Autor Tópico: Novo tema divulgado na LEGO Con 2022  (Lida 131 vezes)

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
Novo tema divulgado na LEGO Con 2022
« em: 18 de Junho de 2022, 10:57:29 »
Como é do conhecimento geral, o evento online LEGO Con, estreado no ano passado, vai-se repetir este ano: Hoje.
O programa é variado, cobrindo alguns temas caseiros e vários licenciados e incluindo a divulgação de algumas novidades.
Mas claro que já todas andam por aí à solta.  ;)

Uma dela é o tema novo.
Como não se pode falar dele antes do evento, vou só falar da pesquisa que fiz no IDEAS por MOCs dessa temática.
Vieram 104 resultados. Alguns não tinham nada a ver com a única palavra que usei na pesquisa, e dos restantes a maioria era daquele outro tema que a LEGO licenciou no passado mas do qual só produziu 2 sets.
Depois de todos estes "miss", sobraram muito poucos deste tema, mas, com uma exceção, todos abaixo dos 1000 "apoios". Uns já expirados, posteriores (2013-2014) à época do filme (2009), e outros demasiado recentes, provocados certamente pelas leaks.  >:D

E agora a exceção:
A 20 de Julho de 2020, há quase 2 anos atrás (o conhecido tempo que demora a "produzir" um set) Ivan Guerrero, o user bulldoozer, autor do projeto que originou o set 21324 123 Sesame Street, lançou mais um MOC para a plataforma IDEAS.
Muito bem ilustrado (trabalho gráfico de exceção) e com múltiplos updates, a 29 de Outubro desse ano, com3 meses de vida, chegou aos 10000 apoios, tendo sido incluído na review que deu resultados a 22 de Junho do ano seguinte: Não aprovado (tal como a esmagadora maioria dos projectos que vão a review)
As possíveis razões listadas para estes chumbos são:
Among some of the top factors that we evaluate 10K creations on include:
  • Products on shelves
  • New products currently in development
  • Brand fit
  • Expected demand
  • Licensing possibilities
  • Production capacity
  • Build quality (i.e. stability, safety)
  • Feasibility
  • Playability

Não sabemos qual(is) delas foi(ram) a razão do chumbo (o highlight de uma delas é meu), mas aconteceu e o mundo continuou a rolar.
Rapidamente os nossos amigos orientais começaram a produzir um set igual e a vender à revelia do autor... :-\
Mas aparentemente algo tinha mudado nos bastidores da LEGO: os designers da LEGO já estavam atarefados a implementar esta ideia desde que ela foi submetida...

Claro que é uma excelente aposta da LEGO, tem pano para mangas para produzir sets com veículos voadores, animais exóticos, ilhas aéreas e imensa folhagem estranha.
Mas porquê agora? Claramente está associado ao filme 2 AKA The Way of Water, que se aproxima a passos largos com estreia prevista para Dezembro próximo, mas a coincidência do início (especulação!) do projeto com esta IDEA... é certamente só isso: coincidência.
O mais estranho, para mim, é que um filme adormecido há uma dezena de anos (e sem IDEAs sobre ele há mais de meia dúzia) tenha provocado um MOC precisamente na mesma altura em que as engrenagens dos bastidores da LEGO começavam a mexer no mesmo sentido...

Eu cá não sou de intrigas, mas...
O que acham?

PS: Ufff, consegui escrever isto tudo sem nunca ter dito qual é o filme / tema.  :tears-of-joy:
« Última modificação: 18 de Junho de 2022, 22:39:37 por lfaria »

JRodOnBricks

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
Re: Novo tema divulgado na LEGO Con 2022
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2022, 22:38:26 »
PS: Ufff, consegui escrever isto tudo sem nunca ter dito qual é o filme / tema.  :tears-of-joy:

Aparecer na imagem não conta?  ;D

Sempre que a LEGO lança um tema/set similar/na onda de uma Idea, surge logo a suspeita de que a LEGO rejeitou a ideia para depois a comercializarem eles próprios.
A tua teoria de que pode ocorrer o inverso, ou seja, imaginar que alguém teria recebido informação que estavam a começar a preparar uma linha do Avatar, e ter submetido uma Idea do tema a tentar capitalizar isso é interessante.
Pessoalmente acho que pode ter perfeitamente acontecido que a inspiração veio do mesmo sitio tanto para a linha oficial da LEGO como para a Ideia submetida, alguma informação de que um novo filme do Avatar estava a ser preparado.

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #2 em: 20 de Junho de 2022, 14:46:32 »
Eu tenho ideia que o filme foi adiado N vezes, por causa da pandemia e outras questões relacionadas com a rodagem. Por isso a própria produção do tema LEGO pode ter sido começada bem mais cedo, e depois adiada também.
Quando a ideia da plataforma Ideas surgiu, o acordo da LEGO com o próprio filme já poderia estar feito há alguns anos.
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
« Responder #3 em: 20 de Junho de 2022, 15:36:46 »
Quando a ideia da plataforma Ideas surgiu, o acordo da LEGO com o próprio filme já poderia estar feito há alguns anos.

Mas era do conhecimento do autor do MOC ou não? Ou o(s) designer(s) da LEGO viu a IDEA quando ou antes de fazer o set ou não?
Eu sei que nunca saberemos a resposta real, este tópico era só para captar opiniões.

Fico curioso com os restantes sets deste tema, que (me) parece ser composto por uma única vaga de 4 sets, sendo o 75574 o maior deles.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #4 em: 20 de Junho de 2022, 16:06:37 »
Este filme creio que começou a ser criado logo de seguido do primeiro, já nos longínquo ano de 2009. Com a evolução da tecnologia e dada a inovação incorporada no primeiro filme este segundo não poderia ficar aquém e portanto também deve ter sofrido com isso.

Veremos, o filme sai em Portugal a 15 de Dezembro, parece-me que estamos na agenda do Marketing com um lançamento que não compromete a esta distância.

E reparem, o 1º filme AVATAR foi o mais lucrativo de sempre em termos de bilheteira, só recentemente o AVENGERS: Endgame lhe chegou perto dos calcanhares... claro que temos de analisar com ponderação, há 13 anos atrás havia mais gente a ir ao cinema, mas não invalida o facto de o filme AVATAR ter popularidade... vamos ver se não desilude.

Quanto ao LEGO, as cores são fiéis, as minifiguras são características com braços e pernas compridas. Se surgir uma boa promoção talvez, mas com tanta oferta não está nas minha prioridades.
This is Comunidade 0937!!!