image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Micropolis - Parque de diversões  (Lida 877 vezes)

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1644
  • Where am I going now?
[MOC] Micropolis - Parque de diversões
« em: 03 de Dezembro de 2017, 18:06:59 »
Aqui fica o meu parque de diversões para incorporar no display Micropolis. O parque tem 4 quadrantes:
- Zona da entrada direita - zona com a casa "bilheteira" e com um lago atrás
- Zona da entrada esquerda - zona da floresta com um lago e praia
- Zona direita atrás - parque de diversões com roda-gigante, carroussel, roda de aviões e 3 balanços
- Zona esquerda atrás - restaurante panorâmico 360º giratório
Para além das diversões "terrenas" tem também um teleférico no qual se pode viajar e observar todas as zonas do parque.

O restaurante panorâmico 360º, a roda de aviões e o carrousel tem movimento e o lago atrás da casa "bilheteira" é iluminado por baixo.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2017, 09:21:38 por LBaixinho »

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: Micropolis - Parque de diversões
« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2017, 19:40:05 »
Olá,

Já o tinha vista na tua conta do Flickr, está bastante interessante e engraçado, parabéns.

cbarros

  • ...
  • **
  • Mensagens: 378
  • Penso, LEGO existo
Re: Micropolis - Parque de diversões
« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2017, 19:44:40 »
Impecável, parabéns.
Carlos Barros
Penso, LEGO existo...

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Micropolis - Parque de diversões
« Responder #3 em: 04 de Dezembro de 2017, 09:23:27 »
Eeheh, muito bom mesmo. A inclusão de movimento traz outra vida à construção!

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [MOC] Micropolis - Parque de diversões
« Responder #4 em: 04 de Dezembro de 2017, 10:33:09 »
Está mesmo fixe!

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Micropolis - Parque de diversões
« Responder #5 em: 04 de Dezembro de 2017, 10:36:16 »
O ponto alto é mesmo o movimento na construção em micro escala :P

Usaste motor M ou micro motor?
This is Comunidade 0937!!!

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1644
  • Where am I going now?
Re: [MOC] Micropolis - Parque de diversões
« Responder #6 em: 04 de Dezembro de 2017, 12:01:59 »
Usaste motor M ou micro motor?

Utilizei apenas o que tinha lá em casa (nem me lembrei, quando fui a PdC há cerca de um mês atrás, de ver se existia alguma coisa mais interessante!... :facepalm:) : um 8883-1 - Power Functions M-Motor, uma 8881-1 - Power Functions Battery Box, um 8869-1 -  Control Switch e um 8870-1 - Power Functions Light.

Foi um desafio bastante grande e demorado de concretizar pois:

- Em primeiro lugar utilizei 4 módulos elevados vindos de PdC do display Micropolis do Guerreiro. Para não "destoar" no conjunto final, tentei manter ao máximo a construção inicial em termos de estrutura e cores. Estes módulos têm a parte inferior que faz a "elevação", e em cima destes têm os módulos 16x16 standard Micropolis;

- Dado que, antes de ter os módulos de PdC, já tinha tudo praticamente construído, tive de reformular praticamente todas as bases dos meus módulos de forma a conseguir encaixa-los nos módulos de elevação, deixando o devido espaço para as engrenagens, suportes, etc. (digamos que fiquei praticamente sem o meu stock de plates DGB 4x8, 4x16, etc...)

- No módulo do restaurante panorâmico 360º o centro da construção (onde tem o eixo que faz a rotação do restaurante) fica entre studs (off-set de meio stud) e levou-me algum tempo até conseguir criar o sistema de engrenagens o mais compacto possível e que reduzisse a velocidade de rotação do motor transmitida para o restaurante para a velocidade de rotação desejada: bem lennntaaaa....

- Por outro lado, a roda de aviões e o carousel têm os seus centros alinhados com os studs, o que me deu umas valentes dores de cabeça para conseguir efectuar o desalinhamento do meio stud correto, de uma forma que me satisfizesse. Para além de ter de corrigir o desalinhamento, tinha também de aumentar a velocidade de rotação do restaurante para uma velocidade de rotação de ambas as diversões que ficasse minimamente "credível", parecida com a realidade e com a roda de aviões a girar ligeiramente mais rápido que o carrossel.

- A parte mais fácil foi a iluminação inferior do lago atrás da casa "billheteira" na entrada do parque. Este lago é uma vulgar frame com vidro azul em que colei ao mesmo (nas pontas com fita cola facilmente removível... não, não cometi nenhum sacrilégio :D) um retângulo de vulgar papel vegetal de cozinha. Isto para "esbater" e dispersar um pouco a luz inferior e não ficar apenas um vidro azul com um ponto de luz brilhante no seu centro.

Em termos de outros pormenores saliento:

- As portas do restaurante panorâmico são duas tiles trans blue soltas "encaixadas" no interior do arco. Ficam presas graças à grelha DBG que têm por baixo

- O carro preto que aparece no topo superior da foto atrás da floresta pretende ser uma limusina e utiliza as novas 34103 Plate, Modified 1 x 3 with 2 Studs (Double Jumper)

- O camião cinza e o camião amarelo (atrás do restaurante) têm a parte da cabine "móvel" em relação à parte de trás o que lhes permite algum grau de viragem. Utilizei uma pequena linha para "ligar" as duas componentes dos camiões tal e qual os camiões verdadeiros.

- Dado que a caixa de baterias está por baixo dos módulos e está sempre ligada, a ligação do movimento do "display" é efectuada pela árvore rosa que está ao lado do restaurante