Autor Tópico: O Manel vai de férias  (Lida 111195 vezes)

rupi

• ......
    • my brickshelf
Re: O Manel vai de férias
« Responder #30 em: 26 de Junho de 2007, 22:59:05 »
A ideia principal é mostrar ao Manel e fotografar, as cidades e locais reais (e isso é que vou colocar no album) mas se tiveres mais alguma ideia para o enterter nas férias... ;)

Lol, vamos todos dar ideias, tou a adorar este incentivo  ;D ;D ;D

Eínon

Fico muito contente. :)
Também já estou em pulgas para o mandar porta fora, mas ainda não tive tempo para o fotografar.
Mas vou ver se até 6ª vai de férias para algum lado.

MariaSofia

• ....
  • Queres que te bata ou que te espanque???...
« Responder #31 em: 27 de Junho de 2007, 12:12:05 »
Se ele vir para minha casa em Agosto na 2º quinzena vai para a Tunisia comigo....
lol
"Querem se rir vão lá para fora" autor: UPS

rupi

• ......
    • my brickshelf
« Responder #32 em: 28 de Junho de 2007, 15:17:30 »
O Manel foi de viagem!

Primeiro quero dizer que a tarefa de fotografar o Manel não é muito fácil, é necessário alguma paciência e também saber alguns "truques". Antes de mais vou explicar como fiz, pode ser que sirva de ajuda a alguém com menos experiência na arte fotográfica. E já agora aproveito para pedir aos participantes nesta aventura que, quando chegar a sua vez, expliquem também um ou outro método que tenham usado para fotografar o Manel.

1º O vento revelou-se um problema o minifig cai com facilidade, usar uma plate para o fixar não teria sido má ideia;
2º A luz, convém que o boneco e o fundo estejam ambos iluminados, foi necessário algum "contorcionismo" para evitar que a minha sombra estragasse a cena. Se fotografar em contra-luz, como é lógico, a figura também ficará escura;
3º O principal problema, a profundidade de campo, das duas uma, ou o minfig está focado ou o fundo. Visto o minifig ser tão pequeno, para fazer com que fique em grande plano é necessário usar a função Macro da objectiva, isto reduz drásticamente a profundidade de campo. Se a máquina tiver possibilidade de regular a Abertura manualmente deve-se escolher o maior numero f possivel (8 no caso da minha máquina). Também deve ser usado o Zoom na posição grande angular ("mais afastado").

Dito isto, aqui estão as fotos da sua estada em Viana do Castelo:
Subimos ao Monte de Santa Luzia para ver a paisagem sobre a cidade

Depois fomos apreciar o excelente trabalho em snot da Basílica

Costumam estar sempre por ali fotografos "a la minuta" e o Manel quis tirar uma foto para recordação

De seguida fomos á praia, mas estava muito vento não saimos do carro

Depois fomos a doca de pesca ver os barcos

Mas que raio de peça juniorizada é esta!

Estava lá o Navio hospital Gil Eanes, quer me parecer que o casco é uma peça única...

A pasta onde irei colocar depois todas as fotos da viagem:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=261770
Até à próxima!

evildead

• .....
  • I'm Still Here!
    • A minha pasta no Flickr.
« Responder #33 em: 28 de Junho de 2007, 16:15:53 »
Está muito giro!

Estou ansioso por receber o Ti Manel e mostrar-lhe o que há de bonito para ver por aqui!  8)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #34 em: 28 de Junho de 2007, 16:21:07 »
Grande Manel! :)

Começou as férias em Viana - faz sentido, o início duma viagem é em casa.

Então e quando prevês que ele chegue ao primeiro "porto de escala"?

Pedro

Ribatagus

• Visitante
« Responder #35 em: 28 de Junho de 2007, 16:45:05 »
(...)das duas uma, ou o minfig está focado ou o fundo. Visto o minifig ser tão pequeno, para fazer com que fique em grande plano é necessário usar a função Macro da objectiva,(...)
Vou ser um pouco "chato", ou seja "teórico"... Não sou fotógrafo profissional, mas já me divirto a fazer "profissionalizações" graças ao amigo Figueifoto, o meu "mestre  e professor de fotografia!"

Ora bem, pelos ensinamentos dele, e pela minha experiência, a solução é... tempo de exposição!!!!
Quando se fotografa há várias variáveis que se devem conjugar conforme queremos.
Na fotografia em questão, a variável "importante" para focagem é esta: o Tempo de exposição ou velocidade do obturador

Esta variável corresponde ao tempo que o "negativo" está "exposto à luz... quanto mais tempo, mais focados estarão cada um dos pontos da fotografia, pois há mais "tempo" para a fotografia receber a luz. Logo com um looongo tempo de exposição, quer o Manel, quer a paisagem, tudo fica focado!!!!

Mas claro, tudo tem um preço. E neste caso, quando se aumenta o tempo de exposição, há outra variável que tem que ser reduzida proporcionalmente, que é : Tamanho da abertura do obturador
Quando tiramos fotos em que aumentamos o tempo de exposição, temos que reduzir a abertura, ou então corremos o risco de ter luz a mais. No extremo, uma "foto branca"!

Fazendo uma metáfora com torneiras: o tamanho da torneira é o tamanho da abertura. o tempo que a torneira está aberta é o tempo de exposição. (esta torneira só tem dois estados, toda aberta ou fechada)
Temos duas torneiras, uma grande, e outra pequena... O objectivo é encher a mesma quantidade de líquido.
Se usarmos a torneira grande enchemos rapidamente... mas se usarmos a torneira pequena, enchemos na mesma... só que demora mais tempo!

A desvantagem deste tipo de abordagem: "ARRASTAMENTOS!" ao aumentar o tempo de exposição, todos os pontos da imagem que se movimentarem, aparecerão com "sombras" de arrastamento. Uma foto com pouco tempo de exposição, até o carro mais rápido fica focado... pelo contrário, uma longa exposição, o mais pequeno movimento há "arrastamento"...

Como é que conseguimos isto? Explorem a máquina, experimentem o modo "manual"... a melhor maneira de aprender é "trial and error" (tentativa e erro)

hippotam

• ...
  • **
    • Lego Bricks for Adults
« Responder #36 em: 28 de Junho de 2007, 17:13:39 »
This is oh-my-god-amazing!

Rupi, could I invite Manel to Kraków, Poland? Please please please! I think he would enjoy some bison grass vodka :-)

ups

• Moderador
« Responder #37 em: 28 de Junho de 2007, 17:23:25 »
Ora bem, pelos ensinamentos dele, e pela minha experiência, a solução é... tempo de exposição!!!!

O problema é que não é possivel aumentar muito o tempo de exposição estando ao ar livre.

Com a minha máquina na menor abertura possivel (F8) qq coisa com menos de 1/30 fica demasiado claro.. e nao e suficiente para ter a definicao necessaria! Talvez focando mais o boneco (ocupar mais area de foto) de modo a ter menos luz se consiga algo com melhor resultados

So experimentando mesmo..
Fundador da Comunidade0938!

El_gordo

• Fundador
« Responder #38 em: 28 de Junho de 2007, 17:31:45 »

Rupi, could I invite Manel to Kraków, Poland? Please please please! I think he would enjoy some bison grass vodka :-)

All you have to do is sign in here, and then send a private message to Rupi with your adress. :)

Out of curiosity - is it best to send him in the summer or in the winter?  ???

Pedro

hippotam

• ...
  • **
    • Lego Bricks for Adults
« Responder #39 em: 28 de Junho de 2007, 17:36:08 »

All you have to do is sign in here, and then send a private message to Rupi with your adress. :)

Out of curiosity - is it best to send him in the summer or in the winter?  ???

Pedro

Hereby I officially sign in :-)

I thought this is a summer holiday, maybe google translated it wrong. Anyway - let Manel himself decide when he would like to visit Krakow. We will treat him with honors he deserves, anytime he appears in our city :-)

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #40 em: 28 de Junho de 2007, 18:09:22 »
Estou a ver que o Manel só vai voltar a rever a sogra daqui a uns anos  :?

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #41 em: 28 de Junho de 2007, 18:25:01 »
Muitos boas as fotos Rupi! Agora despacha lá o Manel!
Pedro Agnelo

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #42 em: 28 de Junho de 2007, 18:29:06 »
ops...
esqueci-me de dizer que gosto bastante das fotografias, principalmente da "a la minuta" :)

El_gordo

• Fundador
« Responder #43 em: 28 de Junho de 2007, 19:12:13 »
I thought this is a summer holiday, maybe google translated it wrong. Anyway - let Manel himself decide when he would like to visit Krakow. We will treat him with honors he deserves, anytime he appears in our city :-)

Technically, it is a summer holiday :)
The thing is, if Manel only goes on holiday in the summer, he'll be contributing to the "winter famine" among travel agents ;)

So I think he'll just "spread" his vacations. Or take a low-cost flight to Krakow. Remember: Manel moves by surprise and only Rupi knows where he's going next! ;D

Pedro

Nine

• .....
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #44 em: 28 de Junho de 2007, 19:32:37 »
Estão muito boas fotos, algo que será um problema da minha parte .... tiro muitas e depois logo se vê ;D

(vou pedir ajuda, a probabilidade de saírem boas é maior)
Nine