Autor Tópico: [WIP] Locomotiva a Vapor CP Série 800  (Lida 98 vezes)

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 957
  • ...
[WIP] Locomotiva a Vapor CP Série 800
« em: 15 de Julho de 2021, 18:08:05 »
Locomotiva a Vapor CP Série 800


Olá a todos!

Apresento desta vez algo diferente e que me deu gozo a construir, ainda que esteja em progresso a sua conclusão (não lhe pego desde Dezembro :?) devido ao próprio mecanismo de funcionamento de uma locomotiva a vapor.

O modelo é segundo a CP, da série 800, nomeadamente a 801 também chamada de BA101 como se verá nas seguintes fotos, na zona frontal. Segundo a nomenclatura da área, é do tipo 4-8-0, o que significa que tem 4 rodados na zona dos tampões dianteiros, 8 rodados no centro do corpo e 0 rodados na zona da cabine.


É uma das três "irmãs" que em 1931 foram adquiridas pela Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses da Beira-Alta à empresa alemã Henschel & Sohn. A Caminhos de Ferro Portugueses da Beira-Alta viria a ser integrada em 1947 na actual Comboios de Portugal. A Linha da Beira-Alta, na época, era um caminho de ferro que fazia continuamente da Figueira da Foz a Vilar Formoso.


Locomotiva BA101 sitiada em Vilar Formoso (pré-redoma), fonte Sérgio Parreira

Para a mesma foi necessário alguma pesquisa como o movimento dos pistões das válvulas (na galeriaFlickr conseguem ver o movimento), e, converter para Lego. Felizmente existe um tópico no Eurobricks (url: https://www.eurobricks.com/forum/index.php?/forums/topic/74662-custom-steam-locomotive-rods/) onde me foi possível adaptar o sistema desenvolvido pelo AFOL Daedalus304, favoravelmente compacto e fidedigno a qualquer sistema de locomotiva a vapor, às minhas necessidades:



Para quem tiver interesse, esta "senhora" está presente em Vilar Formoso, junto à estação ferroviária numa espécie de redoma que a protege contra as intempéries. Nas fotos acima, ela ainda se encontrava a céu aberto, tendo chegado a um ponto de grande degradação e avançado para a tal redoma  :)

De momento, a criação de Lego encontra-se parada paradinha à espera de um esboço ou esquema 2D que me permita rearranjar as proporções de forma mais exacta. Este modelo, apesar de poder ser motorizado através do vagão de carvão, que ainda não foi feito, penso que, devido ao volume ocupado pelo sistema de pistões poderia bem ser apenas um modelo de exposição ou o comboio que geralmente anda sempre na pista mais exterior e livre :D

Fica o pormenor do sistema com maior resolução
Espero que tenham gostado!


Mais fotos do modelo de Lego e da Original em Flickr
André Pedroso

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 6826
    • my brickshelf
Re: [WIP] Locomotiva a Vapor CP Série 800
« Responder #1 em: 19 de Julho de 2021, 14:53:50 »
Muito bom trabalho, gosto destes comboios a vapor :-)d
Estás a pensar construir com peças reais?

A. Pedroso

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 957
  • ...
Re: [WIP] Locomotiva a Vapor CP Série 800
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2021, 15:54:48 »
Muito bom trabalho, gosto destes comboios a vapor :-)d
Estás a pensar construir com peças reais?
Muito Obrigado Rupi! :D
Este modelo ficaria bem em peças reais sim, posso considerar como uma forte possibilidade!
Sou capaz ainda esta semana de montar um jig do sistema motriz (não tenho as rodas 85489 mas posso usar umas 41677) para ver se o sistema flui ou se tem algum emperramento de roçar das peças
André Pedroso