image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 70738 - Final Flight of Destiny's Bounty  (Lida 381 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 70738 - Final Flight of Destiny's Bounty
« em: 19 de Março de 2017, 10:05:03 »
Review do set 70738 - Final Flight of Destiny's Bounty


Referência: 70738
Nome: Final Flight of Destiny's Bounty
Tema: NinjaGo
Ano de Edição: 2015
Número de Peças: 1253
Preço LEGO®: €120,00
Preço por peça: 9,6 cêntimos
Dados de compra: N/A
Instruções: Sim, um livro +-A4 com 235 páginas
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, nove mais dois pequenos monstros/fantasmas
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do livro de instruções


 
As peças
6/10
São mais de 1200 peças, mas tendo em conta o preço original os 9,6 cêntimos de PPPwiki não são lá muito interessantes. Principalmente se nos lembrarmos que este set não é licenciado.
O conjunto já saiu há quase dois anos, mesmo assim continua a ter duas peças exclusivas. Quatro unidades da desinteressante 6115304/30382 e a lindíssima 6120185/21887. Traz imensas peças interessantes e algumas delas relativamente invulgares onde destaco a maior parte das peças castanhas e vários acessórios de minifigs.
Por falar em minifigs.. São imensos para um set deste tamanho. No entanto a especificidade de muitas peças que os compõem torna que seja muito difícil de os utilizar em outros contextos. Da mesma forma que destaco alguns dos acessórios pela positiva, outros não consigo gostar tanto pela razão apontada acima. São de tal forma específicos das personagens que dificilmente poderão ser utilizados fora do contexto.
Apesar da quantidade de peças, a variedade de cores e a especificidade de muitas delas fazem com que este set não seja um bom ponto de partida para um stock de peças.

A construção
8/10
Fui construindo ao longo de vários dias e com grandes intervalos. A construção é agradável e dividida em 10 fases e algumas bem diferentes entre si.
As duas primeiras fases são reservadas à construção de um dragão que, confesso, nem tive a curiosidade em conhecer o nome. As quatro fases seguintes são para a construção do corpo principal do barco voador. A utilização de peças technic está presente mas bem limitada e a solução para algumas orientações menos ortodoxas são interessantes apesar de questionáveis quanto à estética. Fiquei agradado com a utilização de algumas peças em situações novas, como por exemplo as que servem de telhado ao castelo na popa. Nestas fases também começamos a perceber um dos gadgets mais interessantes do set.
Na sétima fase é construído o mastro da proa bem como a “cabeça” de dragão que serve de base ao mastro.
A oitava fase revela-se muito interessante apesar de construirmos duas estruturas simétricas (os motores laterais) já que são essas mesmas estruturas que fazem parte do gadget mais interessante do set.
Na nona fase construímos a velas e o mecanismo que as fazem mover. Pessoalmente achei a fase mais enfadonha já que é essencialmente composta por peças technic e com várias partes praticamente repetidas.
A décima e última fase serve apenas para construir alguns detalhes e extras para a embarcação.
No fundo é uma construção longa mas variada com algumas técnicas e gadgets interessantes.


Building the 70738 Final Flight of Destiny's Bounty
by Luis Baixinho, on Flickr

O desenho
6/10
Quanto à besta voadora, nunca consegui ficar inteiramente satisfeito com estes dragões brick-built e este não é excepção. Claro que haverá algum contexto para explicar aquelas asas fantasmagóricas, mas o resultado é fraco. Muito fraco.
A Destiny’s Bounty tem vários aspectos interessantes e o formato geral é cativante.. Ao longe. Porque ao perto começamos a ver várias falhas. Buracos na estrutura, partes incompletas (aqueles half-pins azuis em baixo são para quê?), telhado "esquisitavamente" feio, cabeça de dragão, demasiadas cores que tornam a construção confusa, falta de vidros nas janelas, etc.
Quanto aos gadgets, fiquei completamente desiludido com o das velas já que o efeito é mínimo. No entanto fiquei bastante agradado com o gadget que faz com que os motores se dobrem. Para isso basta “ejectar” a torre defensiva traseira como mostram estas imagens (primeira e segunda).


Building the 70738 Final Flight of Destiny's Bounty
by Luis Baixinho, on Flickr

Jogabilidade
9/10
A quantidade de minifigs e respectivos acessórios, a presença de duas facções e a inclusão de vários gadgets fazem com que a diversão seja garantida. Só não dou a pontuação máxima porque penso que a variedade de peças não seja a óptima para outras construções.. Mesmo sendo do mesmo tema.
É que este set não deixa de ser um jogo de construção!


Building the 70738 Final Flight of Destiny's Bounty
by Luis Baixinho, on Flickr

Prós e contras
PrósContras
Tema - a LEGO não costuma muito aventurar-se com barcos voadoresModelo final com cores e formato confusos
Vários gadgets interessantesPresença massiva de peças technic em alguns dos passos
Boa jogabilidadeMinifigs demasiado específicos que impossibilitam a utilização noutros contextos
Construção final algo incompleta


Building the 70738 Final Flight of Destiny's Bounty
by Luis Baixinho, on Flickr

Conclusão
6/10
Confesso que para um set que esteve tanto tempo na minha wishlist, fiquei bem desiludido com o resultado. Provavelmente isso também levou a que fosse mais exigente.
Atenção, não deixa de ser um conjunto com o seu valor, com uma jogabilidade muito interessante e com algumas boas peças. Mas no seu todo penso que a LEGO poderia ter sido menos ambiciosa e desenhado algo mais simples e não tão confuso.
Vai para peças sem grandes remorsos.

Inventário no Bricklink

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [Review] 70738 - Final Flight of Destiny's Bounty
« Responder #1 em: 19 de Março de 2017, 11:08:19 »
Curioso, esse set também esteve na minha whishlist mas sempre me questionei, pelas imagens que via, acerca de tudo aquilo que falas aqui: ficar tudo assim meio inacabado; buracos dos bricks technic etc.


veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [Review] 70738 - Final Flight of Destiny's Bounty
« Responder #2 em: 19 de Março de 2017, 11:19:40 »
O meu filho andou a namorar esse set desde que saiu. Decidi não o comprar depois de ver algumas reviews na net. As velas não "encravam" com facilidade? Sei que na altura fiquei com essa ideia...

Obrigada pela review :)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 70738 - Final Flight of Destiny's Bounty
« Responder #3 em: 19 de Março de 2017, 12:25:24 »
Por acaso não reparei em problemas nas velas. Pessoalmente apenas não gostei do gadget das velas (elas abrirem e fecharem) porque a diferença entre uma posição e outra é mínima.. a montanha pariu um rato.