image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux  (Lida 1223 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« em: 16 de Abril de 2018, 08:12:09 »

356 Italian Villa Redux (4)
by Luis Baixinho, on Flickr

Um MOC!!
Ontem tive a oportunidade de estar uma tarde com LEGO por perto e decidi aproveitar para fazer algo que já não fazia à demasiado tempo, um MOC. Para isso nada melhor do que pegar no desafio do Grande Jogo.
Para escolher o set limitei-me ao ano de 1973.. mas como haviam muitos automóveis (e não queria fazer um), a escolha recaiu pela habitação que me parecia mais interessante. Depois da escolha teria que aproveitar as +- 5 horas que tinha disponíveis, portanto o primeiro objetivo foi levantar paredes e fechar com telhado para, assim, ter qualquer coisa para fotografar. Só depois disso é que utilizei o tempo que me restava para colocar uns pormenores.
Comecei a construção colocando a porta e depois utilizando-a como medida para as restantes proporções. Tentei mexer ao mínimo nas formas da casa e decidi não colocar nem mais uma janelas e/ou portas.. e bem tive vontade de fazer isso...


356 Italian Villa Redux (1)
by Luis Baixinho, on Flickr

Como não consigo imaginar uma casa italiana sem roupa a secar, coloquei alguma por baixo... mas nestas fotos mal dá para ver :)
O resultado foram 5 horas bem entretidas apesar de agora olhar para a construção e pensar que lhe fazia umas boas modificações :)

nunosantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1181
  • Lego Always!
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2018, 09:17:49 »
Está bem engraçado, fez me recuar aos meus tempos de miudo!

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4542
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2018, 09:35:13 »
Um redux  notável tendo em conta as cores do originais que não são nada naturais no entanto neste redux elas funcionam muito bem.
O Dark red e Dark blue misturado com red e blue funciona surpreendentemente bem não esperava isso.
Só falta mesmo mais vegetação, carro, minifigs ...enfim detalhes que não existiam no set mas se fosse hoje provavelmente existiriam.

Parabéns foram 5h bem produtivas.  :-)d

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2018, 14:21:24 »
Boa tarde,

Parabéns, está um redux muito bem construído, ainda por cima só em 5 horas e sem planeamento.

Gosto do facto de ter mantido as proporções mesmo que a escala seja mais actual.  :D
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1644
  • Where am I going now?
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2018, 21:18:46 »
Um MOC muito interessante, mas... Não encontro o brick 2x2 preto (os outros estão na lateral esquerda da vivenda, em diagonal e pela ordem do logo da C0937). Podes indicar o mesmo?

veinesse

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1537
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2018, 22:17:08 »
Quando andei a fazer a pré-selecção dos candidatos, este foi um dos sets escolhidos, mas acabei por o descartar devido à quantidade de peças em cores impossíveis.

Está bastante engraçado, em especial para o tempo disponível.

Pena não dar para perceber bem a roupa a secar :)

Monforte

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 851
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #6 em: 17 de Abril de 2018, 14:38:32 »
Um MOC muito interessante, mas... Não encontro o brick 2x2 preto (os outros estão na lateral esquerda da vivenda, em diagonal e pela ordem do logo da C0937). Podes indicar o mesmo?
Parece-me que está dentro da chaminé.

Gostei do MOC, agora só faltava mesmo ter interiores...

Um aparte, sempre tive curiosidade em saber porque é que a LEGO tem as slopes com rugosidades diferentes, neste caso devido ao brilho na foto, nota-se a diferença entre os cheeses e as slopes 33.

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1644
  • Where am I going now?
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #7 em: 17 de Abril de 2018, 15:18:10 »
Pois parece. Aguardo confirmação do LBaixinho. De tão bem camuflado que está passou bem despercebido... E analisei com cuidado as imagens disponíveis, mais do que uma vez.
Tens razão no que referes sobre as slopes/cheeses. O contraste é mais que notório.

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4542
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #8 em: 17 de Abril de 2018, 15:54:01 »
Acho que está por baixo do branco.
a completar a ordem.

Eduardo_R

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1644
  • Where am I going now?
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #9 em: 17 de Abril de 2018, 15:58:25 »
Acho que está por baixo do branco.
a completar a ordem.
Seria o lógico, mas embora também tenha pensado nisso por muita análise que tenha feito das fotos não o consigo ver distintamente. Parece que há ali uma zona um pouco mais escura, mas as fotos não ajudam. De todas as formas, o que o Monforte referiu também dá a ideia que dentro da chaminé há ali qualquer coisa escura...

Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk


hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #10 em: 17 de Abril de 2018, 20:04:39 »
Boa, bastante bem executado. Está tapado atrás ou é como as minhas?  :D

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [XII Grande Jogo] 356 Italian Villa Redux
« Responder #11 em: 17 de Abril de 2018, 21:31:17 »
Obrigado pelos comentários!!

Boa, bastante bem executado. Está tapado atrás ou é como as minhas?  :D
Tapadinho :)

Acho que está por baixo do branco.
a completar a ordem.
Exato, aqui fica uma foto não editada


356 Italian Villa Redux (3)
by Luis Baixinho, on Flickr

Sim, tinha dois conjuntos de bricks 2x2 da comunidade.


Um MOC muito interessante, mas... Não encontro o brick 2x2 preto (os outros estão na lateral esquerda da vivenda, em diagonal e pela ordem do logo da C0937). Podes indicar o mesmo?
Parece-me que está dentro da chaminé.
Nop. Aí estão 4 bricks round 1x1

Gostei do MOC, agora só faltava mesmo ter interiores...
Apesar de vez em quando fazer interiores, por norma deixei-me disso. Neste caso o tempo disponível também não dava :/

Um aparte, sempre tive curiosidade em saber porque é que a LEGO tem as slopes com rugosidades diferentes, neste caso devido ao brilho na foto, nota-se a diferença entre os cheeses e as slopes 33.
Penso que a rugosidade originalmente seria para melhor dar a impressão de telha.
Há uns 15 anos atrás a LEGO começou a mudar gradualmente os moldes das slopes por versões lisas. A razão é que os moldes com rugosidades necessitavam de limpezas mais regulares. Portanto durante alguns anos era normal apanhar num mesmo set slopes rugosas e outras lisas. No entanto a reação do público em geral (não só dos AFOLs) não foi boa, portanto as slopes voltaram, outra vez gradualmente, a ser rugosas. No entanto nem as cheeses nem outras apresentam rugosidades, já que por norma não são utilizadas como telhas.
Interessante é também de verificar que o nível de rugosidade foi variável conforme os anos. Nos anos 70 eram muito mais que nos anos seguintes.

Um redux  notável tendo em conta as cores do originais que não são nada naturais no entanto neste redux elas funcionam muito bem.
O Dark red e Dark blue misturado com red e blue funciona surpreendentemente bem não esperava isso.
Mal escolhi o set a fazer, pensei logo nessa solução. Colocar o mesmo vermelho e azul para paredes e telhado parecia-me que iria ficar demasiado confuso, portanto precisava de alterar as cores... mas não queria fugir muito do original. Assim os "darks" pareceram-me a escolha natural.
Assustei-me foi quando cheguei ao telhado azul e não havia slopes 33 nem dark blue nem blue. O que vale é que estava a procurar no sítio errado.
As "contras" (penso que no sul dão outro nome) é que não consegui arranjar em amarelo, apesar de existirem (tinha 1 ou duas disponíveis). Fui para o cinzento por-me parecer mais neutro.
Os arcos também foi trabalhoso escolher a cor. Originalmente queria em azul.. mas já sabia que dificilmente teria essa peça. Depois pensei em cinzento mas, para espanto meu, não havia nem uma. Portanto fui obrigado a introduzir mais uma cor e o tan pareceu-me o menos mau.

Só falta mesmo mais vegetação, carro, minifigs ...enfim detalhes que não existiam no set mas se fosse hoje provavelmente existiriam.
Está em Paredes de Coura para quem quiser melhorar  >:D

Mais uma vez, obrigado pelos comentários.
Tinha saudades disto :)