Olá a todos,
A LEGO lançou recentemente uma campanha mundial denominada "Rebuild the World", o objectivo concreto é provocar/desafiar o mundo,
no bom sentido, a quebrar as regras em nome da imaginação e da criatividade, ligar os motores/cérebro nesse sentido, olhar o mundo de formas diferentes e experimentar novas abordagens, mudar o ângulo de observação, recriar, explorar, iterar, começar tudo de novo...
Este mote foi lançado um pequeno vídeo promocional com pouco mais de um minuto e meio, com uma história aparentemente louca, um homem caçador em busca de um coelho, atravessam vários mundos e recorrem a várias ferramentas, veículos, entram em vários espaços, tudo muda a todo o instante e quase tudo é possível... todo este enredo se desenvolve num mundo recheado de pequenos "easter eggs", isto é, diversas referências a novos e antigos temas, novos e antigos conjuntos, diversas peças, edifícios icónicos da própria marca, monumentos, pessoas vestidas recriando minifiguras conhecidas... poderia estar aqui bastante tempo.
Inspiring creativity is more critical and urgent than ever. The World Economic Forum Future of Jobs Report places creative problem solving in the top three skills the job market will require from 2020. Imaginative play helps children learn how to innovate, problem solve and think critically throughout their lives.
Julia Goldin, Chief Marketing Officer, The LEGO Group, said: “Rebuild The World is all about seeing where imagination takes us and celebrating the natural creativity of children. We want to encourage kids around the world to develop and retain these skills as they grow older. With this campaign, we want to inspire people of all ages to play and unleash their creativity to create a world of infinite possibilities.”
Da minha interpretação e numa tentativa de resumir numa frase, esta campanha pretende:
Explorar o potencial infinito da criatividade inata das crianças, ajudando a nutrir as habilidades criativas da próxima geração para toda a sua vida, porque a forma de resolução dos problemas do futuro dependerá de soluções criativas!Este tipo de pensamento, recorda-me das diversas discussões de como deverá mudar radicalmente o nosso tipo de ensino tradicional, o paradigma da educação (muito para aprofundar nesta área). Em vez de se formatarem os cérebros dos alunos às matérias e moldá-los aquilo que é o "normal", a tornarem-se máquinas automáticas, a abraçar a "rotina", o mote do "sempre foi feito assim"... em antagonismo brutal face à preferência das habilidades criativas, da imaginação, de obrigar a pensar sem ir buscar a solução padrão comummente aceite pela sociedade, mudar a sociedade cinzenta para uma mais colorida em todos os sentidos (lembrei-me deste vídeo incrível e honesto que retrata no que nos andamos a transformar,
"Alike" é uma animação dirigida por Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez).
Menos conversa e vamos ao vídeo oficial:Tudo começa com uma peça. E biliões de possibilidades... Construir, destruir, reconstruir. Experimentar. Quebrar as regras. Falhar. E tentar de novo. Este é o ciclo da criatividade. #RebuildTheWorld. O que planeias fazer?
LEGO Rebuild The World Event Capsule
What is LEGO's Rebuild the World campaign all about?
Alguns posters da campanha (clicar para ver melhor):
Há 30 anos que a LEGO não lançava uma campanha global como esta, qual a vossa opinião? Conseguiram encontrar todos os easter eggs?
Referências:
Lego News - Rebuild the WorldLego - Campanha (vale a pena explorar os varios factos presentes na página, clicando)
Designboom (vale a pena ver as imagens presentes neste artigo)