image/svg+xml

Autor Tópico: Trial 0937  (Lida 132836 vezes)

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
Re:Trial 0937
« Responder #615 em: 21 de Setembro de 2009, 21:49:29 »
Venho acordar este tópico, que anda muito adormecido, com uma dúvida.

Alguém sabe com ter duas caixas com pilhas a fornecer energia aos motores? Os polacos fazem muito isso (têm duas caixas, ambas ligadas), mas depois só têm um receptor, e depois têm dois (ou um) motor XL e um M. É possível?
Se não for possível, o que é que eles fazem?
Não tenho certeza, mas se as ligares isso apenas seria possivel com a ligação em paralelo delas não? (que sem destruir os cabos não estou a ver)... Vou pensar no assunto, entretanto se alguém souber, também gostaria de saber :P
Nuno Ferreira

Nine

• Moderador
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #616 em: 21 de Setembro de 2009, 22:21:49 »
Se as colocares ligadas em paralelo não à problema, aumentas a corrente disponível para os motores com a mesma tensão.

Agora não sei como é a conexão dos cabos  :-\
Nine

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #617 em: 21 de Setembro de 2009, 22:34:46 »
Se as colocares ligadas em paralelo não à problema, aumentas a corrente disponível para os motores com a mesma tensão.

Pois... ainda estou a pensar como fazer... porque pelo que estou a perceber, com estes cabos só dá para colocar as caixas em serie... o que não é de todo viável colocar 18V aos terminais dos PF... só descarnando os fios... ainda estou a pensar, para tal tem que se ter as caixas em separado, pois o paralelo não me parece possivel!
Nuno Ferreira

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #618 em: 21 de Setembro de 2009, 22:57:09 »

Pois... ainda estou a pensar como fazer... porque pelo que estou a perceber, com estes cabos só dá para colocar as caixas em serie...

Eu acho que eles não modificam peças. O único cabo capaz de unir duas caixas de baterias é o cabo extensor 8886, que convenientemente tem a ficha de baixo (fêmea) 9V, tornando assim a conexão com a ficha "macho" da bateria impossível.
Eu acho que encontrei uma solução, mas algo me diz que está errada:
1Bat liga-se a 1Rec (que está na posição 1, p.e.), cuja ficha azul está ligada ao M da direcção. A ficha vermelha está ligada ao XL do movimento (para falta de uma melhor designação).
outra 1Bat liga-se a 1Rec (que está na posição 1, p.e. (tem de ser a mesma posição)), cuja ficha vermelha está ligada ao XL do movimento.

Assim, quando no comando se carrega no vermelho, ambos os motores se movem. É claro que isto quer dizer que os TT têm de ter dois receptores, o que vai contra o que eu observo, mas é a única maneira que eu vejo de eles conseguirem fazer aquilo.

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #619 em: 21 de Setembro de 2009, 22:58:33 »
Ao olhar bem para o cabo dos PF leva-me a querercrer se o que eu pensava que seria uma ligação em serie será então em paralelo:

Estou a tentar elaborar um desenho em paint para mostrar a ligação que eu testaria se tivesse os PF lool quando o tiver ponho aqui!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 23:34:48 por ePombo »
Nuno Ferreira

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #620 em: 21 de Setembro de 2009, 23:03:04 »
Eu acho que eles não modificam peças. O único cabo capaz de unir duas caixas de baterias é o cabo extensor 8886, que convenientemente tem a ficha de baixo (fêmea) 9V, tornando assim a conexão com a ficha "macho" da bateria impossível.
Mas esse cabos é para os 9V antigos.. não querias só com PF? existe o outro cabo com os terminais como postei acima, sendo apenas extensor...

Já agora, perguntinha... na ligação dos PF, o fio do Receptor vai buscar energia à bateria, e os motores apenas ligam cada um num terminal do receptor certo? confirmem sff para eu poder confirmar a minha teoria e saber se esta ligação é possivel:

Era isto que querias cromido?
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 23:19:34 por ePombo »
Nuno Ferreira

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #621 em: 22 de Setembro de 2009, 11:37:30 »
O cabo utilizado em cima entre as caixas de pilhas não seria o 8886 mas sim o 8871 que se pode encontrar no tema Technic da S@H... sendo que neste último já não informam que é conversor 9V/PF como no 8886. Alguém que tenha o 8871 que possa confirmar?
Nuno Ferreira

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
« Responder #622 em: 22 de Setembro de 2009, 11:40:46 »

Alguém sabe com ter duas caixas com pilhas a fornecer energia aos motores? Os polacos fazem muito isso (têm duas caixas, ambas ligadas), mas depois só têm um receptor, e depois têm dois (ou um) motor XL e um M. É possível?

Podes arranjar pelo menos um exemplo? É que a única maneira que eu encontrei de fazer isso é com uma caixa PF e outra 9V...

Luis Eddie

• ....
    • webpage
« Responder #623 em: 25 de Outubro de 2009, 22:57:44 »
Já tinha visto há uns tempos mas nunca percebi como.
Num dos vídeos dos de TruckTrial da LugPol vi um TT com aquela distintiva antena preta com uma ponta amarela.
Já que tenho um fiquei intrigado ;D
Obviamente usam a 47385c01 como fonte de alimentação e recepção. Mas como é que fizeram a ligação com os elementos PF ou 9V?

Fiquei muito intrigado com isso porque vejo imensas aplicações para isso.
Poderia comandar modelos RC via radio
Não teria de comprar mais pilhas AA  ::)
Poderia utilizar as ''mudanças'' do dirt crusher em qualquer modelo.
E por aí fora....

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
« Responder #624 em: 25 de Outubro de 2009, 23:15:46 »
Há mais receptores (ou pelo menos mais um) para além do que mencionas, e que usam a tal antena com ponta amarela, e que com cabos adaptadores me parece que possam integrar-se com alguns elementos Power Functions.

Vê por exemplo o inventário do RC Race Buggy 8475

http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp?S=8475-1

Abraço

Luis Eddie

• ....
    • webpage
« Responder #625 em: 26 de Outubro de 2009, 18:11:31 »
Há mais receptores (ou pelo menos mais um) para além do que mencionas, e que usam a tal antena com ponta amarela, e que com cabos adaptadores me parece que possam integrar-se com alguns elementos Power Functions.

Vê por exemplo o inventário do RC Race Buggy 8475

http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp?S=8475-1

Abraço

Pelos vistos é mesmo esse....Foto ::)
Mas haverá alguma hipótese de usar o do Dirt Crusher? ( Claro que usando um adaptador caseiro )

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
« Responder #626 em: 26 de Outubro de 2009, 21:40:07 »
Lembrem-se que, de acordo com as regras do Trial, não são permitidas unidades RC. ;)

Luis Eddie

• ....
    • webpage
« Responder #627 em: 26 de Outubro de 2009, 21:44:12 »
Claro. :D
Não estava a pensar usar para trial... era mais pelo facto das vantagens da unidade em relação ao sistema PF normal. Nomeadamente: Maior alcance, não gastar pilhas, controlo de velocidade.... ::)

Technic

• ...
  • **
« Responder #628 em: 27 de Outubro de 2009, 13:05:52 »

Boas.

Ligas as caixas em paralelo, tens 9V na mesma mas com o dobro da força.
Ainda não tenho nenhuma caixa das novas mas não deve ser difícil de se fazer.

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
« Responder #629 em: 27 de Outubro de 2009, 13:32:12 »
...
Ligas as caixas em paralelo, tens 9V na mesma mas com o dobro da força.
...

Como aqui não vamos "adulterar" peças LEGO para providenciar protecções, queira só alertar para a necessidade de começar por usar sempre pilhas novas e iguais em ambas as caixas ligadas em paralelo.

É imperativo que não haja desequilíbrios de tensão entre as caixas de pilhas, por isso sugiro que as pilhas a usar sejam todas iguais, da mesma marca, e que se coloquem novas. Depois convém não usar essas pilhas para outros fins, ou usar uma das caixas para outras funções, pois vão descarregar mais as pilhas de uma caixa que de outra.

O problema é que se houver um desequilíbrio significativo na tensão entre as caixas, a caixa de pilhas que tem maior tensão pode começar a comportar-se como um carregador das que estão na caixa cujas pilhas estão mais descarregadas, e isso pode ter resultados indesejáveis. Por isso convém mesmo que as pilhas estejam todas ao mesmo potencial, que só poderá ser garantido se estiverem todas nas mesmas condições de uso (novas ou não), ou então se lhes medirem a tensão com um voltímetro parafazer essa verificação.

Por outro lado convém que as pilhas sejam mesmo iguais, da mesma marca e modelo, para garantir que a descarga pelo uso vai ocorrendo da forma mais similar possível entre ambos os conjuntos de pilhas.

Abraço