image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT  (Lida 6415 vezes)

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
[Review] 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« em: 31 de Agosto de 2007, 16:47:30 »
Review do set 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT

 

Referência: 8527
Nome: LEGO® MINDSTORMS® NXT
Tema: Mindstorms
Ano de Edição: 2006
Número de Peças: 577 + NXT Inteligent Brick, sensores e Servo Motors
Preço LEGO®: €249.99
Preço por peça: €0,43
Dados de compra: Miniâncora Julho 2007
Instruções: sim (Tribot em A4 23 páginas e A5 23 páginas e outros modelos no software)
Autocolantes: sim
Minifigs: não
Modelos alternativos: sim (3)
Lista de peças: sim








 
As peças

Este set traz um sortido muito completo de peças Tecnich: Beams, Conectors, Gears… tem um preço por peça de 43 cêntimos o que à partida é assustador, mas temos que contar com as outras peças do set: NXT Inteligent Brick (€134,95), 3 Servo Motors (3x €17,95), Touch Sensor (€15,95), Light Sensor (€15,95), Sound Sensor (€22,95) e Ultrasonic Sensor (€29,95). Assim fica com um preço por peça bastante bom. É claro que além do seu preço temos que considerar a qualidade destas peças: um processador de 32bits equiparável a muitos bons PDA e claro a interactividade proporcionada pelos sensores e motores.

10/10

A construção

Este set tem uma coisa óptima: uma caixa pequena dentro da grande a dizer “START HERE” que contém instruções e peças para o Tribot (segunda imagem) que se monta e programa em meia hora. De resto a construção dos outros modelos é relactivamente simples (desafiante no Alpha Rex (primeira imagem).

 10/10

O desenho

Tal como o Hobby Train, este set não é propriamente para montar segundo as instrucções e ficar por aí: foi feito para criar MOCs. Basta pesquisar no You Tube por “LEGO Mindstorms NXT” e damos de caras com centenas (ou milhares) de resultados, todos eles (ou quase) de MOCs feitos por AFOLs e entusiastas de robótica (um nicho de mercado interessante para uma marca de brinquedos). Eu próprio já fiz a minha NXT Garage e já estou a pensar noutro projecto. Assim este campo é quase irrelevante. Mesmo assim classifico-o:
O Alpha Rex (primeira imagem) é sem dúvida humanóide: o Ultrasonic Sensor quase parece uma cara e tem pernas e braços. Para esse objectivo está bem feito. O Tribot (segunda imagem) tem um desenho básico, mas funcional (como é o primeiro modelo a ser montado, deix-se passar…). O Spike (terceira imagem) cumpre o propósito de parecer um escorpião e pica muito bem (fiquei com amão a doer…). Finalmente o T56 Robotic Arm (quarta imagem) Tem o aspecto mecanico desejado e faz o que lhe compete.

9/10

Jogabilidade

É UM ROBÔ!!! Que mais posso dizer sobre isto…? Anda, rasteja, fala, ouve, vê, sente. Antes do tema Mindstorms eramos nós a mexer as rodas dentadas dos Tecnich, ou abrir as portas das casa; com Mindstorms os motores fazem isso por nós quando batemos palmas , acendemos as luzes ou passamos a mão À frente dos “olhos” deles… E com os sensores, motores e “cérebro” mais avançados do NXT isso nunca foi tão fácil.

10/10

Outros

O NXT Intelegent Brick tem um interface simples e intuitivo, liga-se a PC e MAC por USB ou Bluetoth (que permite testar programas sem desligar o NXT do computador). O Software é simples prático e tem uma curva de aprendizagem surprendente: 20 minutos depois de pôr o Tribot a funcionar, já fui capaz de fazer o meu próprio programa. No software estão as instrucções de montagem de todos os modelo e pela Internet conseguem-se mais (também da LEGO); também estão disponiveis no software instruções claras, passo a passo para a programação dos modelos propostos. É só pena ter que estar junto ao computador para montar os robôs.

9/10

Conclusão

Não podia estar mais satisfeito com este set! A não ser claro que troxesse as chaves dum Lamborghini, mas isso também já era de mais… A LEGO conseguio fazer duas coisas muito bem:

  • Fazer um set interessante
  • Fazer um robô que obedece ao sistema do brinquedo LEGO: “Aqui tens um briquedo. Brinca com ele e depois faz o teu próprio brinquedo.”

10/10

Brickset: 8527
Inventário Peeron: 8527

Ribatagus

  • Visitante
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2007, 16:52:21 »
Eu punha como ponto menos forte deste (em relação ao "amarelo") o facto de ser pouco "brick-izado"... podia ter mais superfícies de encaixe leg-al! :D gosto muito do modelo anterior por isso!

O resto... fala por si!

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2007, 18:23:44 »
Parabéns, Excelente Review.
Nine

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #3 em: 31 de Agosto de 2007, 19:41:23 »
Excelente review, parabéns.

O comentário do Vasco tem a sua razão. Ao trabalhar com os miúdos senti perfeitamente que eles preferem a utilização dos beams com studs invés aos sem studs. Comprende-se a razão porque com os primeiros construimos para cima enquanto com os últimos é para o lado e portanto mais difícil de lá chegar. Mas pelo vistos a LEGO aproxima-se dos sem studs por não ser tão limitado.

Outra limitação do NXT é a questão da memória e principalmente da memória disponível. Dizem que o novo patch para o NXT-G corrige em parte o problema, mas acho que não chega.

Será que houve uma razão em especial para a pouca memória? (Nine, sabes de algo?)

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #4 em: 31 de Agosto de 2007, 19:46:59 »


Será que houve uma razão em especial para a pouca memória? (Nine, sabes de algo?)

Acho que não surgiu nenhuma resposta oficial, e não me lembro de sequer terem dado algum esclarecimento.
Nine

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #5 em: 31 de Agosto de 2007, 19:49:16 »
Será que houve uma razão em especial para a pouca memória? (Nine, sabes de algo?)
Acho que não surgiu nenhuma resposta oficial, e não me lembro de sequer terem dado algum esclarecimento.

Uma boa questão para colocar ao Jan ;D

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #6 em: 01 de Setembro de 2007, 00:25:29 »
Eu como grande adepto de robótica , fico triste que após o RIS já se queixar de falta de memória (lembro-me uma altura de estar com o baixo a apagar espaços no jogo do galo que ele fez ... ) , lançarem o nxt com o mesmo problema... quer dizer , ao menos podiam pensar em pôr uma entrada USB e alimentavas a memória a partir da Pen .
Ou cartões (SD,MMC,MS, XD) qualquer coisa...

Apesar de ter a certeza que vou investir num na altura do NATAL (baixo prepara-te ) espero mesmo que lançem o firmware que ajude a colmatar essa falha grave!

P.S : Nine . controlar o NXT com um PDA ? já o fizeste???

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #7 em: 01 de Setembro de 2007, 00:33:16 »
Boa review ;D
tânia
boas construções!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #8 em: 01 de Setembro de 2007, 01:02:03 »
(...)
Apesar de ter a certeza que vou investir num na altura do NATAL (baixo prepara-te ) espero mesmo que lançem o firmware que ajude a colmatar essa falha grave!
(...)

Já lançaram!

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #9 em: 01 de Setembro de 2007, 01:04:43 »
já !?!?!?
não sabia mesmo  >:( >:( >:( >:(


Alguém já testou

Nine  , blueblock ,  entao ?

Tou à espera
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #10 em: 01 de Setembro de 2007, 01:10:01 »
Acho que custa $20...
Pedro Agnelo

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #11 em: 01 de Setembro de 2007, 01:39:06 »
ainda por cima ...  >:(


bem , se for para melhor...
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #12 em: 01 de Setembro de 2007, 10:03:40 »

P.S : Nine . controlar o NXT com um PDA ? já o fizeste???


Não fiz mas sei que dá, já vi software para isso na net
Nine

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #13 em: 01 de Setembro de 2007, 10:52:23 »
pelo menos com telemóvel sei que dá, até vem na caixa em cima, com PDA deve ser a mesma coisa...

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 8527- LEGO® MINDSTORMS® NXT
« Responder #14 em: 01 de Setembro de 2007, 13:33:38 »
pelo menos com telemóvel sei que dá, até vem na caixa em cima, com PDA deve ser a mesma coisa...

Então é garantido !
era porreiro poder programar também pelo mesmo !

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"