image/svg+xml

Autor Tópico: [XI Grande Jogo 0937] - Apresentação e Regulamento  (Lida 12522 vezes)

Alex

• Moderador Local
    • My Flickr Page
Re: [XI Grande Jogo 0937] - Apresentação e Regulamento
« Responder #30 em: 16 de Janeiro de 2017, 14:16:18 »
Veinesse, acredita que eu compreendo perfeitamente o que tu dizes.
Mas eu também já estive na tua posição, quando comecei tinhas pouquíssimas peças... e mesmo hoje quando estou a construir algo e vejo que me falta uma peça fico frustrado. Mas aí entra a improvisação e tento chegar a outra solução. O objectivo deste jogo também passa um pouco por aí... obrigar-nos a criar soluções com as poucas peças que temos e obrigar-nos a sairmos da zona de conforto.
Por exemplo para a prova de redux não há limite no tamanho da construção.
Fazer um redux de um set como o 6601 não levaria muitas peças por exemplo.

Para a prova de Janeiro, e até porque já houve algumas participações, não vou alterar as regras. Em relação às provas seguintes (incluindo a do redux), vou reflectir nos próximos dias sobre isso.
Se mais pessoal quiser dar a sua opinião, estão à vontade :)
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2017, 14:25:16 por Alex »
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Moyalmas

• ....
  • Fan de LEGO
« Responder #31 em: 16 de Janeiro de 2017, 15:24:34 »
Pessoalmente, não concordo com participações em LDD. Não temos peças? Criamos e participamos com algo mais pequeno... ou não participamos, por muita vontade que tenhamos de o fazer. Desculpem a frontalidade.
Compreendo que nem todos tenham o mesmo stock de peças disponíveis, mas temos de criar algo com o que temos. No meu caso concreto, se nos for pedido algo tipo "modular", estou feito ao bife... pois grande parte das peças que tenho para esse tipo de construção, são "vintage" (portas, janelas, etc etc etc). Solução? Dar a volta à coisa e criar algo mais "pobrezinho"... mas participar, pelo menos. (é o que me está a acontecer com a prova do Redux... ainda não escolhi o que fazer, face às peças que tenho...)
As minhas participações nas provas, são feitas tendo em conta as peças disponíveis: quando fotografo os sets, toca a desmontar e a guardar as peças. E também não tenho um stock assim tão grande quanto isso...
Para além disso, o LDD tem todas as peças "disponíveis", o que torna possível a construção de qualquer tipo de MOC... E isso também não é justo para quem tem poucas peças disponíveis.
É isto...

Eduardo_R

• Moderador Local
  • Where am I going now?
« Responder #32 em: 16 de Janeiro de 2017, 16:09:03 »
Para além do que o Moyalmas referiu, fica aqui a minha opinião pessoal:

- A “permissão” da utilização de ferramentas CAD especificas para este hobby possibilitaria que qualquer um fizesse todo e qualquer MOC, mesmo sem ter uma única peça o que colocaria todos em igualdade de circunstancias (e não entremos na discussão de qual é o melhor, tem mais peças, é mais fácil, permite técnicas ilegais, etc…)
- Se alguns têm jeito, gostam, ou se adaptam bem a este tipo de “construção”, outros não, mas à partida todos estariam mais ou menos em igualdades de circunstancias (embora alguns já sejam prós na utilização destas ferramentas, pelo que partiriam com vantagem);
- Com a “permissão” da utilização de ferramentas de CAD especificas para este hobby, quem com elas superasse as provas de construção, não pontuaria nas provas que envolvem a exposição das construções nos eventos da C0937… o que pode levantar novos celeumas e discussões.
- Um dos objetivos deste tipo de concurso é promover um desafio salutar, a superação das nossas dificuldades, o aprimorar das técnicas de construção, sair da nossa zona de conforto… Se em termos de software tudo isso seria possível… tem muito mais piada fazê-lo com ABS!
- Quem é que, mesmo possuindo vários milhares de peças, nunca fez um MOC em que chega a uma altura que diz: ”Falta-me aquela peça/Dava-me jeito ter aquela peça/aquela peça naquela cor!” ou “Só precisava de mais uma destas!”
- Pelo que sei este tipo de concursos/desafios aqui na C0937 sempre foram realizados recorrendo a ABS e não a bits e bytes.
- Um dos objetivos/consequências deste tipo de concursos, é que todos os anos mais e mais construções diferentes, novas, interessantes são possíveis de apresentar nos nossos eventos para gaudio de todos os visitantes

Pelo que expus acima (e fico-me por aqui, mas muito mais poderia dizer/aprofundar) sou completamente contra “a permissão” da utilização de ferramentas CAD neste tipo de concursos. Pode ter muitas vantagens, mas também tem desvantagens, e para mim estas ultimas pesam mais do que as primeiras.

hugo.tx

• .....
  • SGT Teixeira
« Responder #33 em: 16 de Janeiro de 2017, 16:09:44 »
Partilho da mesma opinião do moyalmas.

Inicialmente também não tinha peças. O que me fez ganhar pica para adquirir mais foi precisamente este tipo de jogos.

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
« Responder #34 em: 16 de Janeiro de 2017, 17:08:16 »
- Com a “permissão” da utilização de ferramentas de CAD especificas para este hobby, quem com elas superasse as provas de construção, não pontuaria nas provas que envolvem a exposição das construções nos eventos da C0937… o que pode levantar novos celeumas e discussões.

Não vejo que discussão isso possa levantar: "construiste" uma coisa virtual? Então não a podes expôr e não poderás pontuar "extra" por expôr... o que não existe.
Parece-me que pode haver provas exclusivamente de ABS, exclusivamente de CAD e mistas (por opção de cada concorrente). Deve é estar explícito no regulamento de cada prova.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #35 em: 16 de Janeiro de 2017, 17:11:03 »
Relativamente ao LDD só tenho a dizer o seguinte: Se vão mesmo utilizar LDD façam renders à maneira!

Dou o exemplo de um construtor muito bom e conhecido, reparem que algumas quase nem se nota que é digital:

Big Boy

A única regra que sugeria impor seria construir apenas com peças LEGO existentes, ou seja, não usar peças em cores que não existem fisicamente sendo esta a vantagem que existe no mundo digital.
This is Comunidade 0937!!!

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
« Responder #36 em: 16 de Janeiro de 2017, 18:16:17 »
(...)
Parece-me que pode haver provas exclusivamente de ABS, exclusivamente de CAD e mistas (por opção de cada concorrente). Deve é estar explícito no regulamento de cada prova.
Concordo!

Relativamente ao LDD só tenho a dizer o seguinte: Se vão mesmo utilizar LDD façam renders à maneira!
(...)
A única regra que sugeria impor seria construir apenas com peças LEGO existentes, ou seja, não usar peças em cores que não existem fisicamente sendo esta a vantagem que existe no mundo digital.
E concordo!
Um bom render o MOC só tem a ganhar. O Alexis ganhou um MOC do mês com o Carrousel, feito no LDD

(...)
Inicialmente também não tinha peças. O que me fez ganhar pica para adquirir mais foi precisamente este tipo de jogos.
Acho que todos inicialmente não tinham peças! Simplesmente há aqueles que de certa forma conseguiram adquirir as peças com mais facilidades ou em maior quantidade. Mas isso não interessa.
Também comecei assim, sem peças, usei muito o LDD. Os meus 4 primeiros MOC's aqui apresentados foram feitos no LDD, mas consegui passa-los para peças. Ou seja, vê-los no virtual fez-me ganhar pica para adquirir mais peças. Já não tenho é paciência para o LDD.

Atenção! Não estou a dizer que sou de acordo permitir, ou não, o LDD no GJ. Simplesmente que seja explícito nas regras.

Moyalmas

• ....
  • Fan de LEGO
« Responder #37 em: 16 de Janeiro de 2017, 22:47:24 »
Alex:

Para o Redux (apocalípticoquemeestáadarcabodacabeçaéjámestouapassarederepentelembrei-medeperguntaristo  ;D ): o n.º de peças tem que ser igual ao original?  ???

Alex

• Moderador Local
    • My Flickr Page
« Responder #38 em: 16 de Janeiro de 2017, 23:03:17 »
Alex:

Para o Redux (apocalípticoquemeestáadarcabodacabeçaéjámestouapassarederepentelembrei-medeperguntaristo  ;D ): o n.º de peças tem que ser igual ao original?  ???

Não, claro que não :D
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Rick

• ...
  • **
  • Fan de LEGO Minifigs
« Responder #39 em: 16 de Janeiro de 2017, 23:12:30 »
Não vejo que discussão isso possa levantar: "construiste" uma coisa virtual? Então não a podes expôr e não poderás pontuar "extra" por expôr... o que não existe.

Dou o exemplo de um construtor muito bom e conhecido, reparem que algumas quase nem se nota que é digital:

Big Boy

Concordo com os 2 quotes acima, e sirvo-me deles para dizer que eu voto a favor do LDD.

Na edição passada, fui um dos que mais limitado se sentiu a nível de peças (principalmente se comparasse com as construções de quase todos os outros concorrentes) e por vezes era um pouco frustrante não ter mais para fazer mais, e talvez melhor (ou não ;D). A possibilidade de usar um formato digital colocaria essa desvantagem um pouco mais de lado.
Pessoalmente, não teria usado de qualquer das formas e continuarei sem usar no futuro caso seja permitido, pois o pouco tempo que consigo dedicar ao hobby prefiro que seja com ABS. No entanto, percebo quem se queira socorrer do LDD para dar um gostinho à imaginação.. ou ter depois a motivação extra para adquirir peças, como no caso do Ricky.

A nível do Grande Jogo, sou da opinião que deveria ser permitido, com as devidas limitações. Exemplo: somente peças e cores que existam, não poderem ganhar ponto extra caso sejam eleitos melhor construção, etc. O facto de não poder expôr já é uma limitação por si só, mas isso também já é para quem não se pode deslocar aos eventos.

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #40 em: 17 de Janeiro de 2017, 00:01:31 »
(...)

Isso é o mesmo que dizeres: Se vão mesmo utilizar ABS tirem fotografias à maneira! :?
Acho que não é o que dita se o MOC é bom ou não... simplesmente realça a construção, dá-lhe mais destaque, fica mais bonito... mas acho que ao dizeres isso, apresentem coisas ao nível dos renders do Big Boy ( :-)d porreiro, não conhecia, tem trabalhos excelentes mesmo!), é o mesmo que para apresentar em ABS, o pessoal "se dignar" a tirar fotos com uma EOS 5D MARK IV em estúdio fotográfico e com pós-edição em Lightroom...  >:D

Quanto à questão colocada... acho que simplesmente deve ser explicito nas regras, só não concordo o uso de cores que não existam. Em ABS é uma questão de nos superarmos em termos criativos, como já foi dito. Em digital é dar a hipótese a quem não tem peças de também participar.
No final, vai sempre haver construtores que mesmo com muitas peças ABS, não tenham a capacidade de construir coisas bonitas/criativas e, do mesmo jeito, construtores com a infinidade de peças digitais não o conseguem fazer também...

Dedezani

• .....
  • DéDé para as amigas :P
    • BrickShelf
« Responder #41 em: 17 de Janeiro de 2017, 00:23:51 »
Sobre a parte das fotos também entendo o que dizes, falando por mim, gostava muito de conseguir tirar fotos de jeito e dar-lhe a edição minima para apresentar, e até tenho uma máquina fotográfica (do meu irmão) dessas todas xpto, mas não sei mesmo mexer naquilo nem montar um "estudio".
Sonho concretizado - Billund '10 - NÓS FOMOS!!
0937 - A minha segunda família
André Teixeira

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #42 em: 17 de Janeiro de 2017, 09:38:00 »
Pessoalmente sou completamente contra criações digitais, primeiro porque pode-se aldrabar imenso, não existe gravidade no ldd e dá para fazer coisas que seriam impossíveis na realidade.
Segundo acho que ainda poderia criar um fosse maior entre criações mas ao contrario, os de LDD superariam os MOCs reais e seria injusto novamente.

Eu sou mais a favor da redefinição de regras, criar provas que necessitam sempre de relativamente poucas peças. Porque até é um desafio maior fazer muito com pouco.É o que muitos designer na lego tem de fazer diariamente e é dai que aparecer imensas técnicas e uso de peças num contesto inesperado. Agora quando criam provas abertas sem limite de peças o que pode acontecer (e acontece) é aparecer uma coisa mesmo espectacular com 100 peças cheio de técnicas novas, mas ira ganhar uma coisa medíocre com 1500 peças .

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2017, 09:46:34 por alexis »

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #43 em: 18 de Janeiro de 2017, 09:52:32 »
Não li todas as opiniões e as que li foram na sua maioria na diagonal.
Penso que quanto mais regras, mais o concurso irá ser desigual e injusto para algumas pessoas. Isto não quer dizer que ele é perfeito, mas as pessoas terão que se adaptar ao que há. O Grande Jogo já é composto por várias provas diferentes, por isso se numas alguns tens vantagens, noutras tem outros.

Apesar de compreender a questão de ter e não ter peças.. a prova deste mês requer apenas 80 peças. O nº máximo de peças é tão baixo que não consigo ver qual é o problema de ser apenas com peças reais?

Tentar "nivelar" o concurso pode criar mais injustiças que terão que ser niveladas novamente com novas regras. Daqui a pouco está a pedir-se que se use apenas peças básicas porque quem está há mais tempo no hobby tem capacidades técnicas maiores. Ou que as presenças nos eventos não devem contar porque nem todos vivem à mesma distância.

Confio que o Alex vá colocar diferentes tipos de provas de forma a balancear várias das competências do hobby, exatamente como aconteceu no ano passado. Por isso é que este concurso se chama Grande Jogo.

veinesse

• .....
« Responder #44 em: 18 de Janeiro de 2017, 10:44:18 »
Com a minha pergunta não quis criar tanta confusão...

Aceito as regras tal como elas são, apenas quis tirar uma dúvida, uma vez que não tinha visto em lado nenhum a regra do uso obrigatório de peças físicas para as provas do GJ. Tanto é que a minha dúvida apenas surgiu por ter lido a pergunta do SirRicco, pois até aí eu achava que era indiferente apresentar-se os mocs digitalmente ou em peças físicas. Dúvida tirada e aceite a explicação, tanto é que já apresentei o meu redux que tinha feito para a prova de Março, uma vez que não o vou poder usar no GJ.

Compreendo a questão das cores das peças e da falta de gravidade que alguns falaram como sendo um ponto injusto nas construções digitais em relação às reais (deparei-me com essa situação no meu redux, sabendo perfeitamente que, em caso de passagem para peças teria de alterar alguns pormenores para tornar a construção mais estável, tal como foi discutido no tópico do moc) e aceito a explicação que deram para não permitirem o uso de programas para se poder participar. Apenas queria confirmar essa regra e tentar perceber o porquê de assim ser.

Quando fiz a pergunta estava a falar de uma forma genérica. Obviamente que para a prova de Janeiro, tendo em conta o número limitado de peças a ser usado, não se levantam problemas. E nas outras provas, tal como disse no meu comentário anterior, tentarei dar o meu melhor com o que tenho à disposição e fazer os possíveis para participar em todos os desafios, pois considero este concurso bastante interessante.

Obrigada por me terem esclarecido a minha dúvida e a última coisa que queria arranjar aqui no fórum eram discussões. Estou cá há pouco tempo, a minha participação e contribuição é escassa e ainda muito verde e estou aqui para aprender e me divertir, acima de tudo.