Mas olha que, ou muito me engano, ou a construção vencedora neste desafio vai ser uma das digitais (não menosprezando o MOC do Hugo, que está muito porreiro!). Sim, acredito que fosse difícil acrescentar esse tipo de pormenor no digital, mas fazer em peças levanta muito outro tipo de entraves também. Acho que em termos de prós e contras, talvez tenha de considerar que ficam em pé de igualdade. Em digital não se tem tanta liberdade para experimentar e manipular peças, fisicamente existe a limitação de stock, que nos faz muitas das vezes ter de recorrer a ideias alternativas para tentar atingir o mesmo fim. Digitalmente demoram-se horas, ou até mesmo dias inteiros para fazer rendering, fisicamente a qualidade das fotos pode não ficar a desejável, e por aí fora.
Dou valor às construções digitais da mesma forma que dou às físicas, desde que certo tipo de regras seja cumprido. Sempre fui a favor da igualdade de oportunidades, e sem dúvida que, não havendo hipótese de recurso ao digital, muita gente não teria hipótese de participar em todas as provas. "Lutei" por esse direito por todos nós e não só por mim. Nunca tive intenção de me fazer de "vítima" por ter poucas peças, até porque a quantidade de peças e diversidade que cada um tem acaba por ser relativa. Eu, com perto de 10.000 peças disponíveis para construir, aos olhos de alguns tenho um stock imenso, aos olhos de outros torna-se pouco. Acima de tudo acho que o importante é nos divertirmos com isto e sem dúvida que me dá mais prazer construir fisicamente do que no computador, e penso que nisto a opinião deverá ser praticamente unânime por aqui.
Independentemente de tentar ao máximo evitar o recurso ao digital, fico feliz por constatar que dão essa opção em muitas das provas, possibilitando que mais gente participe.