Autor Tópico: [MOC] Locomotiva CP Série 5600  (Lida 114 vezes)

A. Pedroso

• ....
  • ...
[MOC] Locomotiva CP Série 5600
« em: 13 de Julho de 2021, 16:37:27 »
Locomotiva CP Série 5600

CP 5600
by André Pedroso, no Flickr

Boa Tarde a todos

Venho apresentar uma locomotiva eléctrica, que é bem conhecida entre as pessoas que costumam andar rotineiramente de comboio, a Série 5600, ao dispor da Comboios de Portugal, que faz os percursos do Intercidades um pouco por todo o país, bem como o transporte de cargas, na actual MEDWAY, com outro esquema de cores.

Sendo de fabrico Sorefame-Siemens, estão ao serviço em Portugal, desde 1993, 28 unidades das 30 inicialmente compradas (5601-5630) tendo a 5613 sido abatida do lote e actualmente a degradar-se no Entroncamento devido ao acidente de Alfarelos, em 2013, e, a 5624 demolida após o acidente de Abela, em 2003.

Esquema 2D da Série 5600, fonte Comboios de Portugal

CP 5600 na estação de Porto-Campanhã, fonte Wikipédia

De entre todas as características de serviço, têm-se as mais notáveis como:
  • Potência Total Nominal: 7560 CV / 5600 kW
  • Peso em Serviço: 87000kg
  • Bitola Ibérica, 1668mm

Foto da locomotiva usada em modelismo

O modelo de lego em si começou a ser feito no início de 2019, através de um esboço de um diorama no Digital Designer onde se pretendia dar vida ao mesmo através da inserção de comboios. É feito numa escala global de 1:47, tendo trancado primeiramente a largura como 8-wide para possibilitar a inserção de mais detalhes, e a partir daí escalonou-se as restantes dimensões como a distância entre tampões de segurança, entre pivots e altura, culminando assim num total de 790 peças. :D

Quero desde já agradecer ao colega André Pinto pelo feedback que me proporcionou acerca dos Power Functions e dos novos motores do Powered Up, bem como do comportamento destas locomotivas em 8-wide nos carris Lego, ao circular nas curvas mais fechadas.

De referir também que o modelo foi maioritariamente inspirado na criação do AFOL Português, João Campos, quando ainda se encontrava no expirado MOCPagesBrickshelf

Posso referir que a maior das dificuldades que tive, neste caso em concreto, foi tentar-me distanciar o mais possível do modelo do João para não incorrer em cópia integral porque, como se trata de uma representação em Lego de algo que já existe na vida comum, e ao tentar respeitar as proporções da escala, acabei sempre por cair nas mesmas técnicas usadas pelo nosso colega em grandes partes do modelo (as embaladeiras junto aos bogies, as cabines, as laterais a cinza), podendo levar a interpretações de um possível plágio ou de um MOD :)

Fica acima mais uma foto mais ao estilo de um desenho técnico de definição 2d, e irei rechear mais o álbum com detalhes interiores da construção
Espero que tenham gostado! :)

Mais fotos disponíveis em:Flickr
André Pedroso

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
Re: [MOC] Locomotiva CP Série 5600
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2021, 16:50:06 »
Boa representação André, facilmente reconhecível!

É feito numa escala global de 1:47, tendo trancado primeiramente a largura como 8-wide para possibilitar a inserção de mais detalhes, e a partir daí escalonou-se as restantes dimensões como a distância entre tampões de segurança, entre pivots e altura, culminando assim num total de 790 peças. :D
(...)
... bem como do comportamento destas locomotivas em 8-wide nos carris Lego, ao circular nas curvas mais fechadas.

E o que achas do comportamento deste modelo à escala nas curvas R40 da LEGO? Não navega um pouco por fora da via? Há quem diga que apenas precisa de um gabarit maior...  ;)

A. Pedroso

• ....
  • ...
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2021, 17:09:07 »
E o que achas do comportamento deste modelo à escala nas curvas R40 da LEGO? Não navega um pouco por fora da via? Há quem diga que apenas precisa de um gabarit maior...  ;)
Fisicamente não consegui ainda testar isso porque só tenho o modelo em formato digital no LDD mas tenho visto vídeos no youtube de 8-wide a andar nas R40 e não é nada estético, para além de que tens sempre que incorporar os tampões de segurança nos bogies para as carruagens não descarrilarem o que não é nada representativo da realidade :P e por acaso foi dos assuntos que o André Pinto me elucidou logo!

Mas se calhar, usando uma curva com R72, 90 graus, em que se inseriria uma 53401 entre cada duas 53400 já não se via esse navegar fora da via, notava-se sim era ela a andar a direito e a curvar às prestações...

Na melhor das hipóteses, mas esta solução requer espaço, podias fazer uma curva com R183, recorrendo a 14x 53401 e 15x 64022 em que trancavas esta última, do lado do raio interior, com 1x 3023, 1x 3794 e 1x 73983, ficando a fazer sensivelmente 6 graus :D

Ambas as soluções, pelo que testei, alinham-se na grid :)
André Pedroso

Andrepinto

• ...
  • **
  • Fan de LEGO
« Responder #3 em: 14 de Julho de 2021, 15:12:40 »
Muito bom, Parabéns

A. Pedroso

• ....
  • ...