Autor Tópico: [WIP] Ferris Wheel  (Lida 732 vezes)

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
[WIP] Ferris Wheel
« em: 23 de Março de 2022, 22:55:23 »
Ora boa noite,

Após uns anitos longe do Lego, agora que a minha mais velha já tem 6 anos decidi começar a construir umas coisitas para ela e para a irmã, para as animar e ver se lhes puxo o "bichinho"  :happy-sweat:

A primeira versão foi feita a pensar em algo resistente, que a mais nova possa usar para brincar sem destruir facilmente. E também as cadeiras dão para colocar as minifigs system e technic :)
Este motorizada no eixo mas soluçava, então motorizei por fricção de um pneu, porém roda "torte" por apenas estar a ser efectuada força de um lado.

A ideia da segunda veio por vários motivos:
1) Gastei muitas peças na primeira (que ainda não desmontei
2) Visualmente ser mais leve
3) Soluçar menos durante a rotação devido ao esforço provocado no motor (tive de usar uma clutch gear na mesma pois soluçava um pouco devido ao momento de inércia)
4) Regulação de velocidade (na 1ª versão não arrancava nas velocidades mais baixas devido ao peso).

Primeira versão:

by Nuno Ferreira, on Flickr
Vídeo da 1ªversão

Segunda versão:

by Nuno Ferreira, on Flickr
Vídeo da 2ªversão

É apenas uma brincadeira, espero que gostem!
Nuno Ferreira

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
Re: [WIP] Ferris Wheel
« Responder #1 em: 24 de Março de 2022, 08:31:48 »
Muito mais apelativa! E se se porta melhor, então é win - win!

E deixa uma mensagem de igualdade: Rabos System e technic todos juntos!  :tears-of-joy:

PS: Parecem cadeiras de teleski (vulgo teleférico sem cabine)

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
« Responder #2 em: 24 de Março de 2022, 09:59:01 »
Muito bom as duas versões :-)d

A segunda está mais clean e roda melhor. Mas a nível de brincar, parece-me mais fragil, não? :P

Nine

• Moderador
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #3 em: 24 de Março de 2022, 10:19:06 »
Welcome back :)

Muito boas construções e espero que se tenham divertido muito.
Nine

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #4 em: 24 de Março de 2022, 11:44:58 »
Ena, gosto em rever-te por aqui epombo! Passaram uns anitos realmente!

Sabe bem ver malta de Technic voltar a mostrar as suas construções e ainda por cima sobretudo como forma de juntar a família!

Isso está a evoluir muito bem!

Força nessas construções e bem-vindo de volta!
This is Comunidade 0937!!!

Jakob Escher

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #5 em: 24 de Março de 2022, 12:43:39 »
Eu gosto mais da segunda roda gigante e é mais clara. Boa ideia

JRodOnBricks

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #6 em: 24 de Março de 2022, 13:18:12 »
Eu para contrariar um bocadinho, acho a primeira mais "roda gigante" que a segunda.
Embora pudesse ser um pouco mais leve, em termos de estrutura.
Isto considerando apenas a nivel estético.
A funcionalidade conta, e muito, e pode mudar o lado da balança.
No todo são duas boas construções. Uma boa saída de um período de "idade das trevas"  :D

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #7 em: 25 de Março de 2022, 09:39:41 »
Obrigado pelos comentários :)

Acho efectivamente que passei de um extremo para o outro. Uma está com mais aspecto de "roda gigante" mas muito pesada, a outra demasiado despida e sem personalidade.

E sim, a primeira está resistente, já na 2ª as minhas filhas não se podem aproximar muito que vai correr mal :happy-sweat:

Despir a primeira, dado que são beams, vai tornála muito mais frágil, enquanto que na 2ª, se fizer uma segunda roda paralela e a enfeitar creio que consiga antigir o objetivo :) Só faltam umas pecitas que vou ter de encomendar: 32016

Quero também tentar mudar o sistema de motorização para baixo, colocando apenas um eixo vertical com gears a 90º, vamos ver se consigo continuar com a clutch gear e se rodará na mesma de um modo fluído.
Nuno Ferreira

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2022, 22:36:51 »
Já há algum tempos que iniciei a 3ª versão que se mantém como WIP até ter ideia de como colocar luzes na dita e criar um autocolantes personalizados para a cabine de venda de bilhetes :)

As cadeiras rodam alternadamente para lados diferentes à medida que a roda gira. Cabem 2 bonecos lado a lado, porém só coloquei 1 em cada para fazer a vontade à minha filhota.
Se tiver muitos mais bonecos numa metade a roda vai andar a oscilar, acelerando com o peso dos bonecos na descida e depois levando o seu tempo a estabilizar.

Ficam as fotos e vídeos:

O sistema roda por recurso a um sem-fim que actua numa clutch gear para não esforçar no arranque. No inicio demora mas depois a rotação estabiliza.
Coloquei o controlo por Infra-Vermelhos para que possa controlar a velocidade.

Aqui quero colocar uns autocolantes personalizados ::) será a minha estreia lol só preciso ter tempo :?

Para que o eixo não torça com o peso no centro fiz esta estrutura para que o vão dos eixos sejam o mais curtos possível:

Vídeo 1
Vídeo 2 - no final do vídeo a rota encrava porque lhe bato com a mão.

Sei que conseguia mais detalhes em algumas coisas com System, mas sempre que posso prefiro o desafio de criar com o Lego Technic :)
Nuno Ferreira

JRodOnBricks

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2022, 23:11:06 »
Sei que conseguia mais detalhes em algumas coisas com System, mas sempre que posso prefiro o desafio de criar com o Lego Technic :)
Ahahahaha! Sim, nota-se!
Confesso que como mais fã de edificios que de Technich, a bilheteira feita com Technich me fez alguma espécie.
Por outro lado mostra que Technic tem muito mais flexibilidade de utilização do que imagino.

A primeira versão deste modelo mais light parecia uma roda gigante em construção. Agora já parece uma roda gigante em funcionamento.

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
« Responder #10 em: 09 de Junho de 2022, 10:35:10 »
Team technic  :-)d
Parabéns, está a ficar  top top  ;D

Jakob Escher

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #11 em: 09 de Junho de 2022, 12:48:30 »
gostei muito bom trabalho  :-)d

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #12 em: 09 de Junho de 2022, 16:12:04 »
Confesso que como mais fã de edificios que de Technich, a bilheteira feita com Technich me fez alguma espécie.
Entendo o que dizes, e vou acabar por usar algum Lego System para acabamentos, tal como acabei por utilizar nos meus camiões Technic.

Mas tenho outro desafio que é a dimensão do conjuntos Power Functions. Caixa de Pilhas 8881-1 + Motor XL 8882-1 + Receptor IV 8884-1.
Provavelmente mudarei para a Caixa de Pilha 88000-1 e para um motor M 8883-1

Obrigado aos restantes ;)
Nuno Ferreira