir algo com X peças (nem mais nem menos) ;D ;D

golfman

• .....
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
« Responder #76 em: 30 de Dezembro de 2016, 14:46:28 »
Boa tarde a todos os membros desta bela Comunidade,

Em primeiro lugar desejo um excelente 2017 para todos!

Em segundo, a minha singela opinião sobre o Grande Jogo.
Muito resumidamente, gostei de participar. Espero em 2017 conseguir participar ainda mais.  ;D

Podemos certamente argumentar que são demasiadas provas e ainda por cima espaçadas ao longo de um ano inteiro. Contudo para mim apenas me "forçou" a tentar criar algo todos os meses. Não consegui participar sempre, mas tive pena pois era uma desculpa para me sentar à secretária a criar e construir.

Penso que ter mais peças que menos ajuda, mas não será decisivo. Eu, por exemplo, já tenho algumas peças, mas para construir a minha Vic Viper tive que encomendar tudo pelo Bricklink. Acho que é possível fazer muito com pouco, mas isso já várias pessoas o disseram.

Quanto aos prémios para mim é um incentivo extra, mas não é o que me move. Quero é participar e construir. Por exemplo, ter "ganho" a votação da Vic Viper (que não deu prémio) encheu-me de orgulho pois foi fora da minha zona de conforto e consegui agradar aos membros que votaram.

Quero dar os parabéns a quem organiza o Grande Jogo pois imagino que dá imenso trabalho e incentivar a não desistirem de organizar futuras edições.

Numa comunidade tão diversa como a nossa é normal que cada um encare estes desafios da sua forma. Temos que saber lidar com isso da melhor forma e se por vezes não concordamos o melhor é mencioná-lo e no limite não participar.

Obrigado a todos os que diariamente e mediante a complicação que é a nossa vida ajudam a manter a Comunidade 0937 viva e de Boa Saúde!
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

SirRicco

• ....
  • Fan de LEGO, Kaiju, Marvel e DC (Star Wars também)
« Responder #77 em: 31 de Dezembro de 2016, 10:47:29 »
Eu nunca participei, mas acho que se podia fazer algo do estilo LusOlympics, se concordarem.
LEGO, Kaiju, Marvel, DC e Star Wars
PARA SEMPRE!!
(Elá, isto é muita coisa 😁)

Alex

• Moderador Local
    • My Flickr Page
« Responder #78 em: 10 de Outubro de 2017, 15:31:41 »
Vou aproveitar o mesmo tópico :)

Mais uma edição do grande jogo está a terminar, praticamente todas as provas estão definidas e queria agora ouvir o vosso feedback sobre a versão deste ano.

Claro que nunca se pode agradar a gregos e troianos, mas parece-me que este ano trouxe um maior equilíbrio junto dos participantes. Olhando para os primeiros 7 participantes, todos eles ainda podem ganhar.
Os mais "novos" estão a dar luta aos "mais velhos" ;)

É certo que é uma prova longa e por isso talvez tenha desmotivado o pessoal que anda por aqui há mais tempo. Mas isso também permitiu ao pessoal mais novo de "brilhar"!
E temos assistido a excelentes participações, por isso parabéns a todos.

Queria também saber qual a vossa opinião sobre o futuro desta actividade. Se continua por mais um ano, com as mesmas regras, com outras... ou se faz uma pausa e avança-se para uma outra actividade (por exemplo o lusolympics, ou uma variante desta).

O ano passado já tinha falado em "passar a pasta", mas à ultima da hora decidi organizar esta edição também. Mas para 2018 sinto que são precisas novas ideias e gostava mesmo que fosse outra(s) pessoa(s) a pegar nisto :)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2017, 17:04:19 por Alex »
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #79 em: 10 de Outubro de 2017, 17:00:53 »
Bem, eu não posso falar muito já que não tenho participado. Como praticamente todas as provas exigem construção, fico de fora por causa das minhas limitações.

O formato anual já vai na sua terceira edição, tendo sempre as suas vantagens e desvantagens. Prefiro não me manifestar quanto a esse aspecto, já que durante este ano (ainda) não participei.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #80 em: 10 de Outubro de 2017, 22:41:46 »
Mantenho a mesma opinião do passado, no entanto, de facto reconheço que neste momento não me ocorrem ideias diferentes para manter o formato do grande Jogo e como não participei abstenho-me.

Agradou-me ver a participação de malta mais nova, talvez tenha de se fazer um Grande Jogo Edição Veteranos  :P

This is Comunidade 0937!!!

veinesse

• .....
« Responder #81 em: 10 de Outubro de 2017, 22:58:56 »
Só tenho coisas boas a dizer sobre o Grande Jogo deste ano. O ano passado, quando me inscrevi no fórum, achei piada ao conceito. Na altura não cheguei a participar em nenhuma prova mas fiquei com vontade de o fazer. Assim sendo, em Dezembro de 2016 decidi participar na edição de 2017 e assim o tenho feito.

Sinto que cresci muito graças a este concurso. Para quem está a dar os primeiros passos no mundo dos MOCs torna-se bastante interessante, desafiante e ao mesmo tempo didáctico e orientador ter um propósito em vista. Superando desafios, um de cada vez, fui explorando ideias e peças que de outra forma talvez não o tivesse feito.

Gosto do formato actual. Quanto a isso não posso opinar muito, uma vez que ainda por cá não andava na altura em que o Grande Jogo durava umas semanas apenas, mas posso dizer que estou a adorar esta experiência. Apesar de compreender que uma prova tão prolongada no tempo possa ser desmotivante para muita gente, a verdade é que à custa do Grande Jogo tenho um propósito extra para visitar o fórum. Gosto de ver o que o pessoal constrói, gosto dos desafios e gosto do ambiente que se criou em volta disso. Já dei algumas gargalhadas valentes à custa do tópico de apresentação do Grande Jogo deste ano :D

Quanto aos desafios propostos, penso que foram bastante bem pensados e equilibrados, permitindo que qualquer um de nós pudesse cumprir todas as tarefas. Tenho pena que não haja mais gente a participar de forma regular, mas compreendo que nem sempre isso seja possível. Apesar de tudo, fico feliz pelo grupo que se tem mantido até agora em jogo. Criou-se aqui, a meu ver, uma excelente dinâmica e "competitividade" saudável que só traz coisas boas.

Quanto ao próximo ano, da minha parte, tudo a correr normalmente, podem contar comigo como participante, independentemente de ser Grande Jogo ou outro concurso qualquer. Desde que hajam desafios e esteja ao meu alcance participar, aqui estarei para "chatear" com dúvidas :)

Como esta edição é a primeira em que participo, se continuarem com o Grande Jogo em 2018 nos mesmos moldes que este ano por mim está óptimo. Se optarem por mudar o formato, por mim óptimo na mesma! Só peço que não deixem "morrer" a ideia dos desafios, pois sinto que traz muita vida ao fórum e à Comunidade em si. Por mim até poderiam haver mais desafios a decorrer em simultâneo, para além do Grande Jogo, a ver se se cativava mais gente a participar.

Obrigada por tudo Alex, tens sido um "chefe" impecável!

Rick

• ...
  • **
  • Fan de LEGO Minifigs
« Responder #82 em: 11 de Outubro de 2017, 21:17:16 »
No ano passado acabei por não ter oportunidade de comentar este tópico. Mas seria sobretudo para comentar 2 pontos que, na minha opinião, melhoraram bastante no Grande Jogo deste ano.

São eles:
- método de votação: 1 voto por pessoa e "oculto". Considero este método o melhor, pois obriga as pessoas a escolher a melhor construção na sua opinião e não a distribuir pontos por 3, que obviamente nunca estarão no mesmo patamar entre si, e impossibilita jogar com os votos (públicos) das outras pessoas.
- pontos extra por expor mocs em eventos. É uma atribuição de pontos que não tem em conta a capacidade/qualidade de construção de cada um, mas sim a quantidade de peças (para deixar tudo montado ao longo de 1 ano) e a disponibilidade pessoal para ir a eventos. Acho que isso traduziu-se numa pontuação final injusta no ano passado (não falo de mim, obviamente).

O equilibrio entre os participantes este ano deve-se muito ao ponto acima. Acredito que se excluirmos os pontos extra de eventos no ano passado, todos os participantes estariam mais próximos, como agora.

Não sei quem proibiu o Alexis e o Sagh de participarem este ano, mas acho que fez muito bem! Em 2018, voto na exclusão do Ricky e do Hugo.
Tirando isso, é com pena que vejo uma adesão mais baixa este ano, principalmente de pessoal que até começou em força nos primeiros meses e que acabou por não continuar, como é o caso do Moyalmas e do Seraph.

O formato anual é de facto muito custoso, falo por mim. De momento, a vida pessoal não me permite ter rotinas ou tempos livres, o que complica bastante ter tempo todos os meses para os desafios. Ou sacrifico trabalho ou horas de sono   :happy-sweat:

Não consigo sugerir um formato melhor do que este.. só se fosse semestral, ou com provas mais ligeiras ao longo do ano. Não sei.
Fui espreitar o LusOlympics, e pelo pouco que vi, parece ser mais curto mas mais intensivo. E com eliminatórias. Com tão pouca gente já, talvez não fosse a melhor ideia eliminar uns quantos a meio da prova  :D a menos que fosse possível fazer vários no mesmo ano, de forma a quem for eliminado não ficar 'fora' muito tempo.

Este ano teve provas muito boas, e uma ou duas que não gostei tanto. Neste caso, os desafios de Agosto e Setembro.
- Agosto, não querendo menosprezar o acontecimento, porque é difícil arranjar algo novo para construir sobre a Comunidade todos os anos, principalmente para quem está cá há pouco tempo.
- E Setembro, pela dimensão da prova/impossibilidade de realizar em peças.

Pessoalmente, gosto mais dos desafios mais pequenos, que requerem mais criatividade do que peças.

Se participo para o ano? Em algumas provas, de certeza. Na totalidade, muito provavelmente não. Gosto, porque me obriga a ter tempo para o LEGO, mas por vezes também é um pouco stressante e desgastante  :happy-sweat: devia haver a possibilidade de saltar uma prova por ano  ;D

edit:  Sem o Alex a organizar, recuso-me a participar!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2017, 21:27:37 por Rick »