image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out  (Lida 1557 vezes)

Rick

  • ...
  • **
  • Mensagens: 435
  • Fan de LEGO Minifigs
[MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« em: 31 de Dezembro de 2017, 02:08:46 »
Aqui fica a minha participação na Prova Anual do Grande Jogo.



Ali preso está o Ernesto, um soldado que foi capturado em batalha. Ainda antes dele chegar, o (agora) seu parceiro de cela tentou escavar pela sua liberdade, mas sem grande sucesso.

Será que ele vai ter mais sorte?









LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #1 em: 31 de Dezembro de 2017, 10:06:12 »
Excelente  :-)d

Muito pormenorizado, mas com espaço entre os vários componentes. Só acho que o esqueleto é um bocado forçado.

Boa sorte!

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #2 em: 31 de Dezembro de 2017, 15:19:41 »
Está muito fixe a ideia!

Gostei particularmente da forma como emolduraste a vinheta, tanto na parte superior das paredes como na base, bem como da tocha e da janela. Em relação ao esqueleto, a ideia de ter andado a cavar um túnel com uma colher está engraçada. Talvez se o tivesses posto sentado a um canto em vez de deitado no chão (quase faz lembrar aquela cena inicial do Saw assim!) lhe desse um toque um pouco mais realista, mas de um ponto de vista geral parece-me bastante bem assim.

Parabéns :D

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #3 em: 31 de Dezembro de 2017, 16:44:27 »
Olá,

Gosto da ideia, está excelente, mas concordo com o Baixinho, têm um pouco de espaço a mais entre os elementos, mas tirando isso!!! Tá top.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #4 em: 02 de Janeiro de 2018, 11:29:06 »
Acho que está uma construção interessante, poderia ser um pouco mais sombria, com cores mais escuras.

Mas tens alguma história representada em alguns pormenores e os quais gostei de ver.
This is Comunidade 0937!!!

Rick

  • ...
  • **
  • Mensagens: 435
  • Fan de LEGO Minifigs
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2018, 12:28:57 »
Muito obrigado a todos pelos comentários! :)


Muito pormenorizado, mas com espaço entre os vários componentes. Só acho que o esqueleto é um bocado forçado.
Talvez se o tivesses posto sentado a um canto em vez de deitado no chão (quase faz lembrar aquela cena inicial do Saw assim!) lhe desse um toque um pouco mais realista, mas de um ponto de vista geral parece-me bastante bem assim.

Da minha perspectiva, o esqueleto é quase um elemento-chave.. um dos acessórios principais, pois foi aquilo que consegui usar para ligar os restantes elementos através de uma "história". Foi o que tentei usar para chamar a atenção, em vez de ser apenas mais construção de uma prisão, que pouco diria de outra forma.

Em relação à posição dele, concordo plenamente que encostado a uma parede ficaria muito melhor, mas esta foi a melhor alternativa que consegui dada a falta de paredes na construção. Visto aquilo que já era minha ideia fazer, a cama e o buraco pareceram-me prioritários (ficar junto a uma parede). E depois a porta e janela também cortaram bastante espaço disponível. Como é a primeira vez que fiz algo parecido com isto (e as peças para os pormenores das paredes já não eram muitas, de qualquer das formas) não quis arriscar fazer mais uma parede. Tinha medo, também, de ter dificuldade em fotografar decentemente depois.
Assim, de entre todas as opções e dado o imenso espaço livre no centro da construção, coloca-lo no centro pareceu-me o melhor.

Quanto à cena do SAW, não conheço, nunca vi. Espero que não seja muito parecido  :happy-sweat:


Olá,

Gosto da ideia, está excelente, mas concordo com o Baixinho, têm um pouco de espaço a mais entre os elementos, mas tirando isso!!! Tá top.

Não posso discordar, ficou um pouco espaçoso, mas dada a falta de experiência relativamente às dimensões adequadas, foi o melhor resultado que consegui num par de horas.
Se calhar agora, em vez de fazer estes 18x18 de base, fazia uns 20x14 ou algo mais nessas proporções, para não deixar tanto espaço não-utilizável no centro :/


Acho que está uma construção interessante, poderia ser um pouco mais sombria, com cores mais escuras.

Mas tens alguma história representada em alguns pormenores e os quais gostei de ver.

Era essa a ideia, e enquanto construía até estava com medo de estar a ficar muito escuro, visto a maior parte destas construções Castle serem feitas com LBG e eu só estar a usar DBG. Mas depois acabou por ficar demasiado bem iluminado nas fotos.

Já usei quase todas as tonalidades mais escuras que tinha de cada cor.. ainda mais escuro só com preto  :D mas percebo o que queres dizer.
Tens alguma sugestão em relação ao que se poderia mudar?

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2018, 14:22:48 »
É uma questão de leitura visual da construção, se conseguires separar os elementos verticais dos horizontais, isto é, paredes dos pavimentos com uma cor diferente acaba por dar mais profundidade à construção. Locais como estes fazem lembrar catacumbas, zonas abaixo da superfície, poderias ter criado umas poças ou fios de água com locais de acumulação para dar um ar mais aterrador. Por sua vez, o verdete e musgo no chão poderia ser mais escuro e o das paredes mais claro, em função da humidade. Talvez umas fissuras nas paredes e mais umas correntes...

Tentar misturar um pouco de Dk Tan ou mesmo Red Brown na terra retirada da escavação. A madeira da cama podia ter sido misturada com cor mais escura. Em relação aos animais, talvez umas teias de aranha e uns ossos a beira do rato (parece-me muita fruta haver uma salsicha num lugar como este). Tentaria colocar uns farrapos no esqueleto para dar outra layer ao cadáver...

Por outro lado para dar destaque podias ter feito a moldular inferior da vignette com as slopes noutra cor, porque LBG acaba por ser visto como parte integrante da construção para o observador e creio que o que pretendias era embelezar o MOC em si e o resultado na minha opinião acabou por ficar confuso.

Isto são tudo ideias, nem sempre colocar todos os detalhes é o ideal, mas há de facto hipótese de melhorar alguns aspectos.
This is Comunidade 0937!!!

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #7 em: 02 de Janeiro de 2018, 17:01:18 »
Numa única palavra, gostei.  ;D

Gosto da graça do esqueleto e dos diversos elementos do MOC. O que mais gosto é das paredes. Parabéns.  :-)d
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

Rick

  • ...
  • **
  • Mensagens: 435
  • Fan de LEGO Minifigs
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #8 em: 02 de Janeiro de 2018, 18:41:59 »
É uma questão de leitura visual da construção, se conseguires separar os elementos verticais dos horizontais, isto é, paredes dos pavimentos com uma cor diferente acaba por dar mais profundidade à construção. Locais como estes fazem lembrar catacumbas, zonas abaixo da superfície, poderias ter criado umas poças ou fios de água com locais de acumulação para dar um ar mais aterrador. Por sua vez, o verdete e musgo no chão poderia ser mais escuro e o das paredes mais claro, em função da humidade. Talvez umas fissuras nas paredes e mais umas correntes...

Tentar misturar um pouco de Dk Tan ou mesmo Red Brown na terra retirada da escavação. A madeira da cama podia ter sido misturada com cor mais escura. Em relação aos animais, talvez umas teias de aranha e uns ossos a beira do rato (parece-me muita fruta haver uma salsicha num lugar como este). Tentaria colocar uns farrapos no esqueleto para dar outra layer ao cadáver...

Por outro lado para dar destaque podias ter feito a moldular inferior da vignette com as slopes noutra cor, porque LBG acaba por ser visto como parte integrante da construção para o observador e creio que o que pretendias era embelezar o MOC em si e o resultado na minha opinião acabou por ficar confuso.

Isto são tudo ideias, nem sempre colocar todos os detalhes é o ideal, mas há de facto hipótese de melhorar alguns aspectos.

São pormenores que se vão captando com o tempo. De facto, o chão e moldura de outra cor, admito que teria dado outro destaque à construção, mas tive medo que meter o chão de outra cor (LBG em vez de DBG) tornasse o MOC ainda mais claro. E as slopes para além do DBG que usei, só tinha em número suficiente em branco e vermelho. A minha ideia seria em preto, mas não deu.

O verdete ainda tentei colocar em Dark Green em alguns locais, mais pareceu-me destoar um pouco. Acabei por optar por colocar só o Olive Green em todo o lado.
A escavação está toda em Dark Tan. Também tinha pensado em colocar umas slopes no topo em Tan, mas tive medo de estar já a exagerar ao colocar mais de 1 cor. Podia tornar-se mais confuso, visto ser demasiado pequeno para ter várias cores.
Na cama, quis colocar tudo em tábuas, mas só tinha daquela cor :/
Ainda tive com a peça da teia de aranha na mão, mas é demasiado grande e achei que iria sufocar muito o canto. Também acho que o ideal seria o osso, mas como já tinha o esqueleto no meio do chão, ia parecer um pouco esquisito/macabro  :tears-of-joy:  ficou com uma salsicha, para ver se este prisioneiro não morria!

Sem dúvida que numa próxima, colocarei outros pormenores e algumas melhorias. Esta acabou por ser uma masmorra mais "Disney", no topo da torre do castelo, sem infiltrações de água e mais arejada  ;D

Obrigado!


Numa única palavra, gostei.  ;D

Gosto da graça do esqueleto e dos diversos elementos do MOC. O que mais gosto é das paredes. Parabéns.  :-)d

Obrigado!  :D

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #9 em: 02 de Janeiro de 2018, 19:01:36 »
Quanto à cena do SAW, não conheço, nunca vi. Espero que não seja muito parecido  :happy-sweat:

Bem, ontem mostrei aqui ao David a tua construção e ele disse logo: "Parece o Saw", sem eu ter dito nada  :tears-of-joy:

Mas não te preocupes, ninguém vai confundir. Até acho que acabou por dar uma certa piada ao MOC.

Quanto às cores, e se alterasses a cor de fundo da própria foto, não faria diferença? Além disso, a meu ver, a escolha do olive green e dark tan para os apontamentos nas paredes talvez não tenha sido a melhor das escolhas. Acredito que o dark green tivesse um efeito melhor. No entanto compreendo perfeitamente o problema de stock de peças e a limitação que isso muitas das vezes nos pode causar.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #10 em: 02 de Janeiro de 2018, 19:02:27 »
Hum, mexeste muito na luminosidade e efeitos de cor em algum programa de edição?

É que parece-me mesmo tan em vez de dk tan, as cores das paredes parecem LBG e os apontamentos verdete em sand green parece lime green... mas aquela peça a imitar tijolo não existe em lime green.  ???


This is Comunidade 0937!!!

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #11 em: 02 de Janeiro de 2018, 19:09:46 »
Hum, mexeste muito na luminosidade e efeitos de cor em algum programa de edição?

É que parece-me mesmo tan em vez de dk tan, as cores das paredes parecem LBG e os apontamentos verdete em sand green parece lime green... mas aquela peça a imitar tijolo não existe em lime green.  ???

Pois, também pensei nisso, que talvez a luminosidade estivesse exagerada, mas realmente nota-se a diferença entre o dark tan da terra no chão e o tan das almofadas da cama.

De repente o olive green também me pareceu lime. E aquele cinza mais escuro ali no meio, é daqueles antigos, certo?

Rick

  • ...
  • **
  • Mensagens: 435
  • Fan de LEGO Minifigs
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #12 em: 02 de Janeiro de 2018, 22:33:46 »
Quanto à cena do SAW, não conheço, nunca vi. Espero que não seja muito parecido  :happy-sweat:
Quanto às cores, e se alterasses a cor de fundo da própria foto, não faria diferença? Além disso, a meu ver, a escolha do olive green e dark tan para os apontamentos nas paredes talvez não tenha sido a melhor das escolhas. Acredito que o dark green tivesse um efeito melhor. No entanto compreendo perfeitamente o problema de stock de peças e a limitação que isso muitas das vezes nos pode causar.

Talvez com um fundo preto ficasse um pouco melhor, e também seria a minha primeira opção, mas como o CCC pedia obrigatoriamente uma foto com fundo branco, acabei por tirar todas assim. E o pouco tempo também fez com que não tivesse oportunidade para caprichar nessas coisas.

Tinha algumas peças em Dark Green, experimentei, mas não me pareceu correcto. De todos os verdes, o Olive foi o que me pareceu dar um ar mais realista.


Hum, mexeste muito na luminosidade e efeitos de cor em algum programa de edição?

É que parece-me mesmo tan em vez de dk tan, as cores das paredes parecem LBG e os apontamentos verdete em sand green parece lime green... mas aquela peça a imitar tijolo não existe em lime green.  ???

No dia seguinte a publicar, abri o tópico no telemóvel e assustei-me um pouco, porque também vi as cores assim. Depois quando vim ao PC, pensei que tivesse sido impressão minha e não me preocupei mais :/ afinal...... é chato, se for geral.

Não gosto nem tenho por hábito editar fotos. E nesta então nem mexi :/ Foi directamente da máquina para o Flickr.

É tudo Dark Tan, DBG e Olive Green.


Pois, também pensei nisso, que talvez a luminosidade estivesse exagerada, mas realmente nota-se a diferença entre o dark tan da terra no chão e o tan das almofadas da cama.

De repente o olive green também me pareceu lime. E aquele cinza mais escuro ali no meio, é daqueles antigos, certo?

É sim :)

Rick

  • ...
  • **
  • Mensagens: 435
  • Fan de LEGO Minifigs
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #13 em: 02 de Janeiro de 2018, 22:37:26 »
Escureci um "pouco" a imagem (ou se calhar demasiado, edição de imagem nunca foi a minha praia).

Será que se consegue perceber melhor?



veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [MOC] [XI Grande Jogo 0937][CCC XV] Spooning Your Way Out
« Responder #14 em: 03 de Janeiro de 2018, 12:55:09 »
Sim, realmente fica melhor, mais idêntico ao que penso que o MOC se parecerá visto ao vivo.