image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje a nossa Galeria?

Menu principal

Apresentação - Manuel J. Lopes

Iniciado por Hostnation, 31 de Março de 2023, 20:26:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

Hostnation

Caríssimos,

Da santa trindade das apresentações registam-se os seguintes sintomas: Manuel J. Lopes, 28.3, Engenharia. Apesar da Guitarra Portuguesa e a música ocuparem o meu tempo livre quase todo, sou um fervoso amante de LEGO praticamente desde que nasci e os primeiros Duplo foram parar às minhas mini mãos. Comecei desde logo, reza a história que com grande simetricidade, a fazer pequeninos modelos.

Quando era mais novo do que agora, de forma a não ficar desiludido por não poder ter tudo, tomei a cinzenta decisão de coleccionar apenas sets da Guerra das Estrelas. Fatídica decisão que me restringiu de uma vasta gama de cores e experiências diferentes e da qual vagamente me arrependo. Mas não saio à rua a pensar nisso, jamais. Não interessa nunca ter tido um set da Model Team. Nada mesmo.

Atualmente só compro um set se o pensamento de nunca o vir a ter me estiver a fizer cócegas. Ainda assim, é necessário unir um grande conjunto de condições, das quais até não estar a chover parece ser requisito. O último set adquirido, com enorme gosto, foi o vai-e-vem espacial grande. Considerando os dias que correm, ainda não tenho a certeza como foi possível o lançamento deste conjunto, de tão vasta ser a utilização de peças brancas.

Sou orgulhoso possuidor de uma vasta colecção de peças de cor vermelha (e não brancas) a partir das quais faço os prototipos dos meus modelos, que depois modifico para acolherem uma paleta de cores igualmente aborrecida. Branco, beige (ou lá o que é), preto, vermelho outra vez, e cinzento. Gosto que estes modelos tenham algum realismo, mas que fundamentalmente não despertençam demasiado ao estilo dos produtos lançados pela LEGO. Reparem no tamanho da imaginação. Geralmente o ponto de partida é o entusiasmo por incluir algum tipo de mecanismo, o que acaba por definir o objecto. Devido a isto, sou também possuidor de muitas metades de objectos, que em princípio se ficam por aí.

À cerca de 2 anos decidi começar a não desmontar estes modelos. Assim, se alguém for apreciador de fotografias manhosamente tiradas àquilo que, numa tentativa de credibilizar isto junto dos meus pares, eu gosto de chamar Peças de Engenharia, está convidado a visitar a minha recente página do FlickR. Deixo abaixo o link. Lá terão a oportunidade de apreciar fascinantes modelos de um tractor, um robô antigo, um carro, uma mota, um passaro, um camião que faz uma coisa, outro robô antigo e outra coisa que é difícil de explicar o que é, amarela. Tudo muito original. Em breve, estarão lá também um avião que, dependendo do orçamento, poderá eventualmente ter mais que uma asa e outro carro, vermelho. Sublinho novamente a originalidade.

Por fim, dado que acredito ser o espaço e altura apropriados, deixo ainda uma reflexão final em forma de um poema que não rima:

Das suas restrições
nasce a omínica vontade
de tornar o átomo quadrado,
numa curva.
Apresenta-se o maior desafio,
representar os contornos
que do objecto definem
a sua complexão.
De preencher o vazio ocupar-se-à
a misteriosa imaginação.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel J. Lopes

P.s.: Se alguém souber como se muda o username, ficaria muito agradecido.

FlickR: https://www.flickr.com/photos/192997933@N06/albums

lfaria

Bem vindo, Manuel, espero que gostes do muito que já anda aqui por este fórum, sejam conversas ou apresentações de MOCs.
Se és fã de Star Wars, então fica a saber que tens aqui muitos outros que partilham dos teus gostos (mas não eu  ;) )
Diverte-te!

Hostnation

Olá IFaria, obrigado pela resposta!

O que mais me entusiasmou ao descobrir esta comunidade foi perceber que existe dinamismo. Além disso, foi agradável saber que esta espécie é autóctone, está bem de saúde e existe em grande número. Fico com alguma expectativa relativamente aos eventos. Trabalho fora, mas estou em Portugal com bastante frequência. Apesar de não saber ainda como tudo funciona, espero poder vir a participar num dos próximos.

Em relação aos "temas" da LEGO, existem alguns aos quais está associada uma nostalgia tal, que por vezes apetece chorar. Grande parte das minhas mais fortes memórias estão vinculadas a este brinquedo, figurando inclusive em alguns eventos importantes. Tenho memórias de quase todos os sets (que não são em pequeno número), umas amargas outras mais doces. Sei onde e quando comprei a maior parte. Nunca me interessei por outro brinquedo. Com o passar do tempo, e suspeito que muitos terão passado pelo mesmo, percebi que podia fazer a minha versão das coisas e os temas deixaram de importar tanto. Actualmente não sou afiliado a nada em particular, apenas gosto de ser surpreendido.

No entanto, se tivesse "pontos nostálgicos" para dar, eles iam para os Adventurers, dos quais penso ter tido sets de todos os subtemas, Space Port, M:tron (ainda fui a tempo do Space Cruiser), Rock Raiders, os fantasticos Slizer e Bionicle originais e, como não podia deixar de ser, aos primeiros anos de Star Wars, em que as letras ainda eram douradas e as minifiguras se juntavam de sabre em riste, estilo poster. Prefiro System ao Technic, especialmente desde o advento das vigas lisas. No entanto tiro todo o partido dos elementos funcionais. Sou também grande apreciador das ilustraçóes das instruções e tendo a guardar todas.

Aguardo com expectativa o dia em que me encontrarei com mais da minha espécie!

Abraço,

JRodOnBricks

Bem vindo, Manuel!

Eu sendo um grande fâ da saga Star Wars, tomei a decisão oposta. Decidi nunca entrar por esse buraco negro de coleccionar os sets de Star Wars. Talvez porque quando voltei ao LEGO após muitos anos, a quantidade de sets já era tão grande que não havia orçamento que chegasse. Decisão que quebrei no ano passado com os dioramas. Mas é só os dioramas.
Para além disso sou mais fâ de edificios, portanto Modulares e Arquitectura, com umas incursões no Ideas e uma ou outra coisinha, são o destino do meu orçamento.

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937