Temáticas > Tecnicistas

[MOC] BU-BU Walker

(1/2) > >>

ePombo:
Boas noites :)

Venho hoje apresentar o resultado final de algo que surgiu dos meus primeiros testes para criar algo com pernas e que ande, mas não queria apenas limitar-me ao movimento trás-frente, mas também permitir que pudesse virar.

Criei apenas com as peças que me estão disponíveis, sem encomendar nada e sem recorrer ao Lego System que não me pertence :?

A nível de funcionamento está muito melhor do que esperava que ficasse:
Prós:

* Articulação lateral permite virar bastante bem até, desde que não vá a grande velocidade
* Mesmo no máximo da velocidade nunca se desequilibraContras:

* Marcha-à-ré muito lenta, pois parece que está a fazer moonwalking. É uma questão de repensar os pés, pois o ponto de atrito (com peças de borracha) está na parte traseira para impulsionar para a frente.
* Na parte da frente, devido ao peso da caixa de pilhas está praticamente no limite de peso que aguenta para andar.
* Se a distribuição de peso fosse mais uniforme o andar para trás seria muito semelhante ao andar para a frente - sei de quando estava em testes com a caixa de pilhas mal amanhada por cima do centro
Ora, sem mais demoras, apresento-vos o BU-BU Walker. BU-BU porque é uma versão avançada do AT-AT (letras imediatamente anteriores). :tears-of-joy:

Frente:


Traseira:


Cockpit:


Pormenor da articulação central - Utilizei 2 actuadores lineares pequenos, que funcionam de forma oposta reforçando assim dos 2 lados para auxiliar na viragem.


Pormenor geral inferior:



Vídeos (clicar nas imagens para aceder ao vídeo no Flickr):



Nota 1: Os estalitos que se ouvem com o BU-BU em movimento, são quando atinge o limite máximo a virar, os actuadores dão sinal e tenho de parar.
Nota 2: O ranger quando virado ao contrário, é devido a umas peças que ficam em esforço por estar de "cabeça" para baixo na mesa.

Não foi uma construção fácil, pois devido ao peso e movimentos que a estrutura exige, muitas peças queriam saltar do sítio por estarem em sobre-esforço. Inclusive consegui partir um cardan e uma gear durante os testes.

Espero que gostem.

lfaria:
 :o

Isto é...muito técnico!  :tears-of-joy:
Mas muito interessante.
Acho que ser lento é uma característica do bichos deste tamanho: adicionas um monte de lã e umas presas grandes e tens aí um mamute...com uma ventoinha na face.  >:D

alexis:
Muito bom , os movimentos ficaram muito bem , mecanicamente é sempre um desafio enorme fazer um walker por isso parabens.
Esteticamente claro que podia ser melhor mas tendo em conta que limitaste as peças, está aceitavel, sobretudo que neste MOC o mecanismo é rei.

 :-)d

hugosantos:
Muito bom, criações Technic dão sempre algumas dores de cabeça, sobretudo as que mexem e estão motorizadas.

Está bem mais rápido do que imaginei após ler alguns comentários! Um belo bicho.

O movimento pode não ser tão fluído quanto gostarias, mas creio que será pela rigidez do eixo central, mesmo assim, aparenta um andar muito engraçado.


Muitos parabéns! Só falta uma coleira, umas cores e parece um cãozinho, pode estar aí um belo projecto para as mais pequenas e/ou animar público num evento.  :-)d

Ricky Silva:
 :-)d :-)d :-)d :-)d
TOP TOP

Só tenho a dizer parabéns,
Gostei de ver a andar, muito rapido realmente para o que estava à espera. Dá-lhe gás e passa a correr :tears-of-joy:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa