Para além do que o Moyalmas referiu, fica aqui a minha opinião pessoal:
- A “permissão” da utilização de ferramentas CAD especificas para este hobby possibilitaria que qualquer um fizesse todo e qualquer MOC, mesmo sem ter uma única peça o que colocaria todos em igualdade de circunstancias (e não entremos na discussão de qual é o melhor, tem mais peças, é mais fácil, permite técnicas ilegais, etc…)
- Se alguns têm jeito, gostam, ou se adaptam bem a este tipo de “construção”, outros não, mas à partida todos estariam mais ou menos em igualdades de circunstancias (embora alguns já sejam prós na utilização destas ferramentas, pelo que partiriam com vantagem);
- Com a “permissão” da utilização de ferramentas de CAD especificas para este hobby, quem com elas superasse as provas de construção, não pontuaria nas provas que envolvem a exposição das construções nos eventos da C0937… o que pode levantar novos celeumas e discussões.
- Um dos objetivos deste tipo de concurso é promover um desafio salutar, a superação das nossas dificuldades, o aprimorar das técnicas de construção, sair da nossa zona de conforto… Se em termos de software tudo isso seria possível… tem muito mais piada fazê-lo com ABS!
- Quem é que, mesmo possuindo vários milhares de peças, nunca fez um MOC em que chega a uma altura que diz: ”Falta-me aquela peça/Dava-me jeito ter aquela peça/aquela peça naquela cor!” ou “Só precisava de mais uma destas!”
- Pelo que sei este tipo de concursos/desafios aqui na C0937 sempre foram realizados recorrendo a ABS e não a bits e bytes.
- Um dos objetivos/consequências deste tipo de concursos, é que todos os anos mais e mais construções diferentes, novas, interessantes são possíveis de apresentar nos nossos eventos para gaudio de todos os visitantes
Pelo que expus acima (e fico-me por aqui, mas muito mais poderia dizer/aprofundar) sou completamente contra “a permissão” da utilização de ferramentas CAD neste tipo de concursos. Pode ter muitas vantagens, mas também tem desvantagens, e para mim estas ultimas pesam mais do que as primeiras.