image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900  (Lida 3342 vezes)

Adolfo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 304
  • A criatividade vem das estrelas
    • Flickr
[MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« em: 26 de Setembro de 2019, 11:01:47 »
Olá, pessoal!

É com muita satisfação que finalmente apresento o resultado do meu trabalho mais completo e detalhado que já fiz até hoje dentro do hobby: a reprodução do antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora-MG, datado de 1900.

Foram 310h de montagem distribuídas em 1,5 ano de planejamento, mais de 32000 peças utilizadas em uma obra com as dimensões de 1,67cm x 0,98cm x 0,51cm, somando cerca de 35kg. Procurei seguir a escala minifigure e reproduzir, com as soluções de montagem que consegui encontrar ou desenvolver, o máximo de detalhes do edifício da época na intenção de causar o maior impacto visual possível para o público. Tendo esse conceito como foco, transformei uma obra em duas, com dois pontos de vista completamente diferentes. De frente, podemos observar o prédio clássico do hospital, inteiro e imponente. Por trás, um corte na construção mostra o seu interior fragmentado em ambientes diferentes e que retratam cenas de antigamente, com vida. Podemos perceber no centro uma reunião da Irmandade, grupo comum que rege todas as Santas Casas, na sala da provedoria com uma amostra do mobiliário típico da época, assim como nos corredores de acesso ao centro cirúrgico, enfermarias e farmácia.

A motivação que me levou a reproduzir mais um prédio histórico com peças de LEGO continua a ser o despertar da consciência coletiva para a importância da preservação do patrimônio histórico e seu legado cultural. Infelizmente o edifício reproduzido não existe mais, porém nem por isso podemos deixar de valorizar sua história e memória. Contudo, para este caso, uma motivação especial facilitou o trabalho: a celebração dos 165 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e os 170 anos da cidade de Juiz de Fora-MG, minha querida terra Natal.

O próximo passo, tão trabalhoso quanto construir o prédio, será organizar uma exposição dentro do hospital que mostre não só peças de LEGO, mas sim seu potencial lúdico de inspirar as pessoas a conhecer sua própria história. Aguardem!  ;)

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 2 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 4 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 7 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 8 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 9 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 12 by Adolfo, no Flickr

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 19 by Adolfo, no Flickr
PS: MOC by Alex Paschoaletto

« Última modificação: 27 de Setembro de 2019, 09:38:47 por lfaria »
LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2019, 11:14:36 »
Parabéns pela construção. Fui acompanhando alguns passos que ias mostrando nas redes sociais e o resultado final está fantástico e imponente.

Gostei também da produção do vídeo, muito profissinal. Já agora, no flickr tem um final abrupto!??!

Ahh, vais desmontar isso?  ???

Adolfo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 304
  • A criatividade vem das estrelas
    • Flickr
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2019, 12:00:32 »
Já agora, no flickr tem um final abrupto!??! Ahh, vais desmontar isso?  ???

Infelizmente deu problema mesmo na postagem do vídeo no Flickr. Mais tarde posto no YouTube e volto aqui com o material. Obrigado pelo alerta!
Vou desmontar sim, mas só em meados do ano que vem, depois da exposição aqui no hospital. Só deixo montado se me comprarem o MOC...rs
LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #3 em: 26 de Setembro de 2019, 12:29:52 »
Quando o tiveres no youtube, avisa!
Gostei do que vi e quero vê-lo todo :)

Quanto à venda do MOC, com certeza que irá aparecer alguma instituição para isso. O vídeo é excelente para tornar o MOC viral!!

gads

  • ...
  • **
  • Mensagens: 467
    • HistoryBricks
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #4 em: 26 de Setembro de 2019, 14:30:37 »
A construção está muito fixe e interessante tanto do ponto de vista LEGO como do ponto de vista histórico  :-)d
Na minha opinião, são os interiores que tornam realmente o MOC com bastante valor. Gostei de todas as salas e pormenores ali representados!

Parabéns   :-)d

jorgec77

  • ..
  • *
  • Mensagens: 43
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #5 em: 26 de Setembro de 2019, 16:29:52 »
Parabéns esta fantástico  :-)d

ztp

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3442
  • José Proença
    • Flickr
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #6 em: 26 de Setembro de 2019, 17:34:31 »
O que gostei:
- O telhado fica bastante bem! O pormenor é estranho, mas no conjunto fica bastante verosímil. Experimentaste usar um padrão em vez de ser aleatório?
- Os arcos duplos por cima das portas principais, ficaram muito bons!
- O chão empedrado com os rugosidades dadas pelos “brick mansory” 98283 está muito bem conseguido.
- A escala do edifício nomeadamente interiores, está muito bem, não ficando as coisas demasiado apertadas como muitas vezes se vê (por causa da “compressão seletiva”). Talvez o pé direito seja demasiado, ou então assume-se que os minifigs são mais baixos que deveriam ser…
- O carro está fenomenal! Mas justifica-se o use das rodas impressas em 3D comparando com as 2470, ou até duas, uma contra a outra?
- Teres usado janelas “custom” favoreceu bastante!
- As peças nos interiores, corredores: candelabro, candeeiros de teto, relógio alto, armário
- A enfermaria e a sala de operações, e a farmácia com aquela quantidade de frascos, estão muito verosímeisl!!
- A “degradação” nas paredes amarelas estão simples e “quadradas”, mas até ficaram bem, provavelmente devido à escala do edifício.

O que gostei menos:
- Verem-se os studs nos livros na sala principal, não fica muito bem, embora isto seja um problema praticamente só no Flickr…
- as galinhas e aquela flor parecem um pouco “jogadas” ali
- o jardim no páteo interior usa demasiado verde todo igual entre os diferentes elementos. Um verdes diferentes ficariam melhor. Ou então o chão mais trabalhado com “tan” e “dark green”.

Em suma, muito bom! Parabéns!!

 :-)d   :-)d

Adolfo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 304
  • A criatividade vem das estrelas
    • Flickr
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #7 em: 27 de Setembro de 2019, 04:26:52 »
Quando o tiveres no youtube, avisa!

Segue vídeo completo, agora creio que tudo correto.
Luís, faz favor, insira no final da minha postagem porque não consegui editar o tópico. Fica mais fácil de encontrar o vídeo no fórum no futuro.


LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

lfaria

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 9365
  • My avatar is back!
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #8 em: 27 de Setembro de 2019, 09:39:50 »
Quando o tiveres no youtube, avisa!

Segue vídeo completo, agora creio que tudo correto.
Luís, faz favor, insira no final da minha postagem porque não consegui editar o tópico. Fica mais fácil de encontrar o vídeo no fórum no futuro.


No final do post? Feito.

toze26

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 616
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2019, 18:26:00 »
Gostei muito.
Está fantástico.
Eu adoro edifícios também.
Parabéns Adolfo.
Tozé, Patricia, Júlia e Rodrigo.
Família 0937

Adolfo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 304
  • A criatividade vem das estrelas
    • Flickr
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2019, 20:50:56 »
O que gostei menos:
- Verem-se os studs nos livros na sala principal, não fica muito bem, embora isto seja um problema praticamente só no Flickr…
- as galinhas e aquela flor parecem um pouco “jogadas” ali
- o jardim no páteo interior usa demasiado verde todo igual entre os diferentes elementos. Um verdes diferentes ficariam melhor. Ou então o chão mais trabalhado com “tan” e “dark green”.

Isso que eu chamo de análise crítica! Muito obrigado pelos seus apontamentos no tópico e por ter dedicado seu tempo percebendo todos esses detalhes. É muito importante receber esse feedback dos colegas, principalmente da Comunidade 0937, que pra mim é uma referência.

Vou resumir: concordo com as limitações do Flickr, as galinhas é porque antigamente criavam-se os bichinhos nos fundos do hospital para alimentar os pacientes, acredita? Era caldo de galinha na veia! rs. Agora o jardim ficou assim mesmo e você tem razão. Preciso melhorar esses landscapes um dia...
LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

Adolfo

  • ...
  • **
  • Mensagens: 304
  • A criatividade vem das estrelas
    • Flickr
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2019, 21:00:18 »
Gostei muito. Está fantástico. Eu adoro edifícios também. Parabéns Adolfo.

Olá, Toze! Bom receber seu contato. De vez em quando vejo você e sua família passeando por aí e acho super legal! Foi você que já morou no Brasil?

Vou aproveitar seus parabéns para agradecer todos de uma vez. Muito bom ter esse retorno. Porém quem merece mesmo o reconhecimento é a história das Santas Casas de Misericórida espalhadas pelo mundo. Elas tem tudo a ver com a história do Brasil, com especial capítulo para a Santa Casa de Lisboa, primeira a ser fundada no mundo em 1498, quando nós nem existíamos por aqui ainda. A vida da Rainha Leonor de Lencastre inspirou muita gente por aqui e a baronesa que fundou a Santa Casa de Juiz de Fora certamente se inspirou no seu legado. O contexto social da época de Lisboa e de Juiz de Fora era incrivelmente semelhante quando nos referimos aos indigentes, enfermos, necessitados...enfim, esse lado da história que me motiva e por isso que eu faço questão de organizar uma exposição dentro do hospital daqui para que as pessoas conheçam e reconheçam nossa memória.
LUG Brasil e Comunidade 0937. Viva a língua portuguesa, com certeza!

alexis

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4541
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #12 em: 01 de Outubro de 2019, 12:24:51 »
Espectaculo, a construção, o video os detalhes tudo muito bom.
Parabéns pelo trabalho!

toze26

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 616
  • Fan de LEGO
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #13 em: 01 de Outubro de 2019, 20:09:49 »
Olá Adolfo. Sim, morei 7 anos no Rio. Estive presente na expo de 2016 em S. Paulo.
Mais uma vez parabéns por esta construção.
Adorei.
Tozé, Patricia, Júlia e Rodrigo.
Família 0937

hugosantos

  • LEGO Ambassador
  • ****
  • Mensagens: 13236
  • O Polivalente
    • Flickr
Re: [MOC] Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora 1900
« Responder #14 em: 04 de Outubro de 2019, 14:38:37 »
Apesar da aquitectura simples, a construção num todo é bastante bonita, a introdução dos interiores com zonas expostas funciona muito bem e dá outro detalhe e proporciona curiosidade nos observadores.

Muitos parabéns! Com tanto trabalho e dedicação por tanto tempo merecia ficar construída durante mais tempo!
This is Comunidade 0937!!!