image/svg+xml

Autor Tópico: A pandemia mudou os teus hábitos no hobby?  (Lida 978 vezes)

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
A pandemia mudou os teus hábitos no hobby?
« em: 04 de Maio de 2022, 11:50:52 »
Olá a todos,

Após estes tempos conturbados pela pandemia e chegados a um período de alguma trégua e estabilidade nesta luta diária com todas as restrições e condicionantes da nossa vida normal (o qual esperamos todos que tenha terminado), gostaria de despoletar a discussão seguinte:

A pandemia mudou os teus hábitos ou comportamentos no hobby?

Obviamente que há certos comportamentos que todos fomos sujeitos, não pudemos encontrar-nos, os eventos foram adiados ou cancelados, mas eu não queria ir tanto por aí. A minha curiosidade é mesmo na interacção directa com as peças, se aproveitaste para ter mais contacto com as peças (fosse a construir ou a separar peças), se construíste mais sets, se criaste mais MOCs (físicos ou digital), se mudaste ou arrumaste a tua oficina, se acabaste por comprar mais online, se partilhaste mais o hobby em família, se procuraste conviver mais online no âmbito do hobby? Ou nada disto e acabaste por ter outras experiências que queiras partilhar.

Por último, se essas mudanças existiram do teu ponto de vista pretendes manter ou achas que foram circunstanciais e não irão manter-se no futuro.

Partilhem a vossa experiência!
This is Comunidade 0937!!!

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
Re: A pandemia mudou os teus hábitos no hobby?
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2022, 11:52:55 »
A pandemia nem por isso... já um bebé faz toda a diferença...  :happy-sweat:
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2022, 14:14:10 »
A pandemia nem por isso... já um bebé faz toda a diferença...  :happy-sweat:
Ahahah acho que talvez vá mais por aí  :happy-sweat:

Mas verdadeiramente não sei qual foi o motivo, se o estar mais por casa ou o facto das miudas já terem idade para começarem a construir e de me pedirem para construir coisas para elas.

Outra coisa foi que em casa já não tinha um espaço onde pudesse construir (pois não tenho a assoalhada extra que gostava de ter :?), mas agora aproveitei o facto de criar o meu posto de trabalho remoto no quarto para o adaptar e dar tanto para o meu emprego como para o Hobby, mantendo-o organizado.
Nuno Ferreira

JRodOnBricks

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2022, 23:39:00 »
Antes de mais: tema super interessante!

Comigo isto foi um processo durante a pandemia, que me fez entrar muito mais no mundo do LEGO.

Pré-pandemia o meu LEGO era Arquitectura e o Modular do ano. Os sets montados iam para o sótão onde já tinha havido umas tentativas de montar uma zona de trabalho, mas que era rapidamente invadida por sets construidos, porque sendo muito pouco usado, não era um sitio muito agradável para se estar.

A pandemia de repente meteu 4 pessoas a trabalhar de casa. 2 a ter aulas, 1 a dar aulas, e eu num trabalho em que também tenho muitas chamadas por dia.
O sotão passou a ser o meu local de trabalho, e tem sido um processo progressivo torná-lo mais acolhedor e com menos tralha.

Passei a passar os meus dias com muito LEGO á minha volta, e a ter os fins de semana bem mais livres e por casa.
LEGO foi o meu escape. Comecei a comprar mais, expandi um bocado os temas, e juntando a uma ideia antiga que tinha, de explorar um bocadinho o YouTube, juntei as duas coisas e acabei por criar um canal há 8 meses atrás.
A pesquisa que fui fazendo, fez-me encontrar o Tiago Catarino, e por ele é que ouvi falar da comunidade 0937, e aqui estou hoje.

Portanto, culpem a pandemia  ;D

Em relação ao pós-pandemia:
Eu acho que claramente fiquei a ganhar com estas mudanças que fiz durante a pandemia, e já não volto para trás.
O caminho para mim agora é ainda mais para a frente.
Ainda fui olhar para o Paredes de Coura Fan Weekend 2022, mas acabei por não me inscrever, que é um esticão ir no fim de semana, e na 6ª não conseguia.
Mas acho que se podia e devia usar as tecnologias que "a pandemia trouxe" para potenciar alguns encontros online - vi algures no forum que houve alguma coisa no incio da pandemia, mas não sei se morreu ou não estão a publicitar.

Não sei se aqui no fórum também se sentiram mudanças, mas confesso que esperava um pouco mais de actividade e participação. Se calhar sou eu que estou num pico de entusiasmo...
E pronto, já me fartei de escrever, desculpem!  ;D

golfman

• .....
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2022, 16:42:43 »
Boa Tarde,

Começo por citar...
Antes de mais: tema super interessante!

Para mim a pandemia no que a LEGO diz respeito permitiu finalmente terminar o projecto que tinha de criar um espaço para o LEGO. Faltava criar uma zona de trabalho, colocar prateleira e uma mesa adequada onde pudesse colocar a meu futuro display citadino construído essencialmente por modulares.

No entretanto já tenho a sala concluída e até já tenho no display uma pequena área construída, mas ainda estou muito atrasado em relação ao que gostaria. Em boa verdade com três filhos o tempo acaba por ser sempre curto, mas por vezes já tenho o previlégio de estar nesse espaço acompanhado pela minha filha (de 8 anos) e pelo do filho do meio (que tem 5 anos).

Acrescentaria que ainda estou a tentar finalizar a minha ideia para o layout, mas já tenho alguns modulares em mils e já construi algumas estradas assim como uma zona onde será a praia. Em resumo nem tudo correu como o planeado, mas também acho que o desafio está em ir construindo aos poucos pois está aí a grande diversão para mim. Gostava que os meus filhos pudessem aproveitar esse display para brincar por isso estou a tentar que pelo menos parte dele fique mais acessível, mudando um pouco a localização dos edifícios.

Sou sincero, estou a adorar quando tenho tempo e motivação ir para o meu canto tentar criar e construir pois as horas desaparecem por entre os dedos.  :inlove:

Para o futuro e com o crescimento dos meus filhos espero progressivamente conseguir ter mais tempo em especial aos fins-de-semana e idealmente ter a companhia e ajuda deles nas construções, pese embora eu seja um bocado chato na forma como me organizo e neste caso desorganizo pois ainda está tudo muito cheio e com demasiados sets para construir. Mas como eu digo sempre, baby steps.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #5 em: 25 de Maio de 2022, 10:51:16 »
Pessoalmente mudou para o lado negativo face ao Hobby do Lego, pois durante a pandemia decidi comprar uma consola e voltar a jogar o que aniquilou por completo o pouco tempo que tinha para construir.
Neste momento já restabeleci um equilibrio entre os dois hobbys, e as construções já estão em andamento novamente.

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #6 em: 25 de Maio de 2022, 10:57:28 »
Pessoalmente mudou para o lado negativo face ao Hobby do Lego, pois durante a pandemia decidi comprar uma consola e voltar a jogar o que aniquilou por completo o pouco tempo que tinha para construir.
Neste momento já restabeleci um equilibrio entre os dois hobbys, e as construções já estão em andamento novamente.
Mas isso não foi a pandemia mas sim o lançamento da PS5, não?  :? :P
Nuno Ferreira

hugo.tx

• .....
  • SGT Teixeira
« Responder #7 em: 25 de Maio de 2022, 17:46:44 »
A pandemia nem por isso mas a falta de espaço sim. Mudei de divisão e fiquei sem espaço para todo o meu Lego e como é óbvio não estou a construir e desliguei um pouco. Ainda ando a pensar em opções... casa nova?

golfman

• .....
    • My Flickr
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2022, 13:12:26 »
Eu acho que a falta de espaço "mata muito o nosso hobby".

Antes de ter o espaço que tenho agora tinha sempre que "abrir o estendal" mas no fim voltar a fechar o que é zero pratico.
Fã de City e Modulares!

JRodOnBricks

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #9 em: 29 de Maio de 2022, 14:46:10 »
Eu acho que a falta de espaço "mata muito o nosso hobby".

Antes de ter o espaço que tenho agora tinha sempre que "abrir o estendal" mas no fim voltar a fechar o que é zero pratico.

Completamente! Eu notei isso. Antes de ter o meu espaço, tinha de usar a mesa da sala para construir. Tinha de coordenar a construção de sets grandes com os eventos que podiam precisar da mesa ... uma dor de cabeça.
Mas acho que depois de termos esse espaço inicial, facilmente entramos no modo "bagagens para as férias", quanto maior o porta-bagagens mais tralha levamos, vai sempre a abarrotar e ficamos sempre a pensar que o próximo carro tem de ter a bagageira maior!
Eu pelo menos sinto isso em mim, agora que tenho um espaço e estou a começar a expandir, já dou por mim a pensar que uma casa maior é que era!  ::) :happy-sweat:

golfman

• .....
    • My Flickr
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2022, 16:47:13 »
Mas acho que depois de termos esse espaço inicial, facilmente entramos no modo "bagagens para as férias", quanto maior o porta-bagagens mais tralha levamos, vai sempre a abarrotar e ficamos sempre a pensar que o próximo carro tem de ter a bagageira maior!
Eu pelo menos sinto isso em mim, agora que tenho um espaço e estou a começar a expandir, já dou por mim a pensar que uma casa maior é que era!  ::) :happy-sweat:

Também concordo!
Já tenho a sala LEGO num estado de sítio...  :-[
Fã de City e Modulares!

Jakob Escher

• ...
  • **
  • Fan de LEGO
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2022, 18:20:22 »
Mudei de casa durante a pandemia e reorganizei completamente minha coleção de Lego. reorganizou minha cidade de lego e estação de trem em seu próprio quarto. Enquanto isso tudo está montado do jeito que imaginei e ainda tem lugar para meus novos MOCs. ;D