Autor Tópico: [MOC] BU-BU Walker  (Lida 201 vezes)

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
[MOC] BU-BU Walker
« em: 07 de Julho de 2022, 00:14:19 »
Boas noites :)

Venho hoje apresentar o resultado final de algo que surgiu dos meus primeiros testes para criar algo com pernas e que ande, mas não queria apenas limitar-me ao movimento trás-frente, mas também permitir que pudesse virar.

Criei apenas com as peças que me estão disponíveis, sem encomendar nada e sem recorrer ao Lego System que não me pertence :?

A nível de funcionamento está muito melhor do que esperava que ficasse:
Prós:
  • Articulação lateral permite virar bastante bem até, desde que não vá a grande velocidade
  • Mesmo no máximo da velocidade nunca se desequilibra
Contras:
  • Marcha-à-ré muito lenta, pois parece que está a fazer moonwalking. É uma questão de repensar os pés, pois o ponto de atrito (com peças de borracha) está na parte traseira para impulsionar para a frente.
  • Na parte da frente, devido ao peso da caixa de pilhas está praticamente no limite de peso que aguenta para andar.
  • Se a distribuição de peso fosse mais uniforme o andar para trás seria muito semelhante ao andar para a frente - sei de quando estava em testes com a caixa de pilhas mal amanhada por cima do centro

Ora, sem mais demoras, apresento-vos o BU-BU Walker. BU-BU porque é uma versão avançada do AT-AT (letras imediatamente anteriores). :tears-of-joy:

Frente:

Traseira:

Cockpit:

Pormenor da articulação central - Utilizei 2 actuadores lineares pequenos, que funcionam de forma oposta reforçando assim dos 2 lados para auxiliar na viragem.

Pormenor geral inferior:

Vídeos (clicar nas imagens para aceder ao vídeo no Flickr):

Nota 1: Os estalitos que se ouvem com o BU-BU em movimento, são quando atinge o limite máximo a virar, os actuadores dão sinal e tenho de parar.
Nota 2: O ranger quando virado ao contrário, é devido a umas peças que ficam em esforço por estar de "cabeça" para baixo na mesa.

Não foi uma construção fácil, pois devido ao peso e movimentos que a estrutura exige, muitas peças queriam saltar do sítio por estarem em sobre-esforço. Inclusive consegui partir um cardan e uma gear durante os testes.

Espero que gostem.
Nuno Ferreira

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
Re: [MOC] BU-BU Walker
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2022, 08:48:09 »
 :o

Isto é...muito técnico!  :tears-of-joy:
Mas muito interessante.
Acho que ser lento é uma característica do bichos deste tamanho: adicionas um monte de lã e umas presas grandes e tens aí um mamute...com uma ventoinha na face.  >:D

alexis

• Moderador
  • De volta aos bricks.
    • Tkel Creations
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2022, 10:10:55 »
Muito bom , os movimentos ficaram muito bem , mecanicamente é sempre um desafio enorme fazer um walker por isso parabens.
Esteticamente claro que podia ser melhor mas tendo em conta que limitaste as peças, está aceitavel, sobretudo que neste MOC o mecanismo é rei.

:-)d

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #3 em: 07 de Julho de 2022, 11:32:05 »
Muito bom, criações Technic dão sempre algumas dores de cabeça, sobretudo as que mexem e estão motorizadas.

Está bem mais rápido do que imaginei após ler alguns comentários! Um belo bicho.

O movimento pode não ser tão fluído quanto gostarias, mas creio que será pela rigidez do eixo central, mesmo assim, aparenta um andar muito engraçado.

Muitos parabéns! Só falta uma coleira, umas cores e parece um cãozinho, pode estar aí um belo projecto para as mais pequenas e/ou animar público num evento.  :-)d
This is Comunidade 0937!!!

Ricky Silva

• .....
  • Sargento Castanho se faz favor!
    • Ricky Silva - Flickr
« Responder #4 em: 07 de Julho de 2022, 12:44:43 »
 :-)d :-)d :-)d :-)d
TOP TOP

Só tenho a dizer parabéns,
Gostei de ver a andar, muito rapido realmente para o que estava à espera. Dá-lhe gás e passa a correr :tears-of-joy:

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #5 em: 07 de Julho de 2022, 22:37:33 »
Obrigado a todos pelas mensagens  :)

Isto é...muito técnico!  :tears-of-joy:
Mas muito interessante.
Vou tomar como algo positivo ;D
Mais interessante era ter feito disto um DemoDog do Stranger things (a forma do corpo foi inspirada nele), mas se fizer a cabeça do monstro as miúdas vão começar a ter pesadelos  :-\

Esteticamente claro que podia ser melhor mas tendo em conta que limitaste as peças, está aceitavel, sobretudo que neste MOC o mecanismo é rei.
Sou sincero, até considero adquirir algumas peças para o tornar mais apetecível. Mas por vezes o mais apetecível também é o mais pesado e menos funcional.
Até fico admirado com o facto pernas serem bastante estáveis e conseguirem manter o funcionamento linear com tanto peso, pois parece que não mas por perna são apenas 2 beams desalinhados conectados por pins sem fricção que sustentam o peso todo.

Muito bom, criações Technic dão sempre algumas dores de cabeça, sobretudo as que mexem e estão motorizadas.
Está bem mais rápido do que imaginei após ler alguns comentários! Um belo bicho.
O movimento pode não ser tão fluído quanto gostarias, mas creio que será pela rigidez do eixo central, mesmo assim, aparenta um andar muito engraçado.
Até fiquei bastante agradado com o andar do "bicho". Dá bastante gozo conduzi-lo com o comando de 7 velocidades. Pode levar um pouco mais de tempo a virar, mas uma estrutura desta dimensão tem mesmo de virar lentamente. Se não tivesse colocados os actuadores creio que iria rebentar com mais algumas rodas dentadas.

Muitos parabéns! Só falta uma coleira, umas cores e parece um cãozinho, pode estar aí um belo projecto para as mais pequenas e/ou animar público num evento.  :-)d
De facto até pensei que as miúdas gostassem mais, mas a mais velha não ligou muito, e a mais nova adorou mas ainda não se entende com este comando, lá chegará.

:-)d :-)d :-)d :-)d
TOP TOP

Só tenho a dizer parabéns,
Gostei de ver a andar, muito rapido realmente para o que estava à espera. Dá-lhe gás e passa a correr :tears-of-joy:
Next step, fazer um humanóide de 2 "patas" ou um de 4 patas, mais pequeno e que corra :?
Tenho de adquirir baterias PF... que as caixas de pilhas são pesadas de mais. Mas o custo dos PF está estupidamente elevado devido ao novo e estranho sistema que criaram... havia tanta possibilidade de melhoria no anterior, basta ver as variantes compatíveis.
« Última modificação: 07 de Julho de 2022, 22:40:09 por ePombo »
Nuno Ferreira

Jakob Escher

• ..
  • *
  • Fan de LEGO
« Responder #6 em: 08 de Julho de 2022, 15:19:33 »
Muito bom , os movimentos ficaram muito bem. Fico sempre empolgado quando o movimento e a tecnologia são incorporados ao Lego