Review do set 60150 - Pizza Van Referência: 60150Nome: Pizza Van
Tema: City
Ano de Edição: 2017
Número de Peças: 249
Preço LEGO®: €19,99
Preço por peça: €0,08
Instruções: sim, 2 livros
Autocolantes: sim
Minifigs: sim, 2
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim, no fim do livro 2
As peças
Comprei este set a pensar em três peças específicas e acabei por perceber que tem uma lista razoável de peças interessantes:
2 Flat Silver Tile, Round 1 x 1 with Soda Pop Can Top Pattern (à qual acho imensa piada)
1 Light Bluish Gray Slope 45 2 x 1 with Green and Red Buttons and Keypad Pattern
2 Light Bluish Gray Tile 1 x 1 with Keypad Pattern (que eu nem conhecia)
1 Lime Minifig, Utensil Umbrella Top with No Bottom Flaps 6 x 6 with Top Stud (presente em 2 sets)
2 Tan Tile, Round 1 x 1 Quarter with Pizza Slice Pattern (presente em 2 sets)
1 Tan Tile, Round 2 x 2 with Bottom Stud Holder with Pizza Pepperoni and Olive with Slice Marks Pattern (presente em 3 sets)
1 Yellow Rock 1 x 1 Crystal 5 Point (presente em 2 sets)
a famosa scooter vermelha
Sei que tem mais uma ou outra peça relevante, nomeadamente 2 Yellow Brick 1 x 2 x 3 por apenas se encontrarem, para já, neste set, mas sem tanto interesse no meu ponto de vista.

No que toca a minifiguras este set traz duas: o cozinheiro/vendedor de pizzas e uma cliente. De salientar o cabelo desta última, que lhe dá um ar peculiar. Nenhuma tem caras alternativas.

Este set, como muitos outros direccionados a esta faixa etária, peca pelo grande número de autocolantes que traz. No entanto, dado o preço do mesmo, não se poderia esperar que tudo fosse impresso (mas confesso que gostava de ver uma caixa de pizza sem autocolantes neste set e mais dois quartos de pizza…). Pessoalmente não gosto de autocolantes e acho-os um pouco inconvenientes neste tipo de brinquedo. São de difícil aplicação, especialmente para uma criança e, apesar de conseguirem dar um ar engraçado à construção e com mais pormenor, não deixa de ser algo bem mais perecível que o plástico.
Contudo, e porque pelo preço não se pode querer tudo, dou nota máxima a este set em questão de peças, apesar dos autocolantes.
A construção
É um set de muito fácil construção, perfeitamente adequado à faixa etária a que se destina. As instruções são claras e de fácil execução. Apesar de não ser nada de muito rebuscado, gostei da forma como o interior da carrinha está feito. O pormenor dos espelhos retrovisores também está engraçado, bem como as laterais da carrinha.
Aponto apenas o facto de a mesa com o guarda-sol ser um tudo ou nada alta em comparação com uma minifigura em pé. A cliente fica a parecer uma criança ao pé dela, dando um ar desproporcional à mesma. Mesmo que a minifigura suba 1 stud, continua, a meu ver, a não ter a medida ideal.

O desenho
De uma forma geral o aspecto da carrinha está bastante interessante. Gosto das cores escolhidas, que se adequam à temática e simplesmente adoro o interior a simular a cozinha. Acho que com algo tão simples conseguiram dar uma ideia engraçada e com um certo grau de pormenor. Todo o conjunto funciona bem e penso que ficará lindamente em qualquer display de cidade. Gosto bastante da ideia de ter as fachadas da carrinha a levantar, o que remete muito facilmente para as carrinhas de street-food ao estilo americano.
Jogabilidade
Acho que este é um set com grande potencial de brincadeira. Pessoalmente penso que faria mais sentido se trouxesse 4 Tan Tile, Round 1 x 1 Quarter with Pizza Slice Pattern em vez de 2, o que permitiria simular uma pisa inteira, mas nada de demasiado relevante. Tirando isso, a meu ver aquilo que mais prejudica a jogabilidade neste set é o facto de o telhado da carrinha não desencaixar com facilidade, o que tornaria o interior da cozinha de muito mais fácil acesso. Dei-a ao meu filho para brincar e ele mal consegue encaixar o cozinheiro lá dentro, e tem 7 anos.
Conclusão
Apesar daquilo que eu considerei como “falhas” no que toca ao desenho, jogabilidade e uso excessivo de autocolantes, acho este um bom set da City. De uma forma geral, penso que os prós acabam por compensar em muito os contras e torná-lo num daqueles sets que a maioria das pessoas vai desejar adquirir. Tem algo no seu aspeto e tema que cativa miúdos e graúdos e considero que a LEGO fez aqui um bom trabalho e a um preço razoavelmente acessível. Acho que seria interessante se apostassem numa linha de street-food, com carrinha de hambúrgueres, cachorros-quentes, gelados, tacos, coisas do género. Uma banca de venda de comida oriental (sushi, ramen…) seria de louvar. Conclusão: comprei o set a pensar em três peças específicas e acabei por adorá-lo.
Lista das peças no Bricklink