image/svg+xml

Autor Tópico: Apresentação  (Lida 2060 vezes)

happyhippy

  • .
  • Mensagens: 6
  • Fan de LEGO
Apresentação
« em: 02 de Julho de 2019, 23:22:39 »
Nickname: HappyHippy
Nome: Augusto Valente
Localidade: São João da Madeira - a cidade capital mundial das rotundas (temos mais rotundas por km2 que qualquer outra)!
Distrito: Aquele mesmo... o da ria, dos moliceiros... e claro, dos ovos moles!!
E-mail: Qualquer coisa, contactem-me por MP (creio que existirá essa funcionalidade).
Hobby: Colecção de miniaturas (Lamborghini´s) na escala 1/18 e diecast (entre outros materiais)
Tema Lego preferido: MOCs... preferencialmente de Lambos... obviamente!
Experiência com construções Lego: Sem instruções?... De 0 a 10?... Aí uns 2,5 muito, mas muito generosos...

Cumpre-me pois esclarecer que o meu desiderato é juntar à minha colecção uma temática que só muito recentemente abordei: os Legos. Desta sorte, a Lego apenas disponibiliza o Gallardo em dois sets (Coupé e Polizia) numa escala próxima dos 1/17. No entanto, os Lambos não se esgotam neste modelo, pelo que, pretendo (se encontrar ajuda para tanto), "criar" (leia-se, replicar) MOCs havidos montados dos restantes modelos.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Apresentação
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2019, 08:43:48 »
Bem-vindo Augusto.

Espero que te divirtas por aqui. Já deste uma vista de olhos no https://rebrickable.com? Costuma ter instruções de MOCs de vários temas.

happyhippy

  • .
  • Mensagens: 6
  • Fan de LEGO
Re: Apresentação
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2019, 12:12:04 »
Meu estimado, sou de lhe agradecer as boas-vindas e bem assim a oportuna sugestão.

Já conheço o site indicado (encontrei-o praticamente no início das minhas primeiras pesquisas), porém, aquele não possui o que procuro, peças que se enquadrem no meu desiderato. Curiosamente, comecei por comprar as instruções para construir um Countach Tecnhic 1/10 (MOC-16967), no entanto, e no seguimento das minhas pesquisas encontrei exactamente o que procurava e tanto quanto possível, adorava replicar qualquer deles (ou até ambos).

https://i2.wp.com/www.brickshelf.com/gallery/larwenz/LAMBO-countach/z1.jpg

http://images.moc-pages.com/user_images/174/1310153651m_DISPLAY.jpg

1º problema:
Má fortuna a minha, estes modelos ou as suas instruções não estão à venda em lado algum, logo, resta-me tentar replicar os mesmos, adquirindo as necessárias peças e usando o livro de instruções de um set da Lego como apoio...

2º problema:
Olhando para ambas as imagens consigo "identificar" com maior ou menor certeza as diferentes peças, pese embora desconheça outras, no entanto, desconheço de todo a designação oficial e nº de série de 99% das mesmas...

3º problema:
Segundo o site BrickOwl existirão mais de 40 000 diferentes peças, logo, para quem como eu não tem anos de experiência nestas lides, não fala "leguês" nem trata "por tu" estas coisas, é um trabalho hercúleo tentar descobrir todas as peças requeridas...

4º problema:
Não bastará comprar todas as peças identificadas na carroçaria e usar um livro de instruções de um outro set, havendo que imaginar que outras peças usar no interior para lograr aqueles ângulos...

5º problema:
Encontrar alguém com disponibilidade/interesse que (mediante competente compensação financeira pelo seu trabalho) me apoie na concretização deste projecto (eventualmente de quem até faça - legitimamente - negócio da venda de peças)...

Destas sortes, espero encontrar aqui ajuda para lograr o meu desiderato.

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: Apresentação
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2019, 12:24:43 »
Olá bem-vindo,

Relativamente a lista de peças e instruções podes recorrer ao Brickset e ao Service LEGO, basta clicar nos links que enumero de seguida:

8169-1: Lamborghini Gallardo LP 560-4
Ver lista de peças na aba "Parts"
Instruções oficiais LEGO

8214-1: Lamborghini Polizia
Ver lista de peças na aba "Parts"
Instruções oficiais LEGO
This is Comunidade 0937!!!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Apresentação
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2019, 13:51:07 »
Meu estimado, sou de lhe agradecer as boas-vindas e bem assim a oportuna sugestão.
De nada :)

Já conheço o site indicado (encontrei-o praticamente no início das minhas primeiras pesquisas), porém, aquele não possui o que procuro, peças que se enquadrem no meu desiderato.

Por acaso quando aconselhei, pensei logo que seria provavelmente seria o primeiro site a aparecer numa pesquisa um pouco mais acertada.

Curiosamente, comecei por comprar as instruções para construir um Countach Tecnhic 1/10 (MOC-16967), no entanto, e no seguimento das minhas pesquisas encontrei exactamente o que procurava e tanto quanto possível, adorava replicar qualquer deles (ou até ambos).

https://i2.wp.com/www.brickshelf.com/gallery/larwenz/LAMBO-countach/z1.jpg

http://images.moc-pages.com/user_images/174/1310153651m_DISPLAY.jpg
Não propriamente apreciador de construções de veículos automóveis, masaqueles studs todos no vermelho causa demasiado ruído. Questão de gostos :)

1º problema:
Má fortuna a minha, estes modelos ou as suas instruções não estão à venda em lado algum, logo, resta-me tentar replicar os mesmos, adquirindo as necessárias peças e usando o livro de instruções de um set da Lego como apoio...

2º problema:
Olhando para ambas as imagens consigo "identificar" com maior ou menor certeza as diferentes peças, pese embora desconheça outras, no entanto, desconheço de todo a designação oficial e nº de série de 99% das mesmas...

3º problema:
Segundo o site BrickOwl existirão mais de 40 000 diferentes peças, logo, para quem como eu não tem anos de experiência nestas lides, não fala "leguês" nem trata "por tu" estas coisas, é um trabalho hercúleo tentar descobrir todas as peças requeridas...

4º problema:
Não bastará comprar todas as peças identificadas na carroçaria e usar um livro de instruções de um outro set, havendo que imaginar que outras peças usar no interior para lograr aqueles ângulos...

5º problema:
Encontrar alguém com disponibilidade/interesse que (mediante competente compensação financeira pelo seu trabalho) me apoie na concretização deste projecto (eventualmente de quem até faça - legitimamente - negócio da venda de peças)...

Destas sortes, espero encontrar aqui ajuda para lograr o meu desiderato.

Vendo o problema deste prisma, muito provavelmente o mais barato (tempo e dinheiro) será mesmo passar diretamente para o quinto passo.
A maior parte do pessoal que faz MOCs não tem qualquer intenção de criar instruções, portanto é provavel que nem as haja para esses modelos. Se ainda não estás completamente à vontade com as peças LEGO e criar com elas, pode levar algum tempo até te sentires capaz de copiares ou mesmo criares as tuas próprias versões do carro. Como o objectivo é mesmo ter uma recriação de modelos específicos e não o hobby LEGO em si, provavelmente fica mais barato "contratares" alguém para o fazer para ti.
Não, não serias o primeiro a fazer isso. :)

happyhippy

  • .
  • Mensagens: 6
  • Fan de LEGO
Re: Apresentação
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2019, 15:55:55 »
Olá bem-vindo,

Relativamente a lista de peças e instruções podes recorrer ao Brickset e ao Service LEGO, basta clicar nos links que enumero de seguida:

8169-1: Lamborghini Gallardo LP 560-4
Ver lista de peças na aba "Parts"
Instruções oficiais LEGO

8214-1: Lamborghini Polizia
Ver lista de peças na aba "Parts"
Instruções oficiais LEGO

Meu estimado, agradeço o tempo que despendeu a responder, mas principalmente a procurar os oportunos links, aos quais darei a melhor atenção, se bem que já possuo o set 8214 (Gallardo Polizia) e é a partir do livro de instruções deste que já logrei identificar 2/3 das peças do MOC vermelho.

No entanto, estou a ponderar comprar o set 8219 (Gallardo Coupé/Spyder) para o usar como cobaia, se bem que, consultando as instruções que me facultou e usando algumas outras tantas peças dos Legos do meu filhote, terei uma boa base de trabalho. Depois é só comprar as restantes...

Não propriamente apreciador de construções de veículos automóveis, mas aqueles studs todos no vermelho causa demasiado ruído. Questão de gostos :) (1)
Vendo o problema deste prisma, muito provavelmente o mais barato (tempo e dinheiro) será mesmo passar diretamente para o quinto passo. (2)
A maior parte do pessoal que faz MOCs não tem qualquer intenção de criar instruções, portanto é provavel que nem as haja para esses modelos. (3) Se ainda não estás completamente à vontade com as peças LEGO e criar com elas, pode levar algum tempo até te sentires capaz de copiares ou mesmo criares as tuas próprias versões do carro. (4) Como o objectivo é mesmo ter uma recriação de modelos específicos e não o hobby LEGO em si, provavelmente fica mais barato "contratares" alguém para o fazer para ti. (5)
Não, não serias o primeiro a fazer isso. :) (6)

(1) Meu estimado, enquanto coleccionador de miniaturas automóveis, faz todo o sentido que pretenda criar uma secção Lego dessas mesmas miniaturas. Amigos meus também coleccionadores de miniaturas diecast criticam esta minha opção, no entanto, se já possuo miniaturas metálicas, resina, plástico e cristal, creio ser uma mais valia possuir também neste formato!

Ccuriosamente agradam-me ambas as soluções, um modelo com o máximo de pinos visíveis, mostrando bem o que é (mas concordo que é um pouco exagerado), e outro idêntico o quanto baste mas exibindo o mínimo de pinos possíveis...

(2) Penso o mesmo, sem prejuízo de pretender procurar aprender o bastante para me sentir capaz de futuramente me aventurar a produzir as minhas próprias criações - sempre na temática da minha colecção, sublinhe-se...

(3) Tanto quanto sei ou julgo saber, não existem... No site rebrickable vendem-se intrucções de MOCs a 5-10€, mas eu pagava facilmente 10 vezes esses valores por cada um dos Countach ressalvados supra, sem pestanejar...

(4) Em boa verdade pretendo construir dois modelos, um para recriação pessoal, montando, desmontando, alterando aqui e ali para procurar outras soluções e testar as minhas aptidões com vista à futura cronstrução dos outros Lambos (Miura, Diablo, Murcielago, Aventador, etc...)...

(5) O outro Countach iria directamente para o meu expositor, obviamente. Se das "brincadeiras" com o outro resultasse algo interessante, repicaria neste esses "melhoramentos" no modelo exposto...

(6) Impõe-se a pergunta: conhece quem aceite executar esse tipo de trabalho? No universo Lego desconheço se há quem - legitimamente - execute este tipo de serviço para interessados, mas no universo diecast, existem de facto pessoas que o fazem.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Apresentação
« Responder #6 em: 04 de Julho de 2019, 12:36:50 »
Não, não conheço. Conheço pessoal que já fez trabalhos comissionados (Eínon e Romão, por exemplo) mas penso que esta não seja a sua área. Com certeza que haverá pessoal estrangeiro que o faça, mas como nunca me interessei muito por esta faceta, não te posso ajudar muito.

Compreendo que o mote seja mesmo o coleccionismo desses modelos em particular, por isso sugeri logo a compra das instruções e/ou até dos modelos. No entanto como o meu interesse está no brinquedo de construção propriamente dito, acho muito mais divertido a opção de ir construindo e ir aprimorando até ter o resultado que acho satisfatório para os meus objectivos. Claro que isso pode revelar-se dispendioso em termos monetários como de tempo. :)

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: Apresentação
« Responder #7 em: 04 de Julho de 2019, 15:01:08 »
Bem-vindo Augusto,

Muito curioso fazer colecção de Diecast. Um filho de um amigo dos meus pais tinha uma sala só com vitrines de modelos da Bburago em escala 1/18.

Eu próprio tive alguns expostos no meu quarto de solteiro, mas tive que os guardar quando me casei por falta de espaço.

Actualmente comecei a comprar alguns Hot Wheels e Disney Pixar Cars (na escala 1/55 e 1/43) porque tenho um filho de três anos que ainda não adora LEGO.  :)

Por curiosidade qual é a sua escala de eleição, 1/18?



LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

happyhippy

  • .
  • Mensagens: 6
  • Fan de LEGO
Re: Apresentação
« Responder #8 em: 04 de Julho de 2019, 23:19:16 »
Não, não conheço. Conheço pessoal que já fez trabalhos comissionados (Eínon e Romão, por exemplo) mas penso que esta não seja a sua área. Com certeza que haverá pessoal estrangeiro que o faça, mas como nunca me interessei muito por esta faceta, não te posso ajudar muito.

Compreendo que o mote seja mesmo o coleccionismo desses modelos em particular, por isso sugeri logo a compra das instruções e/ou até dos modelos. No entanto como o meu interesse está no brinquedo de construção propriamente dito, acho muito mais divertido a opção de ir construindo e ir aprimorando até ter o resultado que acho satisfatório para os meus objectivos. Claro que isso pode revelar-se dispendioso em termos monetários como de tempo. :)

Meu estimado, agradeço os seus esclarecimentos, bem como pertinentes comentários - e queira escusar-me por estar aqui a sair do balizamento desta secção (singela apresentação). Não tive a felicidade de possuir Legos em criança, mas já adolescente cultivei uma paixão pelo Tangram, logo, aprecio a construção por tentativa e erro até encontrar a forma mais perfeita...

Acompanho-o nessa sua visão e nada me agradaria mais do que exibir a minha colecção com alguns méritos pessoais na feitura de algumas peças, no entanto, neste campeonato, ainda estou a dar os primeiros pontapés na 3ª divisão distrital, não me agradando de todo ter que esperar alguns bons anos até militar numa 2ª divisão nacional (leia-se, com capacidade para elaborar este tipo de trabalho)...

No entanto, só não aprende quem não quer, pelo que vou trilhando o meu caminho... e se nesse me cruzar com quem de superior saber que me possa ajudar, tanto melhor!

Bem-vindo Augusto,

Muito curioso fazer colecção de Diecast. Um filho de um amigo dos meus pais tinha uma sala só com vitrines de modelos da Bburago em escala 1/18.

Eu próprio tive alguns expostos no meu quarto de solteiro, mas tive que os guardar quando me casei por falta de espaço.

Actualmente comecei a comprar alguns Hot Wheels e Disney Pixar Cars (na escala 1/55 e 1/43) porque tenho um filho de três anos que ainda não adora LEGO.  :)

Por curiosidade qual é a sua escala de eleição, 1/18?


Meu estimado, a minha história é curiosa. Quando catraio pedi ao Pai natal um carro telecomandado, mas recebi um Countach a bateria. Fiquei encantado com as estranhas formas daquele carro. Já em adulto comprei o Countach da Bburago na escala 1/18 o qual, se manteve exposto em lugar de destaque na minha sala até que o meu filhote se lembrou de brincar um pouco com ele... pode adivinhar o resultado...

Ele ficou tão triste por me ter danificado a peça que fui incapaz de o castigar. Como tinha que comprar outro, juntei o útil ao agradável, fizemos os dois um acordo: iríamos fazer uma colecção de Lambos até ao dia em que ele danificasse um. Nesse dia, terminava a colecção e vendia tudo. 19 meses e 68 miniaturas depois, tudo ok!

A colecção baseia-se na escala 1/18 mas possuo um Countach na escala 1/12 (kit plástico); na escala 1/17, dois Countach de cristal Hofbauer e um Gallardo Polizia Lego. Também da Polizia, um Gallardo Bburago 1/24 e um Huracan Bburago 1/43. Já deve ter percebido que privilegio os Countach... aliás, comprei o Polizia Lego com a intenção de o usar como cobaia na tentativa de criar um Countach.

golfman

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3406
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: Apresentação
« Responder #9 em: 17 de Julho de 2019, 15:46:45 »
Meu estimado, a minha história é curiosa. Quando catraio pedi ao Pai natal um carro telecomandado, mas recebi um Countach a bateria. Fiquei encantado com as estranhas formas daquele carro. Já em adulto comprei o Countach da Bburago na escala 1/18 o qual, se manteve exposto em lugar de destaque na minha sala até que o meu filhote se lembrou de brincar um pouco com ele... pode adivinhar o resultado...

Ele ficou tão triste por me ter danificado a peça que fui incapaz de o castigar. Como tinha que comprar outro, juntei o útil ao agradável, fizemos os dois um acordo: iríamos fazer uma colecção de Lambos até ao dia em que ele danificasse um. Nesse dia, terminava a colecção e vendia tudo. 19 meses e 68 miniaturas depois, tudo ok!

A colecção baseia-se na escala 1/18 mas possuo um Countach na escala 1/12 (kit plástico); na escala 1/17, dois Countach de cristal Hofbauer e um Gallardo Polizia Lego. Também da Polizia, um Gallardo Bburago 1/24 e um Huracan Bburago 1/43. Já deve ter percebido que privilegio os Countach... aliás, comprei o Polizia Lego com a intenção de o usar como cobaia na tentativa de criar um Countach.

Obrigado pela história e enquadramento. Boa sorte com o projecto LEGO.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!