image/svg+xml

Autor Tópico: A forma como interagimos e vivemos o hobby está a mudar?  (Lida 469 vezes)

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
A forma como interagimos e vivemos o hobby está a mudar?
« em: 14 de Junho de 2022, 11:33:52 »
Olá a todos,

Durante o Paredes de Coura Fan Weekend existiram entre AFOLs de todo o mundo vários momentos de discussão e de partilha muito interessantes, porém houve um tópico que me suscitou particular interesse e que pode ser bastante complexo e suscitou e suscita o levantamento de várias questões. Acima de tudo, todos deveremos respeitar-nos mutuamente e a realidade é que cada um vive o hobby à sua maneira, creio que da forma que lhe dá mais gozo e pela qual retira mais felicidade e que lhe traz mais tranquilidade, sendo para muitos um escape à rotina do seu quotidiano.

Portanto, o tema de discussão que gostaria de transferir para o nosso fórum é o seguinte: A forma como interagimos e vivemos o hobby está a mudar?

A pergunta apesar de vaga é muito simples, no entanto, há várias abordagens que podem ser feitas e as respostas podem envolver assuntos de índole muito profunda, como por exemplo:

- Viver o hobby em comunidade (construção em comum e em conjunto, displays comunitários, espírito de grupo, trabalhar em prol de um grupo, interajuda entre grupos diferentes) vs individualidade (construção individual, adoração do narcisismo, querer ser o centro das atenções, demonstração com objectivo único da autopromoção)

- Comunicação através de fóruns vs redes sociais (instagram, flickr, discord, facebook) vs outros sites antigos (mocpages, brickshelf, Lugnet)

- Fazer do hobby o seu próprio trabalho (designer, vendedor, artista) vs permanecer fan sem objectivos comerciais vs misto de ambos (é possível?)

A resposta directa é retórica, obviamente tudo evolui e se desenvolve e o mundo AFOL não é excepção, no entanto, qual é a tua opinião e sensação de como está a crescer este mundo? Está a ir pelo caminho que preferes seguir ou gostarias que algo mudasse na evolução do mundo AFOL?

Qual a visão que tens do hobby e quais os caminhos que gostarias que outros adoptassem?

Achas que o mundo AFOL está cada vez mais egocêntrico ou existe altruísmo. És capaz de relativizar ou abdicar a tua autopromoção/exposição para o bem de um grupo?

Tudo isto é discutível, venham daí as vossas opiniões/visões.
This is Comunidade 0937!!!

JRodOnBricks

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
Re: A forma como interagimos e vivemos o hobby está a mudar?
« Responder #1 em: 15 de Junho de 2022, 01:50:23 »
Olá a todos,
Viva Hugo!

Durante o Paredes de Coura Fan Weekend existiram entre AFOLs de todo o mundo vários momentos de discussão e de partilha muito interessantes, porém houve um tópico que me suscitou particular interesse e que pode ser bastante complexo e suscitou e suscita o levantamento de várias questões. Acima de tudo, todos deveremos respeitar-nos mutuamente e a realidade é que cada um vive o hobby à sua maneira, creio que da forma que lhe dá mais gozo e pela qual retira mais felicidade e que lhe traz mais tranquilidade, sendo para muitos um escape à rotina do seu quotidiano.

Portanto, o tema de discussão que gostaria de transferir para o nosso fórum é o seguinte: A forma como interagimos e vivemos o hobby está a mudar?
Outro tema super interessante.

A pergunta apesar de vaga é muito simples, no entanto, há várias abordagens que podem ser feitas e as respostas podem envolver assuntos de índole muito profunda, como por exemplo:

- Viver o hobby em comunidade (construção em comum e em conjunto, displays comunitários, espírito de grupo, trabalhar em prol de um grupo, interajuda entre grupos diferentes) vs individualidade (construção individual, adoração do narcisismo, querer ser o centro das atenções, demonstração com objectivo único da autopromoção)
Por princípio eu sou um defensor da liberdade individual. Seja essa liberdade de actuar de forma isolada, seja a liberdade de vários individuos com ideiais semelhantes de se juntarem e actuarem como um grupo.
Não acho que exista uma forma certa ou errada de actuar, acho que há pessoas diferentes com vontades e circunstâncias diferentes.

Acho que não é tão simples como grupos = altruismo e individualidade = narcisismo / vontade de ser o centro das atenções.
Há trabalho e conhecimento obtido individualmente que é partilhado de forma altruista.
E há pessoas que se juntam a grupos por razões puramente egocentricas, narcisistas e de auto-promoção.

Pessoalmente, eu tenho vivido o hobby de forma mais individual até agora.
Mas estou sempre disponivel para experimentar os grupos, sejam colabotações, displays, etc.
Digo experimentar porque, para além de questões geográficas por exemplo - o tempo do LEGO é partilhado com o tempo da familia, não se dá com deslocações regulares - as minhas experiências passadas com grupos (não relacionados com LEGO) nunca foram positivas. Havia sempre os dominantes, cujas ideias iam sempre avante, os seguidores, que implementavam as ideias dos outros, e os penduras, que não faziam nada e apareciam para colher os louros.
Não digo que não possam haver grupos que funcionam bem, e como disse estou sempre pronto para tentar, mas tem de ser o grupo certo com alinhamento de interesses e de ideias.

- Comunicação através de fóruns vs redes sociais (instagram, flickr, discord, facebook) vs outros sites antigos (mocpages, brickshelf, Lugnet)
Tenho privilegiado a comunicação através das redes sociais, até porque o meu começo foi a partilhar as minhas construções com amigos e familia no Facebook e Instagram. Hoje em dia o You Tube ganhou um papel principal, quer pelo formato, quer pelo caminho de longo prazo que estou a tentar seguir com o Hobby, que me leva ao ponto seguinte. Hobby vs Profissional.

- Fazer do hobby o seu próprio trabalho (designer, vendedor, artista) vs permanecer fan sem objectivos comerciais vs misto de ambos (é possível?)
LEGO é um hobby caro, e quanto mais entramos no hobby, mais caro fica. Temos ideias de MOCs, de displays, a cidade que sempre quisemos montar ... tudo isso consome muitas peças e custa muito dinheiro.
Portanto, sendo que os meus planos é que LEGO permaneça um Hobby, quero aproveitar as oportunidades que tenha no futuro de fazer algum dinheiro extra, seja a vender designs, seja com publicidade no YouTube, não para viver disso, mas para ajudar a sustentar o vicio.

A resposta directa é retórica, obviamente tudo evolui e se desenvolve e o mundo AFOL não é excepção, no entanto, qual é a tua opinião e sensação de como está a crescer este mundo? Está a ir pelo caminho que preferes seguir ou gostarias que algo mudasse na evolução do mundo AFOL?

Qual a visão que tens do hobby e quais os caminhos que gostarias que outros adoptassem?

Achas que o mundo AFOL está cada vez mais egocêntrico ou existe altruísmo. És capaz de relativizar ou abdicar a tua autopromoção/exposição para o bem de um grupo?
Acho sempre que quanto mais opções houver, quanto mais caminhos forem possiveis, melhor.
Sinto claramente que o mundo AFOL está em crescimento, e que a LEGO tem feito um bom trabalho a nivel de oferta, para atingir novos públicos e com isso potenciar esse crescimento.
Depois há toda a temática da LAN, onde não tenho visibilidade sobre a qualidade do trabalho que a LEGO tem feito aí.
Por outro lado a popularidade do hobby LEGO, especialmente entre os adultos com muito poder de compra, tem feito surgir muitas oportunidades de ganhar dinheiro entre a comunidade de AFOLs e muitos estão a aproveitar, fazendo parecer que a comunidade em geral está mais egocêntrica.
São apenas constatações, honestamente não estou "a sério" no hobby há tempo suficiente para ter visto a evolução e formar uma opinião sobre se está melhor ou pior, muito menos dizer como gostaria que as coisas fossem. Aliás não gostaria que houvesse uma forma de viver o hobby que todos tinham de seguir. Como disse acima, prezo muito a liberdade de todos.
Eu pessoalmente estaria disponivel para devotar parte do meu tempo do hobby a uma comunidade onde abdico da minha exposição ... se for uma comunidade onde todos fazem o mesmo. 

Obrigado por me pores a pensar!  :happy-sweat: