image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 40174 - LEGO Chess  (Lida 459 vezes)

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
[Review] 40174 - LEGO Chess
« em: 14 de Abril de 2017, 22:42:15 »
Review do set 40174 - LEGO Chess


Referência: 40174
Nome: LEGO Chess
Tema: Miscellaneous
Ano de Edição: 2017
Número de Peças: 1450
Preço LEGO®: €56,99
Preço por peça: €0,039
Instruções: sim, 1 livro
Autocolantes: não
Minifigs: não
Lista de peças: sim, no fim do livro de instruções





As peças
10/10


Tudo maioritariamente peças normais. A maioria são cinza, pretas e brancas, mas destaco as 8 Dark Bluish Gray Plate 16 x 16 e as 96 Tan Brick, Modified 1 x 1 with Studs on 2 Sides, Adjacent.
 O forte deste set no que toca às peças é mesmo a quantidade que traz de cada uma das cores principais e, acima de tudo, o seu PPP.





A construção
10/10


Dou nota máxima a esta construção não pela extravagância das técnicas utilizadas mas pela simplicidade e eficácia com que a fizeram. Não é um set desafiante mas é mesmo muito bom de ser construído, especialmente para alguém que, como eu, adora padrões e simetria. Para alguns poderá tornar-se um pouco repetitivo, mas eu adorei. Montei-o com o meu filho, a quem ando a ensinar a jogar xadrez, e foram duas horas de bom entretenimento familiar. É uma construção sólida e, apesar de tudo, robusta.


O desenho
10/10


Este set tem um aspecto apelativo e clássico. O design das peças, a meu ver, ficou bastante interessante e fácil de reconhecer a identidade de cada uma, ao contrário de outros tabuleiros de xadrez. Gostei particularmente do padrão que criaram em cada um dos lados do tabuleiro para assinalar a cor das peças a serem usadas.


Jogabilidade
10/10


Quando comprei este set pensei, acima de tudo, no PPP, mas não deixa de ser um tabuleiro de xadrez e damas, ambos jogos apreciados cá em casa. Tive receio, inicialmente, que fosse um daqueles tabuleiros mais para fazer bonito na sala do que para ser usado. E pensei isto porque não tinha noção do quão robustas as peças são, não se desmontando com a facilidade que eu temia, principalmente nas mãos de uma criança. Para além disso, tem a particularidade de ser caixa de arrumação, apesar de que, a meu ver, essa funcionalidade é mais para “dar nas vistas” do que para ser usada, visto ser um set bonito de ter na prateleira com as peças no seu lugar em vez de arrumado numa gaveta à espera de ser usado. No entanto, aprecio o esforço dos designers em tê-lo feito com essa praticabilidade. Isso e o facto de ser um tabuleiro modular, que se divide a meio e se pode “empilhar” para facilitar a arrumação. Por tudo isto dou nota máxima no que toca à jogabilidade.





Conclusão
10/10


Adorei este set, e não tenho muito mais a dizer. É bom de montar, é agradável à vista e tem um stock de peças bastante bom para o preço que se paga.


Lista para as peças no BrickLink aqui

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [Review] 40174 - LEGO Chess
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2017, 13:03:17 »
Excelente Review,

Gostei de teres abordado a questão da jogabilidade que era algo sobre o qual tinha curiosidade.

Achei este Set excelente enquanto mix entre LEGO e jogo de tabuleiro.

Gostava muito de o adquirir.  :)
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [Review] 40174 - LEGO Chess
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2017, 23:44:56 »
Ainda esta semana estive a jogar com o meu filho. Apesar de lhe custar encaixar as peças no tabuleiro em alguns ângulos, tem de se ter em conta que tem 7 anos. Mesmo assim, está impecável, a meu ver. Podiam ter optado por não deixar studs à vista (tal como num tabuleiro normal, que não seja magnético, as peças não precisariam de ser seguras ao tabuleiro), mas acho que assim torna o set um pouco mais estável e fácil de transportar para a mesa sem que as peças caiam todas ao chão pelo caminho. Além do mais, são peças boas de pegar, não se desfazem com facilidade, coisa que tinha receio que acontecesse antes de o ter adquirido e montado. Apesar de ter um design bastante clássico, acho que é uma boa peça de decoração para se ter na sala.

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [Review] 40174 - LEGO Chess
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2017, 12:27:49 »
Sobre a observação de não ter studs poderá sempre mudar por tiles 2x2 em preto (3068b).  ;D

Vou ver se consigo encomendar numa próxima compra.  :)
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!