image/svg+xml

Autor Tópico: Esquesitices LEGOlistícas  (Lida 8912 vezes)

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #30 em: 02 de Outubro de 2020, 09:25:21 »
Oh pá, no meio disto onde encaixam os ATC (Asahi Toy Company), também japoneses?
Não sei muito bem.
No entanto o sistema interior dos ATC é idêntico a um dos que aparece na sprue da patente.

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9376
  • My avatar is back!
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #31 em: 02 de Outubro de 2020, 09:52:57 »
Certo: do lado direito, o 2o a contar de baixo.

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #32 em: 02 de Outubro de 2020, 10:02:47 »
Exacto!
Não me debrucei muito sobre este assunto das marcas clone antigas.
Além do ATC tenho também uns "clone X".
E estão para chegar uns Kiddicraft.
Mas esta parte da colecção ainda está na fase de ajuntamento... e não na de identificação e catalogação.

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #33 em: 04 de Outubro de 2020, 21:45:06 »
Então e como é que isto começou, perguntam vocês.
Não sei bem identificar o momento.
No entanto sei que as partilhas de imagens feitas pelo Francesco Spreafico assim como as suas apresentações sobre estes bricks impulsionaram bastante esta demanda (ou demência se preferirem).
Inicialmente fui ao caixote dos bricks 2x4 e fiz uma torre com um brick de cada cor... acho que não deveriam chegar aos 20 diferentes. No entanto essa torre continuou dentro da caixa de bricks 2x4... quase como que esquecida.
Depois aconteceu Skaerbaek 2018, e havia lá um vendedor com bricks vintage... comprei 4... todos brancos... mas todos diferentes. Creio que tenha sido isto que aliado ao meu "Síndrome de Completismo" fez com que passasse a encarar a colecção mais a sério.

Este é o registo mais antigo que tenho da colecção, uma foto intitulada:
No início eram 37!

Aqui já se refletem as primeiras encomendas no Bricklink, assim como a presença de bricks com "Pat. pend", "Pat. pend" obliterada e sem "Pat. pend".
Actualmente conto com mais de 650 bricks, incluindo todos os tamanhos produzidos, cores e variantes.
É uma colecção em constante expansão... quando penso que vou receber no correio a último brick de um determinado tipo, ele chega e apercebo-me que afinal este é diferente dos outros 4 que já tinha... e então... não só me continua a faltar o último brick que pensava já ter comprado... como me faltam quatro novos bricks para completar o conjunto deste que acabou de chegar. (sim, isto já aconteceu... e sim... mais do que uma vez).

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #34 em: 06 de Outubro de 2020, 23:11:34 »
"Vou arranjar um brick de cada cor!"

Este foi o mote inicial da colecção.
Comecei por assaltar a minha caixa de bricks 2x4 e construí uma torre usando um brick de cada cor que tinha.
Quando passei a levar isto mais a sério mudei os bricks para uma baseplate seguindo a distribuição usada pelo Ryan Howerter, um dos principais (talvez o principal) contribuidor para o estudo da paleta de cores LEGO. Visitem o Flickr dele, garanto-vos que só o ver as fotos já vai valer a pena... se tiverem curiosidade em ler os textos... vão aprender algo certamente.

Esta é a versão mais antiga que tenho da dita baseplate, e data de Dezembro de 2018:

Actualmente está assim:

Se tiverem curiosidade, deixo-vos aqui a versão completa.

Complete Modern 3001 Collection
by Ryan Howerter, no Flickr

Na minha baseplate mudei o LLCA Rust pelo Dark Red produzido até 2006. Porquê? Porque os bricks LLCA Rust provêem da Legoland California onde existe uma máquina de injecção que produz bricks in situ. Os bricks são posteriormente derretidos e o ABS é novamente injectado para produzir novos bricks. O plástico vai escurecendo neste processo de constantes "derretimentos" podendo chegar a apresentar uma coloração idêntica ao Dark Red. Na eventualidade de arranjar esses bricks poderia ter o "azar" de arranjar uns bricks totalmente vermelhos... feitos com ABS fresquinho. =P Assim sendo esses bricks são muito mais interessantes pelo molde em que são produzidos e não tanto como uma cor.
No entanto o Dark Red produzido até 2006 é ligeiramente translucido. Enquanto o Dark Red pós-2006 é opaco.
Considero que a diferença na opacidade da cor constitui uma verdadeira diferença de cor, não sendo o resultado do aquecimento contínuo do ABS.

As cores que me faltam para completar a baseplate são as seguintes:
1 - Very Light Bluish Grey
2 - Dark Brown
3 - Dark Flesh
4 - Warm Yellowish Orange
5 - "Brittle" Blue
6 - Purple (darker variant?)
7 - Trans-Black
8 - Trans-Bright Green
9 - Flat Silver

E vocês perguntam: "Então mas os sets onde saíram esses bricks são assim são raros?"

Pois... o problema é esse actualmente (tirando o brittle blue) todas as cores que me faltam não são cores que tenham saído em sets. São bricks em cores que foram feitos exclusivamente para a LEGO, para serem usados em construções para os parques e eventos. Em 2019 quando tivemos a oportunidade de visitar a oficina da Legoland em Billund... até me espumei quando me mostraram um caixote cheio de bricks 2x4 em trans-green. :-DP Quase que tive que ser arrastado lavado em lágrimas de lá para fora.

O "brittle blue" é outra conversa. E na verdade só ainda lá tem um lugar na baseplate porque não saiu nenhuma cor nova que dê cabo da simetria da baseplate... quando aparecer uma nova cor... esse azul muito provavelmente salta de lá à semelhança do LLCA Rust. Esta cor deriva de uma variação na produção da cor azul que originou uma ligeira mudança no tom. E dizem vocês: "Não chega já o reddish/bluish/yellowish/warm/light/very light para gerar confusão? Era necessário começar a usar palavras aleatórias para descrever a cor?"
Pois, têm razão... o problema é que o "brittle", ou quebradiço em Português... descreve na realidade as peças dessa cor. Estas são bastante frágeis. Vi fotos de um brick 2x4 dessa cor que estava guardado dentro de um saquinho zip... caiu de cima de uma secretária (que como todos sabem... não é propriamente uma coisa muito alta)... e partiu-se.

Recentemente surgiram uns novos bricks Speckled (salpicados).
À semelhança dos que me faltam, não são bricks de produção (production bricks), fazem parte de um teste de pintura.
Os efeitos conseguidos são bastante interessantes.
Temos revestimento de bricks com:
Verde/turquesa, bronze, dourado e prateado.


Really cool bricks!
by Fabian BL, no Flickr


LEGO 2x4  with Silver flecks
by Elspeth De Montes, no Flickr


Gold, Silver and Bronze - a trifecta of flecked bricks.
by Matthew Nolan, no Flickr

Infelizmente não apanhei nenhum destes bricks salpicados... mas é bom ver cores novas a surgirem (OK, preferia que as cores novas saíssem em sets... e não fossem bricks de testes ou exclusivos dos parques, sendo necessário meter um rim à venda no mercado negro para conseguir completar a colecção... =P ... mas sim, é bom ver cores novas a aparecer).

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #35 em: 07 de Outubro de 2020, 09:23:44 »
Esta malta do LEGO é muito geek  :tears-of-joy:
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #36 em: 10 de Outubro de 2020, 22:15:15 »
Esta malta do LEGO é muito geek  :tears-of-joy:
Quando pensas que já não pode piorar... =P ... surge sempre alguém que nos espanta.

---

Para melhor perceberem a alteração do Dark Red em 2006, deixo-vos aqui umas fotos comparativas.

         Esquerda Pré 2006 -|- Direita Pós-2006

A olho nu é preceptível uma pequena diferença na cor das duas peças.
No entanto a variação da cor Dark Red é algo sobejamente conhecida por todos.

É quando retro-iluminamos as peças que a diferença da opacidade se torna realmente evidente.

Zé Miguel

  • Gestão do Espaço 0937
  • *
  • Mensagens: 1855
    • Brickshelf Gallery
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #37 em: 10 de Outubro de 2020, 22:22:40 »
   Sinto por aqui a influência de uma coleccionadora, não sei porquê.  :?
Zé Miguel

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9376
  • My avatar is back!
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #38 em: 12 de Outubro de 2020, 09:22:47 »
Mas este tópico é sobre esquesitices ou picuinhices?  >:D

LuísSantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1966
    • pasta no brickshelf
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #39 em: 13 de Outubro de 2020, 10:11:35 »
Arqueologia LEGO no seu melhor. Adoro o tópico
Abçs,
Luís "lumiosa" Santos

https://www.facebook.com/lumiosabricks
@lumiosabricks

hugo.tx

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2823
  • SGT Teixeira
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #40 em: 13 de Outubro de 2020, 16:51:08 »
OMFG! (Se não souberes o que significa este acrónimo, JFGI)
Adorei os salpicados!  :inlove:

hsousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 53
  • Fan de LEGO
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #41 em: 17 de Outubro de 2020, 15:17:36 »
Há sempre alguém mais geek que nós. Pensava que era insano por separar as peças pré-90 de acordo com o pip/logo/mold, e afinal..  ;D

Já agora, tenho aqui um saco de peças CA (estão quase todas warped) que fui acumulando ao comprar lotes neste último ano e se quiseres posso oferecer para a tua colecção. Envia mensagem privada ;)

sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #42 em: 20 de Outubro de 2020, 13:56:43 »
   Sinto por aqui a influência de uma coleccionadora, não sei porquê.  :?
A Fantastic Brick tem uma colecção magnifica!
Ainda tenho que comer muita sopa para lhe chegar aos calcanhares. Ela não só tem uma enormidade de bricks na colecção, como também é uma excelente fotógrafa.
Mas este tópico é sobre esquesitices ou picuinhices?  >:D
The devil is in the detail!  >:D
Arqueologia LEGO no seu melhor. Adoro o tópico
Tenho uma série de fotos de LEGO arqueológico... =P ... devia publica-las aqui também.
OMFG! (Se não souberes o que significa este acrónimo, JFGI)
Adorei os salpicados!  :inlove:
Por acaso tive que ir pesquisar pelo segundo acrónimo.  ;D Aqueles salpicados são mesmo fixes. É a mesma tecnologia que usaram em algumas cabeças de machado e em alguns capacetes. Ou seja... os teste passaram a prática comum... só não foram foi aplicados em bricks 2x4.  :'(
Há sempre alguém mais geek que nós. Pensava que era insano por separar as peças pré-90 de acordo com o pip/logo/mold, e afinal..  ;D

Já agora, tenho aqui um saco de peças CA (estão quase todas warped) que fui acumulando ao comprar lotes neste último ano e se quiseres posso oferecer para a tua colecção. Envia mensagem privada ;)
Umas das coisas porreiras de coleccionar é ir conhecendo gente com a mesma pancada (níveis diferentes de pancada... mas com a mesma pancada).
E é engraçado porque há sempre alguém que nos surpreende e fala em algo que nunca tínhamos pensado ou observado. E isso é bom porque contribui para a melhoria da colecção... resultando não só no aumento do número de peças na colecção mas também no enriquecimento da mesma através de conhecimento.
É curioso que quase todos os bricks CA que tenho (diria uns 98% deles) são resultado de encomendas de bricks 3001old. Nessas peças costumam sempre aparecer sempre uns CA's e split tubes lá misturados.

--- --- ---

Como já há algum tempo que não deixo aqui nada... apresento-vos uma resenha de fotos que fui tirando quando as encomendas chegavam no correio. No início era um fartote de peças... chegavam aos montes... agora a cadência de novas entradas reduziu bastante. Mas de vez em quando lá vai chegando um ou dois bricks novos.  :-)||









sagh

  • Núcleo de Gestão
  • ****
  • Mensagens: 1663
  • We travel light. Let's hunt some orc.
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #43 em: 26 de Outubro de 2020, 19:07:16 »
Os bricks de teste são os mais fotogénicos! ;)
(cinco bricks fotografados sempre na mesma ordem com pontos de iluminação diferente)



hsousa

  • ..
  • *
  • Mensagens: 53
  • Fan de LEGO
Re: Esquesitices LEGOlistícas
« Responder #44 em: 29 de Outubro de 2020, 22:51:56 »
Vivas. Não sei se é de mim, mas não consigo ver fotos nenhumas. Sei que elas lá estão pois ver o código-fonte da página, no entanto não aparecem na tua mensagem.

Btw a oferta dos bricks ainda está de pé ;)