image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 4958 - Dino Monster  (Lida 2766 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 4958 - Dino Monster
« em: 29 de Setembro de 2007, 13:07:23 »
Review do set 4958 – Dino Monster

Referência: 4958
Nome: Dino Monster
Tema: Creator
Ano de Edição: 2007
Número de Peças: 792
Preço LEGO®: 89,95€
Preço por peça: 11,4 cêntimos
Dados de compra: MiniÂncora
Instruções: Três livros A4 com 76, 76 e 56 páginas.
Autocolantes: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Sim, dois com as respectivas instruções.
Lista de peças: Sim


 
As peças
11 cêntimos por peça não é propriamente barato para um conjunto Creator. Mas há que lembrar que temos vários elementos do novo sistema de motores da LEGO, o “power functions”. Um motor (médio), um motor XL, um receptor IR, um comando IR, uma caixa para pilhas e uma inútil peça para fazer sons. Peças suficientes para começar em grande com o novo sistema e equipar algumas construções com a característica do telecomando.
Quanto às restantes peças temos uma variedade fora do comum. Peças technic (com e sem studs) e peças system. Peças de muitas cores (talvez demasiadas). Só faltam mesmo peças para o universo minifig. A maior parte das peças são facilmente utilizáveis, algumas a sua utilização é dificultada pela cor.

7/10

A construção
Experimentei construir o modelo principal, o Monster Dino, e o terceiro modelo, a Tarântula.
Para o primeiro, a construção parece ser de um conjunto Technic. À excepção de alguns pormenores para enfeite, é só utilizar beams, eixos, engrenagens e pins. Por vezes torna-se entediante devido a partes da construção que são praticamente idênticas. No final desta construção, são poucas as peças que sobram.


A Tarântula é muito mais simples. Apesar de ter quase o mesmo tamanho do Dino, utiliza muitas menos peças. Estas são as peças que sobram.

A construção também tem alguma coisa de Technic, mas não tão intensivo como o Dino. No entanto sofre do mesmo mal que a construção do Dino. Algumas partes (principalmente as patas) tornam-se muito repetitivas apesar de serem ligeiramente diferentes.
7/10

O desenho
Feio.
O objectivo se calhar é esse mesmo.

A junção de várias cores com a inserção de algumas fluorescentes e limas tornam a construção um pouco “radioactiva”. O resultado final é um dinossauro um pouco bojudo. Os movimentos não são lá muito graciosos e deveras limitados. Interessante foi a solução encontrada para a locomoção, na realidade o dinossauro é quadrúpede com duas “muletas” interiores para ajudar no avanço.
http://www.youtube.com/watch?v=Qkp3tuO84Yc
O desenho da tarântula é interessante na medida que se limita basicamente às peças do dinossauro. O resultado poderá não ser o melhor nem o mais resistente mas bastante satisfatório. Pena os olhinhos verdes não encaixarem no receptor IR como aparece nas instruções…

 5/10

Jogabilidade
A jogabilidade do dinossauro é praticamente nula, fartei-me num instante de o ver a avançar ou retroceder, abrindo ou não a boca. Duvido que uma criança passe muito tempo a fazer isto. Pelo menos não o tempo suficiente para valer o dinheiro investido nele.
http://www.youtube.com/watch?v=Ss2Q-hcp7hM
http://www.youtube.com/watch?v=SSroK9vCuxs
Com a Tarântula já é outra coisa. O motor XL está a movimentar o lado esquerdo e o motor médio o direito, assim é muito difícil andar em linha recta com ela. Em vez desta característica ser um mau pormenor, torna a construção engraçada! A velocidade e o ar zonzo da construção em movimento torna o “veículo” telecomandado um verdadeiro divertimento. Pena aquelas patas se soltarem com alguma facilidade.
No entanto o conjunto não vale só pelos modelos propostos. As peças e os motores valem o suficiente para possibilitar outras construções interessantes.
http://www.youtube.com/watch?v=UIF9_lDJwVI
7/10

Outros
As instruções do modelo do dinossauro ocupam o primeiro livro e 15 páginas do segundo. O terceiro modelo, a tarântula, ocupa integralmente o terceiro livro de instruções. O segundo modelo, o crocodilo, ocupa as restantes páginas do 2º livro, mas ao contrário! Além disso a lista de peças encontram-se no final deste modelo, ficando incompreensivelmente no meio do segundo livro!!
1/10

Conclusão
Este é um conjunto em que a característica principal é o novo sistema de motores. Apesar de ter um preço bem mais acessível que o 8275, perde indubitavelmente tanto pela quantidade de motores, como na variedade de peças e construções propostas. A jogabilidade do modelo principal é bastante prejudicada por não possuir direcção. A tarântula vale o trabalho, mas não vale o preço dado pelo conjunto inteiro.
Como resultado final temos um conjunto que não se afirma no tema Creator e nem o conseguiria no Technic.
5/10



Brickset: 4958
Inventário Peeron: 4958
Mais imagens no Brickshelf
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 13:10:53 por LBaixinho »

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re: 4958 - Dino Monster
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2007, 13:22:02 »
Os vídeos na review fica muito bom. Um boa característica para as próximas ;)
Nine

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: 4958 - Dino Monster
« Responder #2 em: 29 de Setembro de 2007, 13:25:02 »
O bicho parece que está coxo!!  ;D
Se fosse mais barato até seria um bom set para peças, mas assim é demais.  :(

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: 4958 - Dino Monster
« Responder #3 em: 29 de Setembro de 2007, 14:57:11 »
Não consigo achar piada a este set :(  talvez valha a pena pelos motores e comando IR.
Acho que se era para fazer bichos telecomandados, os designers deviam ter investido mais um pouco no design e no funcionamento pois o movimento dos mesmos deixa muito a desejar.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 14:59:05 por rupi »

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: 4958 - Dino Monster
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2007, 18:27:10 »
Não percebo como é que este set foi lançado, será que os putos gostam? É horrível, mesmo para quem goste de bichos feios, as cores parecem uma salada de fruta e é muito caro, por esse preço por peça compras sets licenciados (alguns mais baratos). E não é por causa das PFs, basta ver o preço de outros conjuntos nomeadamente o 8275
Pedro Agnelo

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 4958 - Dino Monster
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2007, 00:00:35 »
Sinceramente, enquanto o construia, foi das coisas que mais me perguntei. O porquê deste set?
A única coisa que me lembro foi introduzir o power functions num set mais barato que o 8275 e em creator. Isso e mais um periodo pequeno para fazer o projecto.

Se os míudos vão gostar, isso não sei. talvez no Japão faça sucesso visto ter vagas semelhanças com o godzilla, ou nos EUA onde parece que os miúdos gostam destas coisas espalhafatosas e sem nenhum rigor :D
« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 00:08:05 por tânia »